Pesquise neste blog

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Calor coloca Brasília em estado de alerta



Brasília está mais uma vez em alerta por causa da baixa umidade do ar e das altas temperaturas. A Defesa Civil decretou na terça-feira (30) o estado de alerta. Nos últimos três dias, a umidade relativa do ar variou entre 13% e 16%. Na segunda-feira (29), a umidade chegou ao nível mais baixo do período, com 13%.

O estado de alerta só é decretado quando a unidade fica abaixo de 20% por três dias consecutivos. As altas temperaturas e a falta de chuvas são consequência do veranico, fenômeno climático que acontece entre a primavera e o verão, geralmente no mês de outubro.

A Defesa Civil recomenda ao brasiliense consumir bastante líquido durante o dia, evitar banhos quentes prolongados, fazer refeições leves e evitar ligar aparelhos de ar-condicionado, que retiram ainda mais a umidade do ambiente. Outra orientação e não fazer exercícios físicos no período entre das 10h às 17 h. As atividades físicas estão suspensas nas escolas públicas do DF entre as 13 h e 17h.

Em alguns pontos do DF, pancadas de chuva amenizaram hoje (31) o calor hoje. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para amanhã (1º) tempo parcialmente nublado, com pancadas de chuva e possíveis trovoadas em áreas isoladas. A umidade relativa do ar deve variar entre 85% e 40%.

(Da Agência Brasil/ blog doplenario)

Nenhum comentário: