Pesquise neste blog

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA REGIÃO NORTE DO DF - SOBRADINHO


HOMEM COM TRÊS MANDADOS DE PRISÃO É DETIDO COM MAQUINA DE CARTÃO DE CRÉDITO

 

(*) Fabiano Lopes

 

Um homem com três mandados de prisão foi preso, por volta das 22h30 desta terça-feira (29), próximo ao Posto de Combustível Contagem que fica às margens da DF – 420 em Sobradinho. Com o detido também foi apreendido uma máquina de cartões de crédito.

Os policiais realizavam patrulhamento na DF – 420 quando viram um homem que jogou um objeto no chão e saiu correndo ao perceber a aproximação da viatura policial. O suspeito foi detido e o objeto era uma máquina de cartão de crédito. 

Os policiais consultaram o Banco Nacional de Mandados de Prisão e constataram que haviam três mandados contra o homem. Ele foi encaminhado à Delegacia.

Responsáveis pelo flagrante: sargentos Abel, Darci e soldado Gadioli.
 
Fonte: Fabiano Lopes / PMDF

CONVITE AOS SOBRADINHENSES


BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA REGIÃO NORTE DO DF - SOBRADINHO


GTOP-33 PRENDE LADRÕES DE VEÍCULO NA QUADRA 16 DE SOBRADINHO E APREENDE ARMA DE FOGO.

(*) Claudio Martins

Por volta das 23h20 de terça-feira, 29/11, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho prenderam Matheus Queiroz Teixeira, 19 anos, por porte ilegal de arma de fogo e mais três pessoas pelo crime de roubo a veículo. O grupo foi abordado na quadra 16 de Sobradinho, em um veículo Fiat Pálio de cor azul e Matheus jogou uma arma de fogo pela a janela. Três dos ocupantes do veículo foram reconhecidos por uma vítima de roubo a veículo, há dias atrás, entre eles Matheus, e todos responderão pelo o crime.

A equipe Alfa do GTOP-33 composta pelo subtenente Valtencir, sargento Anderson Campos, soldados Claudio Ribeiro e Jaqueline Passos, realizava patrulhamento nas entre quadras 13/15 de Sobradinho quando deparou com um veículo Fiat Pálio de cor azul, com cinco pessoas no interior e anunciou a abordagem.

O condutor do veículo ao perceber a viatura policial, tentou se evadir dos policiais e o passageiro jogou pela a janela do veículo, um objeto cromado. Todos foram abordados na quadra 16 e os policiais localizaram um revólver calibre 22, com sete munições intactas, jogado nas proximidades da abordagem.

O grupo foi conduzido à 13ª Delegacia e Matheus assumiu a propriedade da arma de fogo. Vítimas de um roubo a veículo ocorrido no dia 24 compareceram à delegacia e reconheceram três dos indivíduos pelo o crime de roubo. Matheus foi autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo e o trio, entre eles Matheus, responderão pelo o crime de roubo a veículo.

(*) Fonte: Claudio Martins/ Blog Informativo Flagrante

PARA CELEBRAR OS 27 ANOS





Para comemorar os 27 anos do Jornal de Sobradinho a equipe de arte criou nova logomarca alusiva ao momento do aniversário. A proposição em AZUL reflete a esperança para um ano vindouro de transformações. Toda a equipe do Jornal de Sobradinho está empenhada em abolir de vez a murmuração da desesperança e confirmar no trabalho a parcela de ajuda ao desenvolvimento de nossa comunidade serrana e região norte do DF. Já estamos na luta!

AGRICULTURA / REGIÃO NORTE DO DF

Feira no balão do Colorado estimula produção agrícola de Brasília

Reinauguração foi em outubro, com 21 boxes destinados a associações de produtores locais. Empório existe há 13 anos, mas um incêndio destruiu as instalações em 2012, prejudicando os negócios

(*) JADE ABREU

No balcão apetitoso tem pão de milho, de fubá, de queijo e integral. Para adoçar a palavra, não faltam geleias, doces e licores de todos os sabores. Se a opção for incrementar a salada, lá estão a rúcula, o agrião, o alface, o tomate e o quiabo. E de aperitivo, são variadas as cachaças.


No Empório Lago Oeste são vendidos produtos agrícolas de Brasília a preços populares.

A preços populares, o Empório Lago Oeste tem pra vender os mais diversos gêneros alimentícios que a área rural de Brasília produz. Ao todo, são 21 boxes instalados ao lado do balão do Colorado, em Sobradinho.

A feira, reinaugurada em outubro deste ano, chama a atenção das pessoas que passam pela saída norte de Brasília. O espaço reúne associações de produtores de Brasília, que vendem alimentos oriundos da agricultura local.



Moradora de Sobradinho, Beatriz Yamane, de 41 anos, é frequentadora habitual do empório. Ela conta porque prefere os gêneros de lá aos que estão à venda em mercados da cidade. “É por conta da qualidade dos produtos. Essa peta aqui não tem igual no mercado. O ovo de codorna também é diferente”, compara.

"Essa peta aqui não tem igual no mercado. O ovo de codorna também é diferente"

Beatriz Yamane, moradora de Sobradinho e cliente do Empório Lago Oeste

A feira existe há 13 anos. No entanto, em 2012, um incêndio destruiu as instalações. O comércio não parou totalmente, mas ficou prejudicado com a falta de estrutura.

Para retomar as atividades integralmente, os produtores entraram em contato com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater).

Custos da nova estrutura do Empório Lago Oeste

Bem estruturado, o novo ambiente, com lanchonetes, rampas de acessibilidade e banheiros, custou R$ 540 mil, financiados com recursos da Fundação Banco do Brasil e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).



A área, de 480 metros quadrados, foi cedida pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). A Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) fez o paisagismo. As obras começaram em fevereiro deste ano.

O coordenador de comercialização da Emater, José Nilton Campelo, explica que faz parte do trabalho da empresa pública viabilizar o escoamento da produção. “A extensão rural abarca toda a vida do produtor, e ele só vai produzir se tiver como vender.”

O apoio da estatal consistiu em conseguir o ponto de venda e organizar a produção. “A divisão do que seria vendido no local foi um estudo também da Emater, que analisou o mercado e o tipo de comércio”, afirmou o presidente da Associação dos Produtores do Lago Oeste, Célio Brandalise, que coordena o empório.

"A extensão rural abarca toda a vida do produtor, e ele só vai produzir se tiver como vender"

José Nilton Campelo, coordenador de comercialização da Emater

Ele conta que as hortaliças, principalmente as orgânicas, são os produtos mais procurados. Por causa da demanda dos consumidores, seis boxes ficaram reservados para esse tipo de gênero alimentício.

Uma característica diferenciada do empório é que o cliente compra direto dos produtores. Isso lhe dá a certeza da origem do que está consumindo. Desde o início, a agricultora Maria Gracineide Alves Pereira vende no local.

No box de Gracinha — apelido carinhoso que recebeu dos colegas —, há ovos de codorna, de galinha caipira, doce de leite e queijos. Tudo produzido no sítio de sua propriedade. “Minha sogra faz o queijo e a manteiga”, conta.

Com o dinheiro que arrecada, ela mantém a família de cinco pessoas e paga o funcionário que a ajuda. No entanto, não são apenas eles que lucram com o negócio. Ela também vende mel, geleias e outras mercadorias de produtores parceiros.

Agricultor precisa ser de uma associação

Para comercializar no empório, o agricultor deve ser de uma associação. A entidade seleciona os produtos, e um agricultor associado vira representante da venda. Dessa forma, a feira pode abrigar diversos tipos de gêneros e incentivar uma produção mais ampla.

A feira abre às quintas e sextas-feiras das 16 às 21 horas. A ideia é atrair um público consumidor que volta para casa nesse intervalo de tempo. Também é uma opção para os motoristas evitarem o trânsito pesado nesse horário. No fim de semana, o funcionamento é das 8 às 15 horas aos sábados e das 8 às 13 horas aos domingos.

Empório Lago Oeste

No Balão do Colorado, saída norte de Brasília, em direção a Sobradinho (antes do Posto Colorado)

Das 16 às 21 horas às quintas e sextas-feiras

Das 8 às 15 horas aos sábados

Das 8 às 13 horas aos domingos

(*) fONTE: JADE ABREU, EDIÇÃO: VANNILDO MENDES- Fotos: Andre Borges/Agência Brasília

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA REGIÃO NORTE DO DF - SOBRADINHO


PMDF APREENDE SIMULACRO DE ARMA EM SOBRADINHO 2

 
Neste domingo (27), às 0h30, próximo ao posto contagem em Sobradinho 2, uma viatura da área se deparou com um veículo com um casal no interior. Foi realizada a abordagem e no interior do veículo os policiais localizaram um simulacro de arma de fogo e a quantia de 850,00.

O casal foi conduzido a prestar esclarecimentos e o simulacro foi apreendido.

Equipe: Sargentos Ferreira e Darci, Cabo Cláudio Paiva

 
POLÍCIA MILITAR RECUPERA CAMINHONETE ROUBADA
 
(*)  Cícero Feitosa
 

 
No fim da tarde do dia (25/11) policiais militares do 6º Batalhão recuperaram uma caminhonete que havia sido roubada ontem em Sobradinho.

Após receberem informação do Águia 26 que um carro que poderia ser produto de roubo no dia ontem em Sobradinho estava circulando na área central de Brasília, os policiais do Grupo Tático Operacional abordaram o veículo na Vila Planalto. Após verificar a placa e o número do chassis do carro os policiais descobriram que o veículo estava clonado e que de fato teria sido roubado ontem. O condutor do veículo foi conduzido à delegacia para registro da ocorrência.

(*) Fonte: PMDF

domingo, 27 de novembro de 2016

ARTIGO por Henrique Matthiesen


POR QUE A LEI NÃO É PARA TODOS?

 
(*) Henrique Matthiesen
 
Depois de 20 anos de ditadura, o Brasil promulgou sua Constituição Cidadã em 1988. Um marco para virarmos as páginas vergonhosas que tivemos.

Em seu artigo 5º está esculpido um valor inegociável a todos os brasileiros.

Diz o texto:

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes.”

Esses termos seguintes tratam de direitos individuais garantidos pelo Estado, sem nenhuma menção a distinção entre brasileiros.

Mas, num país cuja sua herança histórica sempre privilegiou uma casta de cidadãos acima da lei, que coexistiram e coexistem se locupletando do Estado.

O desrespeito à lei máxima do Brasil não é uma exceção para alguns, mas uma prática constante e ininterrupta para os agraciados.

Exemplo claro é que todo agente público responde por crimes de responsabilidade com exceção do Poder Judiciário do Brasil que não. Juízes, Promotores de Justiça, estão acima da lei.

E o que é crime de responsabilidade?

De acordo com a Constituição Federal, entende-se como crime de responsabilidade qualquer tipo de conduta que contraria as normas estabelecidas na Constituição, além de ações cometidas pelos agentes de Estado.

A questão é que o judiciário pode acusar, esculhambar com as biografias das pessoas sem provas, ou fortes indícios e sem a menor responsabilidade, e o fazem com grande estardalhaço midiático; afinal uma aparição em horário nobre os elevam a condição de celebridades instantâneas. Essa conduta adotada fere o princípio da presunção da inocência.

Outra aberração é a proposta torpe do Ministério Público no pacote anticorrupção de se obter provas de forma ilegal para poder condenar ou acusar alguém. Não se combate a ilegalidade com mais ilegalidade, isso é uma verdadeira afronta as garantias individuais dos cidadãos.

Sem citar os salários acima do teto constitucional, onde alguns verdadeiros marajás de togas ganham até 600 mil reais por mês.

Isso garante ressalvas e imunidades que destacam o indivíduo perante os outros, dando-lhes direitos especiais, além dos comuns a todos, ou seja PRIVILÉGIO.

E porque esses privilégios?

O judiciário é imune à corrupção?

Todos são castas imaculadas de nossa sociedade?

De fato sabemos o quão é ineficiente é o nosso judiciário, e muita das vezes o quão corporativista e elitista.

É importante o combate à corrupção, mas para todos, inclusive no Judiciário.

Afinal nenhum privilegio deve ser obtido por nenhuma categoria, e desta forma devemos ser todos iguais perante a lei.

(*) Fonte: Henrique Matthiesen (foto) / Advogado, Escritor e Colabora com o Jornal de Sobradinho

INFORME PUBLICITÁRIO


Maiores Informações: (61) 3387.3040

sábado, 26 de novembro de 2016

CIDADANIA / SOBRADINHO II


Mais de mil famílias recebem escrituras e lotes urbanizados na Vila Buritizinho

Luís Severino da Silva comemorou ao receber o documento de regularização das mãos do governador Rodrigo Rollemberg na manhã deste sábado (26)

(*) VINÍCIUS BRANDÃO

Há seis anos morando na Vila Buritizinho, em Sobradinho II, a costureira Mariana Leite da Silva, de 62 anos, foi uma das beneficiadas com a entrega de mil escrituras de reconhecimento de ocupação de lotes em solenidade promovida na manhã deste sábado (26).

Luís Severino da Silva recebeu a escritura das mãos do governador Rollemberg.

 Ela se emocionou ao receber o documento das mãos do governador Rodrigo Rollemberg. “As duas maiores bênçãos da minha vida são meu filho e minha casa”, disse ao ter o terreno regularizado. “É um orgulho receber essa escritura das mãos do governador e uma alegria depois de tanto tempo de espera”, comemorou Luís Severino da Silva, irmão de Mariana.

Setenta lotes urbanizados também foram entregues hoje. “Este é um compromisso nosso. De termos uma cidade legal e regularizada. A gente sabe o que significa uma escritura para uma mãe e para um pai. É segurança econômica e jurídica”, afirmou Rollemberg. Segundo o governador, os terrenos têm acesso às redes de esgotamento e de água pluvial, além de asfaltamento e coleta de lixo.

Este é um compromisso nosso. De termos uma cidade legal e regularizada. A gente sabe o que significa uma escritura para uma mãe e para um pai Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

A ação é parte da frente Lote Legal, um dos pilares do Habita Brasília — principal programa de moradia do governo de Brasília —, que prevê a venda de terrenos urbanizados e com infraestrutura básica pronta. Os lotes foram entregues para pessoas habilitadas na faixa 1 do programa Morar Bem daCompanhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), que atende pessoas com renda mensal bruta de até R$ 1,8 mil.

Plantio de mudas e pintura de escola em Sobradinho II

Depois da entrega de lotes e escrituras, o governador Rodrigo Rollemberg ajudou voluntários no plantio da muda de uma árvore e acompanhou a pintura de painel artístico de uma escola de Sobradinho II. O trabalho foi organizado por meio do programa Ações Urbanas Comunitárias. A região também recebeu uma horta.

Parte do projeto Na medida, outro eixo do Habita Brasília, o Ações Urbanas Comunitárias visa qualificar o espaço público e transformar a relação do governo com a comunidade. O trabalho é participativo, ou seja, feito em parceria com a população, que pode ajudar na transformação do ambiente em que vive.

(*) FONTE: VINÍCIUS BRANDÃO  - eDIÇÃO : RENARO CARDOZO  - FotoS: Dênio Simões/Agência Brasília

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

BOLETIM DE OCORRÊNCIAS NA REGIÃO NORTE DO DF - SOBRADINHO


POLICIAL MILITAR DE FOLGA EVITA ASSALTO E PRENDE DOIS ASSALTANTES NO SETOR DE MANSÕES DE SOBRADINHO II.

Por volta das 7h40 de quinta-feira, 24/11, o soldado Lucena, do GTOP-33, durante sua folga, prendeu dois criminosos, entre eles um menor de idade, pelo crime de tentativa de roubo, a uma mulher, na QMS 28 do Setor de Mansões de Sobradinho II. Com a dupla o policial apreendeu uma réplica de pistola .40 e os pertences roubados da vítima.

O soldado Lucena estava nas proximidades de uma academia na QMS 28 do Setor de Mansões de Sobradinho II, quando ouviu uma mulher gritando, pediu socorro, próximo a um veículo.

O policial foi até o local e avistou dois indivíduos, um deles com uma pistola em punho, apontando para a vítima. De imediato o policial se identificou e mandou que os assaltantes abaixassem a arma e se rendessem. Os bandidos tomaram a bolsa da vítima, adentraram a um GM Chevette e tentaram se evadir do policial. O militar entrou em seu veículo particular e conseguiu interceptar e prender os bandidos, ainda nas proximidades de onde ocorreu o assalto. Com a dupla foi apreendida uma pistola, idêntica a uma pistola real, e os pertences da vítima.

Com apoio de um prefixo do 13º Batalhão de Sobradinho, os dois indivíduos, um maior e outro menor de idade, foram conduzidos à 13ª Delegacia de Polícia e reconhecidos pela a vítima de roubo. O maior foi autuado em flagrante pelo crime de tentativa de roubo e o menor foi conduzido à DCA e autuado em flagrante pelo ato infracional análogo ao crime de tentativa de roubo.

GTOP-33 RECUPERA EM MENOS DE 24 HORAS, VEÍCULO FURTADO EM SOBRADINHO II.

Por volta das 2h40 de quinta-feira, 24/11, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Sobradinho recuperaram um veículo GM Kadet, cor preta, produto de furto em Sobradinho II, às 8h da manhã de quarta-feira (23). O veículo foi apreendido na quadra 13 de Sobradinho.

 A equipe Charlie do GTOP-33, composta pelo sargento Carneiro, cabos Ibernon e Péricles realizava patrulhamento nas entre quadras 13/15 de Sobradinho quando deparou com um veículo GM Kadet, cor preta, produto de furto e anunciou a abordagem.

O condutor do veículo ao perceber a viatura policial, se evadiu em direção ao Clube SESI de Sobradinho. Houve perseguição policial e o suspeito abandonou o veículo e correu para o matagal. O veículo foi apreendido, conduzido à 13ª Delegacia de Polícia para ser periciado.

POLICIAIS MILITARES EVITAM ASSALTO NA QUADRA 10 DE SOBRADINHO E CAPTURAM SUSPEITOS COM ESPINGARDA CALIBRE 20.

OS INDIVÍDUOS, MORADORES DE PLANALTINA, ESTAVAM UM ARMA NA MÃO E SEGUIAM EM DIREÇÃO A UM CASAL QUE ESTAVA NO INTERIOR DE UM VEÍCULO QUANDO FORAM SURPREENDIDOS PELOS POLICIAIS.

Por volta das 2h de quinta-feira, 24/11, policiais militares do 13º Batalhão de Sobradinho apreenderam dois menores de idade e prenderam um maior pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. O trio foi surpreendido pelos policiais, no conjunto G da quadra 10, no momento em que se preparavam para cometer um assalto a um casal que estava em um veículo, à frente de uma residência. Uma espingarda calibre 20, com quatro cartuchos intactos foi apreendida.

O prefixo 2712, composto pelos sargentos Nilton Souza, Gualberto e Romualdo Silva realizava patrulhamento na quadra 10 de Sobradinho quando adentraram no conjunto G e depararam com um veículo GM Kadet, de cor cinza, com dois indivíduos no interior e outros dois com uma arma longa na mão, seguindo em direção a um veículo que estava na frente de uma residência, com um casal no interior.

Os indivíduos a serem surpreendidos pelos policiais correram para o interior do veículo e fugiram. Houve perseguição policial pela a Avenida Contorno de Sobradinho e nas proximidades da quadra 09, os indivíduos bateram o veículo e correram para o mato. Três dos suspeitos foram abordados e no bolso de um deles, foram apreendidos três cartuchos intactos de calibre 20. Com apoio dos prefixos de GTOP-33 e demais prefixos de Sobradinho, um espingarda calibre 20, com numeração raspada foi localizada no mato próximo. Um dos indivíduos conseguiu fugir para o matagal e não foi localizado.

O maior de idade foi conduzido à 13ª Delegacia de Polícia e autuado em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Os menores foram conduzidos à DCA e autuados pelo ato infracional análogo ao crime de porte ilegal de arma de fogo.


VEÍCULO ROUBADO EM NOVA COLINA, NO MÊS DE OUTUBRO, É RECUPERADO NO SETOR COMERCIAL SUL.

O VEÍCULO ESTAVA COM A PLACA DE OUTRO VEÍCULO NO MOMENTO DA ABORDAGEM E UM GRUPO DE JOVENS FOI PRESO POR RECEPTAÇÃO.

 Por volta das 23h de segunda-feira, 21/11, policiais militares do Grupo Tático Operacional do 6º Batalhão, GTOP-26, juntamente com o serviço velado, prenderam um grupo de jovens no Setor Comercial Sul pelo crime de receptação de veículo roubado. O grupo estava com um veículo Chevrolet Agile LTZ, de cor prata, roubado em Sobradinho no mês de outubro.

Os policiais militares do Serviço Velado, realizava patrulhamento no Setor Comercial Sul, quando desconfiaram de um veículo que estava parado em um estacionamento e ao pesquisarem a placa constataram que a placa era de outro veículo.

Foi realizada uma campana no local a fim de esperar as pessoas que estavam com o veículo e minutos depois um grupo de jovens adentrou o veículo. Policiais do GTOP-26 foram acionados pela equipe e realizou a abordagem nos indivíduos.

Com o grupo foi apreendido maconha e durante a verificação nos sinais de identificação veicular, ficou constatado que o veículo Chevrolet Agile LTZ, constava como produto de roubo em Sobradinho no dia 27/10 e que estava com a placa de um Ford Mondeo. O veículo foi apreendido e os jovens presos pelo crime de receptação de veículo roubado.

(*) Fonte: Claudio Martins/ blog Informativo Flagrante

TRANSPORTE/SOBRADINHO


DFTrans cria mais um ponto de apoio ao Passe Livre Estudantil

Quem não tem acesso à internet agora também pode procurar unidade de Sobradinho, no terminal rodoviário

(*) MARIANA DAMACENO

Estudantes de regiões ao norte de Brasília terão mais facilidade para acessar serviços referentes ao programa Passe Livre Estudantil. Desde o dia (21/11), é possível utilizar como ponto de apoio a unidade de Sobradinho do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans).

Posto do DFTrans no Terminal Rodoviário de Sobradinho.

O local já funcionava com outros atendimentos do sistema de bilhetagem automática. Agora também oferecerá espaço para cadastro e acompanhamento de todo o processo de concessão do benefício.
Estudantes sem acesso à internet pediram o serviço

A medida atende à solicitação de estudantes que disseram ter dificuldade para acessar a internet. “Estamos agregando serviços para facilitar e ampliar o acesso ao Passe Livre Estudantil”, resume o diretor-geral do DFTrans, Léo Carlos Cruz.

O posto fica no Terminal Rodoviário de Sobradinho, na Quadra Central, e funciona de segunda a quinta-feira, das 8 às 18 horas, e às sextas, das 8 às 17 horas.

Outros pontos de apoio para serviços relacionados ao Passe Livre Estudantil funcionam nas unidades do Na Hora em Ceilândia, em Taguatinga e no Gama e no posto do DFTrans na Galeria dos Estados.

(*) fonte: MARIANA DAMACENO - EDIÇÃO: VANNILDO MENDES - Fotos: Tony Winston/Agência Brasília

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

EXTRA! EXTRA!


JÁ EM CIRCULAÇÃO, A EDIÇÃO Nº 311 REFERENTE A SEGUNDA QUINZENA DE NOVEMBRO DE 2016 DO JORNAL DE SOBRADINHO.

CONFIRA TAMBÉM AS ÚLTIMAS 50 EDIÇÕES, TODAS ELAS JÁ DISTRIBUÍDAS NA CIDADE SERRANA E REGIÃO NORTE DO DF E PUBLICADAS AQUI, EM ORDEM DECRESCENTE DE DATA, NÚMERO E FORMATO ELETRÔNICO, NO CANTO ESQUERDO DO BLOG DIÁRIO.








terça-feira, 22 de novembro de 2016

CULTURA


Cadastro para os interessados em projetos do carnaval de rua

Interessados em conseguir incentivo fiscal para organizar celebrações de carnaval de rua em 2017 têm até 9 de dezembro para se inscrever. As regras para receber a autorização de captação de recursos foram publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal desta segunda-feira (21), data do início das inscrições.

Segundo a Secretaria de Cultura, o protocolo foi criado para estimular as festas e respeitar o conforto de toda a população, o que inclui tanto os foliões quanto quem não participa dos eventos.

Pessoas físicas e jurídicas podem se cadastrar com um projeto que contenha um plano de gastos e com formulários presentes no site do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Os documentos devem ser entregues no protocolo da secretaria — Setor Cultural Norte, Via N2, Anexo do Teatro Nacional —, de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas.

Para verificar se o projeto está completo e sem erros, a secretaria pede que o candidato entre em contato antes de entregar a documentação. As informações são oferecidas na Subsecretaria de Fomento e Incentivo Cultural (também no anexo do Teatro Nacional) nos mesmos dias e horários de inscrição, pelo telefone (61) 3325-6250 ou pelo e-mail lic@cultura.df.gov.br.

(*) Fonte: Tarcísio Pádua/ blog aliastpadua.com.br 

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

BOLETIM DE OCORRÊNCIA NA REGIÃO NORTE DO DF - PLANALTINA


VEÍCULO ROUBADO NA QUADRA 16 DE SOBRADINHO É APREENDIDO COM CRIMINOSOS, EM PLANALTINA.

ALÉM DO VEÍCULO, FOI APREENDIDO UM REVOLVER CALÍBRE 38 E DIVERSOS PRODUTOS DE ROUBOS COM O GRUPO.

(*) Claudio Martins


Por volta das 16h de segunda-feira, 21/11, policiais militares do Grupo Tático Operacional de Planaltina, GTOP-34, prenderam dez pessoas, entre eles uma mulher, pelos crimes de roubo. O grupo criminoso foi preso após usarem um veículo HB20 de cor branca, roubado na quadra 16 de Sobradinho na noite de domingo, para realizar um arrastão em Planaltina. Além do veículo, os policiais apreenderam um revólver calibre 38 e diversos produtos de roubo.

A equipe Bravo do GTOP-34, composta pelos sargentos Sérgio Luiz, Paulo Martins, soldados Roberto Araújo e Faria realizava patrulhamento na “Pombal”, quando recebeu uma informação de uma policial militar de folga, de que um veículo HB20 de cor branca, produto de roubo em Sobradinho, estava com um grupo de criminosos, e que o grupo teria usado o veículo para cometer diversos roubos em Planaltina.

Os policiais solicitaram apoio das equipes Alfa e Charlie do GTOP-34 e deslocaram até o endereço. Ao se aproximarem da residência indicada, vários indivíduos tentaram se evadir dos policiais, porém todos foram detidos. Durante as buscas no interior do lote, as equipes apreenderam um veículo HB20 de cor branca, produto de roubo, um revólver calibre 38 e diversos produtos de roubo. O grupo criminoso foi conduzido à delegacia da área e reconhecido por diversas vítimas de roubo. Todos foram autuados pelos crimes de Roubo de veículo, Roubo a transeunte, Associação para o crime e corrupção de menores.

Fonte: Claudio Martins/ blog Informativo Flagrante

MOBILIDADE

Trânsito no fim da Asa Norte terá nova mudança nesta terça (22)

Interdição de acesso e abertura de retorno são necessárias para segunda etapa das obras do Trevo de Triagem Norte

(*) MARYNA LACERDA

Os acessos, no fim da Asa Norte, passarão por nova alteração por causa das obras do Trevo de Triagem Norte, na terça-feira (22). A partir das 9 horas, o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) interdita a alça que liga o fim da W3 ao Eixo Rodoviário.

A partir de terça-feira (22), o trânsito na alça que liga a W3 Norte ao fim do Eixo Rodoviário Norte será interditado para as obras do Trevo de Triagem Norte. Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A via que liga o Eixo W ao fim da W3 também terá o fluxo suspenso. Com isso, será aberto um retorno para quem faz o trajeto em direção ao Setor Hospitalar Norte. A velocidade, neste trecho, será de 40 km/h. Os bloqueios feitos em 1º de novembro permanecem inalterados.

Placas alertarão os condutores para as obras na área e indicarão o sentido do trânsito. As mudanças são necessárias para a construção de dois viadutos, um próximo ao Setor Hospitalar Norte e outro por cima do Eixo Rodoviário. Na etapa de agora, será feita a fundação da estrutura.

R$ 207 milhõesTotal do investimento no Trevo de Triagem Norte e na Ligação Torto-Colorado

A expectativa é que esse processo dure até março de 2017. A partir daí, deve começar o processo de encabeçamento do viaduto, ou seja, a elevação da passagem. Até então, estavam sendo feitas as escavações na área e as mudanças todas devem ser concluídas em seis meses.



Assim como na primeira intervenção, o fluxo de carros será bloqueado pela Superintendência de Trânsito do DER. A operação deve durar poucos minutos, tempo suficiente para redirecionar os veículos que passam pelo local. Nesse horário, o tráfego na área diminui e, por isso, não devem ocorrer engarrafamentos.

As obras do Trevo de Triagem Norte foram retomadas em julho, após o repasse de R$ 10 milhões do empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As obras vão beneficiar 100 mil condutores que passam pela região, todos os dias.

A estimativa considera moradores de Planaltina e Sobradinho e das cidades da Região Metropolitana do DF, como Formosa e Planaltina (GO). Quem viaja em direção ao Norte e ao Nordeste do país também será atendido pelas melhorias.

Obras do Trevo de Triagem Norte e da Ligação Torto-Colorado

Serão ao todo dez obras no Trevo de Triagem Norte, entre pontes, viadutos e túneis, feitas para distribuir o fluxo de veículos com destino ao Plano Piloto, levando ao Eixo Rodoviário Norte-Sul (Eixão), à W3, aos Eixinhos Leste e Oeste e à via L2.

Somadas às passagens previstas na Ligação Torto-Colorado — construção de uma pista marginal à DF-003 e de novos acessos aos condomínios —, serão 23 as intervenções.

No total, as benfeitorias vão custar R$ 207 milhões — R$ 146 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), R$ 51 milhões de contrapartida do governo de Brasília e R$ 10 milhões da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap).

(*) fONTE: MARYNA LACERDA, - EDIÇÃO: VANNILDO MENDES -  FotoS: Andre Borges/Agência Brasília