Pesquise neste blog

sábado, 30 de abril de 2011

SAÚDE: Deputado Distrital Dr. Michel visitou o Hospital Regional de Sobradinho


No dia (29/4) o Dr. Michel esteve pela terceira vez em visita ao Hospital de Sobradinho. Reuniu-se com a diretoria e membros do conselho de medicina do DF a fim de buscar soluções imediatas para o atendimento digno á população e condições de trabalho para os servidores. O HRS encontra-se superlotado e ineficaz em vários setores devido ao aumento da demanda do hospital que recebe também pacientes do Hospital de Planaltina (em reforma) que tem sido enviada para Sobradinho, além de outras situações relatadas ao Deputado por servidores da saúde e pacientes. Dr.Michel encaminhou á Secretaria de Saúde uma indicação para implantação de um Hospital de Campanha em Planaltina até que se finalize a reforma. Neste hospital a população de Planaltina será atendida em sua própria cidade sem ter que se deslocar para outras regionais de saúde e diminuir a lotação do Hospital Regional de Sobradinho.

Por Carol Rodrigues/Assessoria

SEGURANÇA: Polícia procura autor de duplo homicídio em bar da Quadra 13 de Sobradinho



*Ferreira Santos

Duplo homicídio foi registrado em Sobradinho por volta das 18h50 desta sexta-feira (29) em um bar e depósito de bebidas denominado “Chicão” localizado na quadra 13 de Sobradinho. Dois homens bebiam no bar quando foram mortos após serem alvejados por disparos de arma de fogo. Uma vítima veio a óbito no local e a outra ao dar entrada no Pronto Socorro do HRS - Hospital Regional de Sobradinho após ser socorrida por uma UTE do Corpo de Bombeiros. Policiais Civis e Militares realizaram diligências por toda noite na tentativa de identificar e prender o autor (s).

Segundo relatos de populares, um homem moreno trajando calça jeans teria chegado mais cedo em outro bar acima do Bar onde o crime ocorreu. Quando as vítimas chegaram sentaram-se à mesa e pediram bebida. O desconhecido teria ido até um Astra de cor verde escuro de duas portas, que estaria parado atrás da comercial, o homem teria pego um objeto no carro em seguida se dirigiu a dupla que estava sentada em uma mesa bem na entrada do Bar tomando cerveja. O desconhecido chegou e começou a disparar contra os dois homens.

Ainda segundo relatos de populares, após os tiros o desconhecido teria saído andando tranqüilamente até o carro, que já o esperava parado perto de uma banca de jornal localizada logo abaixo do local do crime, teria entrado no veículo pelo lado do motorista e saído devagar do local, quando se distanciou um pouco aumentou a velocidade, fugindo no sentido avenida contorno de Sobradinho.

As Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros foram acionados para o local. Um cordão humano cercava o cenário do crime. Após a chegada da Polícia as vítimas foram identificadas como sendo: Francisco Ubirajara Alves Pinheiro (Bira) de 30 anos, que veio a óbito no local com cerca de três disparos e Loester Ribeiro Rolim (31) anos, que morreu ao dar entrada no Hospital Regional de Sobradinho, com quatro perfurações no tórax, segundo o plantão policial do hospital.

Até as 3h da madrugada de sábado (30) a Polícia Civil ainda não tinha prendido ninguém, mas segundo um agente que estava no plantão, os policiais da Seção de Investigações de Crime Violento (SIC-VIO), a Polícia já tem um suspeito.

Por Ferreira Santos ( texto e fotos) especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Traficante é preso por motociclistas da PMDF em Sobradinho




*Ferreira Santos

Policiais Militares do 13°BPM de Sobradinho prenderam na tarde desta sexta-feira (29) na Vila DNOCS, J.P.Q. de 26 anos, acusado de tráfico de drogas na região em que estava sendo investigado pela Polícia. A prisão do traficante ocorreu depois que integrantes do grupamento de motociclistas da PMDF, Sargentos Bastos e Ribamar prefixos 806/811, do 13º BPM, realizavam patrulhamento na localidade. Ao se aproximarem de um grupo de pessoas próximas ao campo de futebol na Vila DNOCS, os policiais perceberam, que um dos integrantes jogara uma sacola plástica ao chão. Nem mesmo uma deficiência nos rins fez com o que J.P.Q. parasse de comercializar drogas na Vila Dnocs. Com sua bicicleta pequena, ele desaparecia sempre que avistava uma guarnição da Polícia Militar, mas nesta sexta-feira (29) a casa caiu pra ele. Os policiais militares chegaram de surpresa e abordaram o suspeito. Constataram que dentro da sacola, que ele teria jogado ao chão, havia uma quantidade de droga, 29, tabletes de maconha e a quantia de R$ 12,00 reais em dinheiro. O material foi apreendido.

A droga, o suspeito, o dinheiro e mais um homem que estaria na companhia do acusado de tráfico de drogas, foram levados para a 13ª Delegacia de Polícia de Sobradinho. Na delegacia J.P.Q., que estaria com a droga e o dinheiro foi autuado em flagrante por tráfico de drogas podendo pegar uma pena que varia de 5 a 15 anos de reclusão. O segundo foi arrolado como testemunha e liberado após prestar depoimento a autoridade policial.

Perguntado a respeito da procedência da droga, o acusado respondeu que estava em pé, a droga e que ela teria sido jogada aos seus pés por alguém, que ele não sabia quem.

Por Ferreira santos ( texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Acidente com vítima na Quadra 08 de Sobradinho



*Ferreira Santos

Um acidente envolvendo um Siena e uma Saveiro por volta das 16h10, tarde de sexta-feira (29), nas entre quadras 8/7 Rua 1 de Sobradinho, fez uma vítima e a Polícia Militar, teve que isolar o local para o trânsito de veículos até o termino da perícia por volta das 17h50. Luiz Carlos de Souza Nunes (25) dirigia a Saveiro branca placa do DF, na quadra 8 enquanto o segundo veículo, o Fiesta cor prata também com placa do DF, era conduzido por Joelton Oliveira Brito Faustino de 31 anos. Os veículos vieram a colidir nas proximidades do antigo ponto de taxi da quadra 8. Com o cheque a senhora Ana Cristina Pereira Faustino Brito (43) passageira do Siena, teve que ser socorrida pelo Corpo de Bombeiros, UTE 299, comandada pelo Sargento Anselmo, para o Pronto Socorro do Hospital Regional de Sobradinho com dores. O local foi isolado por uma guarnição da Polícia Militar prefixo (1950), composta pelo Sargento Ferreira Queiroz, cabo Gilberto e soldado Plínio do 13º BPM de Sobradinho. O local foi liberado após a perícia da criminalística a vítima está fora de perigo.

Por Ferreira Santos (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

sexta-feira, 29 de abril de 2011

SEGURANÇA: Ocorrência Policial em Sobradinho II

Flagrante de Posse Irregular de Munição de Uso Restrito (35ª Delegacia de Polícia de Sobradinho II)

No dia (27), policiais da 35ª DP prenderam um homem em flagrante, em Sobradinho II, por posse irregular de munição de uso restrito. Após receber denúncia anônima, os agentes foram até a residência do autor e apreenderam quatro munições calibre .45, três munições calibre 38, duas munições calibre 762, uma munição calibre 9mm e uma munição calibre 951 de festim. Depois de cumpridos os procedimentos de praxe, o autor foi encaminhado ao cárcere do Departamento de Polícia Especializada.

Fonte: PCDF/Divisão de Comunicação/DEPATE

DEU NO DFTV/GLOBO: Médicos do Hospital de Sobradinho ameaçam parar


Os médicos alegam que o hospital está em colapso. Eles reclamam das más condições de trabalho, da falta de profissionais e dos baixos salários. A superlotação ainda causa mais dificuldades.

fonte DFTV/GLOBO VÍDEO - foto google images

(*)CLICK NO TÍTULO DESTA NOTA PARA ASSISTIR O VÍDEO EM ANEXO

Casamento Real


*Joel Pires

Por que os olhos do mundo se voltaram para a Inglaterra nessa manhã de sexta-feira? Que importância isso tem como fenômeno da nova sociedade midiática e imagética?
Ainda há quem sonhe com castelos e príncipes. O “glamour” movimenta o alto clero das relações sociais e atrai as atenções; não pelo conteúdo, mas pela superexposição das personalidades, cultuadas pelo baixo clero. O evento tem lá sua importância histórica e precisa ser registrado; contudo, transformar o acontecimento da realeza britânica em espetáculo mundial é uma bizarrice do novo panorama sociocultural.

Todavia, o que torna esse evento algo singular é a transmissão em tempo real, reunindo todos em torno de um fato ocorrido num ponto do globo. O sociólogo canadense Marshall McLuhan utilizou o termo “aldeia global” para se referir ao encurtamento das distâncias provocado pelas novas tecnologias. Os críticos asseveram que a analogia não é pertinente, pois numa aldeia os vizinhos se falam, diferentemente do que ocorre na sociedade atual: conversamos com alguém no Japão, mas não conhecemos quem está ao nosso lado. Outro termo também utilizado por esse teórico dos meios de comunicação é a expressão “prótese técnica”. Nosso olhar muda, e nossas sensações também. E isso não é pouca coisa. Além da família e da escola, a mídia constitui uma instância educativa – ou deveria –, pois ocupa espaço, tempo e mentes.

A televisão, como meio de comunicação de massa, é um importante veículo na sociedade. Mas o filósofo McLuhan não viveu para presenciar a expansão extraordinária das outras mídias, tendo o computador como ferramenta fundamental. Hoje, as redes sociais, como facebook e twitter, voltaram-se para o Reino Unido. A que papéis se prestam os meios de comunicação? É o que nos alerta Emir Sader, sociólogo e cientista político brasileiro. A manipulação aparece o tempo todo sob novas estratégias midiáticas. É preciso vender imagens, objetos, idéias e sonhos! O que está acontecendo no mundo “real” e que é suplantado pelo domínio tecnológico e capitalista?

Aqui, em Sobradinho, o espetáculo foi o amanhecer. O show de pássaros, luzes e cores, que se repete todos os dias. Essa é a magia cotidiana que está à disposição de todos que se permitem à fruição do belo. De madrugada, a aurora anunciava um novo dia no céu desenhado de azul, com a lua e uma estrela ainda a brilhar no firmamento!

Por Joel Pires/foto Google images - especial para o Jornal de Sobradinho.

SEGURANÇA: Acidente na descida do Colorado na manhã de hoje provoca engarrafamento


*Ferreira Santos

Um acidente envolvendo vários carros na descida do colorado após o posto da Polícia Rodoviária sentido Sobradinho ao Plano Piloto na manhã desta sexta-feira (29) deixo o transito lento na altura dos Km 1 e 2. da BR 020. O engarrafamento de cerca de cinco quilômetros fez com o que alguns condutores optassem por uma estrada de chão que passa paralelamente ao local do acidente como forma de minimizar o atraso. A Polícia Militar esteve no local e controlou o fluxo de veículo.

Por Ferreira Santos (texto e foto)/Jornal de Sobradinho

quinta-feira, 28 de abril de 2011

EXPOSIÇÃO: Arlindo de Castro interage com a comunidade serrana apartir desta sexta-feira, com seu evento 'O ATELIER NO TEATRO'


Sexta-feira dia 29 de abril às 19 horas no teatro de Sobradinho será realizado o lançamento do catálogo das obras recentes do artista plástico Arlindo de Castro, uma produção do Cerrado Vivo – Arte e Educação com o apoio do Teatro de Sobradinho e do Fundo da Arte e da Cultura da Secretaria de Cultura. Será um evento artístico-cultural denominado 'O ATELIER NO TEATRO' onde o artista estará em seu atelier “INSTALADO" dentro do teatro da cidade recebendo o público em visita orientada sobre as OBRAS EXPOSTAS constantes no catálogo.

Arlindo de Castro é um artista de Sobradinho que trabalha em seu atelier de cerâmica e pintura na Unidade Vivencial Cerrado Vivo. Esse espaço é uma área de 2 hectares, situada às margens da vc 215 via Pólo de Cinema no Núcleo Rural II de Sobradinho. Trata-se de uma propriedade familiar, formada por profissionais da educação e das artes envolvidos com ações voltadas ao execício de atividades artísticas, educativas e culturais em parceria com outros e jovens artistas e educadores.

Há trinta anos exerce essa função como profissão, desenvolvendo um intenso trabalho de criação e pesquisa. Desenha, pinta paisagens, tem o cerrado como referencia e tudo que dele deriva. Como técnica usa aquarela, lápis de cor, tempera e acrílica. O artista mantem exposição e vendas em caráter permanente em seu atelier.

foto divulgação

Convite aos sobradinhenses para a Rua de Lazer do Trabalhador

Por ocasião do 51º Aniversário de Sobradinho, a Administração Regional de Sobradinho irá promover no próximo domingo (1º de maio) a Rua de Lazer Especial em comemoração ao Dia do Trabalhador. O Parque Jequitibás vai ser o cenário para a realização de várias atividades de lazer, esporte e atendimento à comunidade. Brinquedos infantis (pula-pula, cama elástica, futebol de sabão, pingue-pongue, basquete), jogos cooperativos, danças circulares, aulas de academias de ginástica e estande da saúde são as atividades programadas para esse dia.

Horário: das 8h às 14h
Realização: Administração Regional de Sobradinho
fonte Gizele Chaves-ASCOM/Sobradinho I

quarta-feira, 27 de abril de 2011

SEGURANÇA: PM apreende menores na BR 020 após roubo no Setor de Indústria de Sobradinho


*Ferreira Santos.


A Polícia Militar apreendeu na tarde desta quarta-feira dia (27/04) por volta das 15h15, três adolescentes acusados de roubo no Setor de Indústria de Sobradinho. O fato aconteceu depois que o trio assaltou duas senhoras que estavam na parada de ônibus do setor de Indústria de Sobradinho. Policiais militares lotados no 13º Batalhão de Polícia Militar, soldado Bulhões (734) e cabo Calado (807) componentes do pelotão motociclístico, faziam patrulhamento nas mediações momento em que avistaram os adolescentes em fuga pela BR 020, em direção a Vila DNOCS.

Os policiais perseguiram os menores e lograram êxito na apreensão dos três acusados do roubo as vítimas na parada de ônibus. O soldado Bulhões, conseguiu apreender uma menor de (15) na BR 020, com ela foi apreendida uma bolsa de uma das vítimas e a réplica de pistola (9 mm) usada no crime.

Dois dos acusados correram em direção a Vila DNOCS, sendo perseguidos pelo cabo Calado (807). Com o apoio de outros prefixos de área conseguiu deter e apreender, um menor de (14), e uma menor de (15). Levados para a DCA – Delegacia da Criança e do Adolescente, os três adolescentes foram reconhecidos pelas vítimas em seguida autuados por ato infracional análogo de roubo.

Um quarto envolvido conseguiu escapar do cerco policial levando a bolsa da segunda vítima e uma arma tipo revolver usada no roubo.

Participaram no apoio a ocorrência os seguintes prefixos: Águia 33, motociclistas Sargentos Ribamar (811) e Bastos (806). Prefixo dos Sargentos P. Nunes (1950) e Queiroz (143). Todos lotados no 13º Batalhão de Polícia Militar de Sobradinho.

Por Ferreira Santos -(texto e foto)Especial para o Jornal de Sobradinho

SEGURANÇA: Ocorrência Policial

Cumprimento a mandado de prisão (13ª DELEGACIA DE POLÍCIA DE SOBRADINHO)

Policiais da 13ª DP cumpriram mandado de prisão expedido em outubro de 2010, pela Vara de Execuções Penais (VEP), contra Jailson Pugas dos Santos, 25 anos. O autor é condenado por roubo em transporte alternativo. O crime ocorreu em janeiro de 2005, em Sobradinho. Jailson foi sentenciado a uma pena de cinco anos e quatro meses de reclusão. Ele foi localizado em uma área limítrofe entre Santa Maria e Valparaíso. Após as providências legais, o homem foi recolhido ao cárcere do DPE.

Fonte:PCDF/Divisão de Comunicação/DEPATE.

Aprovado projeto de estacionamento gratuito em shopping para quem consumir


A Comissão de Direitos do Consumidor (CDC) aprovou na tarde desta quarta-feira (27/04) o Projeto de Lei 125, de autoria do deputado Agaciel Maia, que garante estacionamento gratuito em shoppings e hipermercados do Distrito Federal. O projeto agora segue para aprovação no plenário.

O benefício está previsto para os consumidores que comprovarem despesas equivalentes a pelo menos duas vezes o valor da taxa de estacionamento.

Para fazer jus ao benefício, o consumidor deverá apresentar as notas ficais que comprovem a despesa efetuada no estabelecimento. O consumidor deverá permanecer no estacionamento no máximo por seis horas. Ultrapassando esse tempo, passa a vigorar a tabela de preços do estacionamento.

Segundo o autor do projeto, a lei irá beneficiar lojistas e consumidores. “ A compensação da não cobrança do estacionamento vai estimular o consumo, beneficiando os comerciantes, e por sua vez, o benefício irá agradar aos consumidores, que já não suportam tantas taxas e impostos”.


Por Regina Castro/foto google images

terça-feira, 26 de abril de 2011

Convite aos empresários sobradinhenses


(*)Click na foto para melhor visualizar as informações contidas no folder anexo...

SOBRADINHO II: Morador encontra cobras perto de posto de saúde na Fercal

Unidade de saúde está cercada por mato e tem energia elétrica improvisada. Moradores denunciam falta de água e de material médico básico.

DEU NO BOM DIA DF/GLOBO: Um morador da Fercal, localizada nas proximidades de Sobradinho, registrou em vídeo e foto a presença de duas cobras perto de um posto de saúde da região. A unidade de saúde apresenta outros problemas: está cercada de mato e tem energia elétrica improvisada, com gambiarras. Há também uma casa de marimbondo no teto do prédio .

Quem vive na vizinhança denuncia que não há materiais básicos no posto médico e que a unidade não conta com um reservatório de água. “O medicamento que a pessoa precisar ela tem que comprar. A gente tem que trazer curativo de casa. Às vezes, trazemos água para as enfermeiras lavarem as mãos”, contou o morador Weslei dos Santos.

A Secretaria de Saúde informou que reformas já estão sendo feitas em alguns centros de saúde e que os postos da área rural vão ser incluídos no cronograma. Ainda de acordo com a secretaria, a limpeza da área já foi solicitada à administração regional. Sobre a falta de água, a Caesb informou que está ampliando o sistema na região.

(*) Click no título deste artigo e assista o vídeo em anexo

segunda-feira, 25 de abril de 2011

SEGURANÇA: PM faz apreensões de armas em cidades do Distrito Federal durante o feriadão de páscoa




*Ferreira Santos

Durante o feriadão de Páscoa a Polícia Militar apreendeu de quinta-feira (21) a até 00h de domingo (24) ao menos 15 armas de fogo em diversas cidades do Distrito Federal.

Um Rifle calibre 22, com sete munições, apreendido na DF 270, proximidades da Ponte do Rio Jardim. O fato ocorreu por volta das 20h00 de quinta- feira dia 21/04. A apreensão foi feita por policiais militares do GTOP Rural prefixo (1621), chefiado pelo Sargento Morramed lotado no14º BPM de Planaltina/DF. José Luiz do Carmo, 49 anos, acusado de ser o dono da arma foi levado para delegacia da área e autuado.

Em outra ação da Polícia Militar, no INCRA 8, quadra 12C, a guarnição do prefixo (154) chefiada pelo Sargento Pracedine lotado no 16º BPM, apoiado pelo serviço de inteligência da Polícia Militar de Goiás. Os policiais recuperaram uma pistola pertencente a PMGO. O fato aconteceu na tarde de quinta-feira (21/04) por volta das 13h20, uma pistola .40 de propriedade da Polícia Militar do estado do Goiás e três carregadores além de 48 munições, foram apreendidos. Além da arma os policiais recuperaram vários objetos que foram furtados da casa do policial militar de Goiás Francisco José.

Um suspeito do furto de nome Wesley Gonçalves Rodrigues, 24 anos, foi apresentado a delegacia da área.

Todas as armas apreendidas estavam na posse de criminosos. Algumas estavam sendo usadas em roubo, ameaças ou local de tráfico de drogas.

Das quinze armas apreendidas pela Polícia Militar, onze são Revólveres, um Rifle e três Pistolas. O apoio da comunidade foi fundamental na apreensões de algumas armas e prisões dos criminosos.

PLANTÃO DE POLÍCIA EM SOBRADINHO NO FERIADÃO

Em Sobradinho de quinta-feira dia 21, a meia noite de domingo dia 24, durante o feriadão de Páscoa. O plantão policial do HRS – Hospital Regional de Sobradinho registrou diversas ocorrências entre vítimas de disparo de arma de fogo, acidente de trânsito, agressão física, acidente de trabalho e atropelamento.

Vítima de arma de fogo.
Roniek Alves Brito (19) deu entrada na clinica cirúrgica do HRS, por volta das 8h da manhã de quinta-feira (21). O paciente oriundo de Planaltina de Goiás foi socorrido até o HRS por uma equipa do SAMU. Fora de perigo.

Vítima de Atropelamento.
Aurilete Teles de Sousa, 29 anos, deu entrada na clinica cirúrgica do HRS por volta das 9h53, de quinta-feira (21). Vítima de atropelamento na BR 020 altura do KM (3) frente ao condomínio Morada dos Nobres. Ela foi socorrida pela USB 18 SAMU ao pronto socorro do HRS.

Vítima de Acidente de Trabalho.

Deu entrada por volta das 16h46 de quinta-feira (21) na clinica cirúrgica do Hospital Regional de Sobradinho, vítima de acidente de trabalho José Luberlandio Mendes Braga. O fato aconteceu no Setor de Expansão Econômica de Sobradinho. A vítima foi socorrida por uma equipe do SAMU.

Vítima de Acidente de Trânsito.
Por volta das 19h21 de quinta-feira (21) deu entrada na clinica cirúrgica do HRS – Hospital Regional de Sobradinho vítima de Acidente de Trânsito - Filipe Gonçalves de Almeida Martins, 24 anos. A vítima transitava com sua moto pela BR 020, proximidades do Flamingo Shopping no momento em que foi colhido por um veículo, que se evadiu do local se prestar socorro à vítima.

Vítima de Arma de Fogo.
Thalisson Freitas dos Santos de 20 anos, deu entrada na clinica cirúrgica do HRS por volta das 4h00 da madrugada de sexta-feira (22), vítima de disparo de arma de fogo. A vítima foi atingida nas nádegas no momento em que chegava a sua casa no condomínio Sobradinho III. Fato comunicado a delegacia d área.

Vítima de Agressão Física.
Thales Diego Fornaziere Xavier de 22 anos, deu entrada na clinica cirúrgica do HRS, por volta das 4h45 madrugada de sexta-feira (22). Thales foi vítima de um soco no nariz. O fato aconteceu durante um show na Granja do Torto.

Vítimas de Acidente de Trânsito.
Dhonatan da Silva Tavares do Nascimento e Silmara do Nascimento da Silva deram entrada na clinica cirúrgica do HRS na noite de sexta-feira. Os dois transitavam em uma bicicleta na Estância cinco em Planaltina/DF, quando um carro não identificado pelas vítimas atropelou fugindo em seguida.

Vítima de Agressão Física.
Por volta das 10h54 de sábado (23) deu entrada na clinica cirúrgica do HRS vítima de agressão física Valéria Nascimento Feliz Alegre de 30 anos. Ela relatou que teria sido agredida pelo ex-marido. Fato comunicado a delegacia da área.

Vítima de Atropelamento.
Por volta das 14h15 de sábado deu entrada no Pronto Socorro do HRS, vítima de atropelamento. Antônio Marcos Oliveira dos Santos (50). O fato aconteceu na Quadra, 14, Sobradinho, a vítima foi socorrida pelo condutor do veículo atropelador. O fato foi comunicado ao plantão da 13ª DP.

Vítima de Queda de Moto.
Adonias dos Santos Silva de 49 anos, deu entrada no Pronto Socorro do Hospital Regional de Sobradinho. Por volta das 11h20 de sábado. O mesmo foi vítima de queda de moto em Planaltina/DF. Socorrido pelo Corpo de Bombeiros UTE-300 ao HRS.

Atropelamento Fatal.
Vítima de atropelamento, um senhor conhecido apenas como Adalberto, deu entrada por volta das 15h de sábado (23) no Pronto Socorro do HRS. A vítima foi atropelada por um caminhão das Casas Bahia. O fato aconteceu no Bairro Buriti em Planaltina/DF. A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros UTE 300 chefiada pelo Sargento Dílson. Por volta das 16hs a vítima veio a óbito no hospital de Sobradinho. O fato foi comunicado ao plantão da 31ª DP, agente Alisson.

Vítima de Acidente de Trânsito.
Deu entrada na clinica cirúrgica do HRS por volta de 00h01domingo (24) Vinicius Carvalho Silva de 30 anos. A vítima colidiu com o seu carro na ponte de acesso a Sobradinho II. Resgatada por policiais militares que passavam pelo local, a vítima foi transportada para o HRS com ferimentos na boca, pela a UTE 299 comandada pelo Sargento Menezes do Corpo de Bombeiros.

Vítima de Capotamento.
As 14h00 de Domingo (24), deu entrada no pronto socorro do HRS, Guilemar Vicente da Silveira vítima de capotamento ou auto lesão. O fato aconteceu nas proximidades de Alto Paraíso quando a vítima guiava seu Escort vindo a capotar.

Vítima de Atropelamento.
Por volta das 14h24 de Domingo (24) deu entrada no Pronto Socorro do Hospital Regional de Sobradinho-HRS, vítima de atropelamento Thiago Malovany Lacerda. O fato aconteceu em Sobradinho II, a vítima foi levada ao hospital pelo pai.

Vítima de Espancamento.
Eduardo V. de Sousa, deu entrada no Pronto Socorro do HRS, por volta das 15h30 de domingo (24) vítima de espancamento. O fato acorreu no setor de mansões de Sobradinho II.

Segundo o plantão policial do Hospital Regional de Sobradinho - (HRS). Todos os registros que constituem crime são comunicados as delegacias responsáveis pelas áreas onde o fato acontece para posteriores providências.

Por Ferreira Santos (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

Polícia Rodoviária registra 57 acidentes e cinco mortes durante feriadão

Capotagem na tarde de ontem na BR-060: PRF registra 57 acidentes entre a tarde de quarta-feira e a noite de domingo

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou, nesta segunda-feira (25/4), o balanço da Operação Semana Santa 2011, nas rodovias federais que cortam o Distrito Federal. No total, entre a tarde da última quarta-feira (20/04) e a noite do último domingo (24/04), foram registrados 57 acidentes, com 64 feridos e cinco mortes no DF.

Em relação a 2010, houve um aumento de 68,4% no número de feridos e de 29,5% nos acidentes. Em relação às mortes, os números mais que dobraram. No ano passado, foram registrados 44 acidentes, 38 pessoas feridas e duas mortes.

Segundo a PRF, dos cinco óbitos deste ano, três foram causados por conta de colisões frontais. A polícia atribui os acidentes, em sua maioria, ao descaso dos motoristas com as regras de trânsito.

Nos cinco dias da operação, 630 veículos foram vistoriados e 323 multas aplicadas. A PRF apreendeu 27 carteiras de habilitação e 19 veículos foram retidos. Também efetuou 53 testes de bafômetros (etilômetros)e o radar registrou 5.800 notificações.

Autuações
Sete pessoas acabaram presas, segundo a assessoria da PRF. Ações contra crimes não relacionados ao trânsito resultaram na recuperação de dois veículos e apreensão de uma arma de fogo.

Fonte: blog Evan do Carmo - Edílson Rodrigues/CB/D.A Press

SOBRADINHO: Lobeiral receberá primeira Plenária de Base

Calendário das plenárias de base do Orçamento Participativo já está pronto
Depois da primeira plenária do Orçamento Participativo (OP), que ocorreu no último dia 12, e lotou o Teatro de Sobradinho, com o objetivo de explicar a metodologia que será utilizada no OP, já é hora de começarem os trabalhos. Na terça-feira, 26, será dada a largada para o Orçamento Participativo de 2012, em Sobradinho, com a realização da primeira plenária de base na comunidade do Lobeiral.

Neste segundo momento, o objetivo é escolher os delegados de cada comunidade e já começar a discutir e definir as propostas que serão sugeridas para o orçamento do próximo ano. É de extrema importância, que toda a comunidade de cada área onde serão realizadas as plenárias participe ativamente. Somente com a ajuda da população os problemas das cidades serão descobertos, discutidos e, por fim, resolvidos.
O calendário das plenárias já está pronto, com as datas e locais das próximas plenárias. Fiquem atentos e participem. A sua opinião é a maior contribuição.

CALENDÁRIO DAS PLENÁRIAS DE BASE

DIA/HORÁRIO - SETOR/ABRANGÊNCIA - LOCAL DA PLENÁRIA

26/04 - 19:00 horas COMUNIDADE DO LOBEIRAL ESCOLA CLASSE LOBEIRAL – RODOVIA DF 326, KM 8 – SÍTIO PATRÍCIA

03/05 - 19:00 horas NOVA COLINA, ALTO DA BOA VISTA E ROTA DO CAVALO ESCOLA CLASSE 16 – CONDOMÍNIO SETOR DE MANSÕES – ÁREA ESPECIAL, NOVA COLINA

05/05 - 19:00 horas CONDOMINIOS LOCALIZADOS NA DF 425, DF 150, BR-020, GRANDE COLORADO e MINI CHACARAS CONDOMÍNIO VIVENDAS CAMPESTRE – RODOVIA DF 150, KM 03

10/05 - 19:00 horas DENOC’S E SETOR DE EXPANSÃO ECONÔMICA BEMBOLADO FESTAS – SETOR DE EXPANSÃO ECONÔMICA, QUADRA 6 RUA F, LOTE 15.

17/05 - 19:00 horas
QUADRAS: 01 a 06 AUDITÓRIO DO CENTRO DE ENSINO MEDIO 1(ANTIGO GINÁSIO) - QUADRA 4 ÁREA ESPECIA Nº 04

19/05 - 19:00 horas QUADRAS: 12 a 18 e QUADRA CENTRAL TEATRO DE SOBRADINHO - QUADRA 12 ÁREA ESPECIAL Nº 4

24/05 - 19:00 horas QUADRAS: 7 a 11 AUDITÓRIO DO CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 5 - QUADRA 10, RUA 04 - AREA ESPECIAL 4/5


Fonte ASCOM/Adm Reg de Sobradinho I por Juliana Freitas

UTILIDADE PÚBLICA: Começa vacinação contra gripe

323 mil pessoas devem procurar doses em mais de 150 postos até o dia 13 de maio

A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza será realizada de 25 de abril a 13 de maio. Desta vez, além dos idosos com idade a partir de 60 anos, trabalhadores de saúde e povos indígenas, a vacinação será ampliada também para gestantes e crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos.

O público alvo é formado por 323.430 pessoas e a meta é imunizar pelo menos 258.744, que corresponde a 80% dos que devem tomar a vacina. A campanha tem como principal objetivo reduzir a mortalidade e as internações causadas pela influenza. Estudos mostram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonia e em até 75% a mortalidade global. A vacina só não deve ser aplicada em pessoas com reação anafilática prévia, alérgicas a ovo de galinha, que apresentaram reações graves a doses anteriores e portadores de doença neurológica. Quem estiver com febre deve adiar a vacinação.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal disponibilizará todas as salas de vacinação de rotina, nas regionais de saúde, que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h. Sábado, 30 de abril, será o dia de mobilização nacional e, por isso, 151 postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h. Haverá também duas equipes volantes que atenderão à população com dificuldade de comparecer aos postos nos dias úteis.

Serão distribuídas 353.500 doses de vacina contra a influenza. Os telefones do disque saúde – 160 – e do disque idoso – 0800 644 1401 – estarão à disposição para informações e para agendamento de vacinação domiciliar de acamados. A vacinação nos asilos e instituições de idosos será feita a partir de hoje (25/04), seguindo calendários específicos das regionais de saúde.

Infecções respiratórias formam um conjunto de doenças comumente relacionadas a idosos e crianças, sendo o vírus da influenza responsável por 75% dessas infecções. A campanha, uma das principais formas de prevenção, reduz as internações hospitalares, a mortalidade e os gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

Influenza

A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garanta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.

A doença pode apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas. Os sintomas muitas vezes são semelhantes aos do resfriado, com o comprometimento das vias aéreas superiores, congestão nasal, tosse, rouquidão, febre, mialgia e cefaléia. Podem ocorrer complicações como otites, sinusites e bronquites. Os casos graves de Influenza em geral estão associados à síndrome respiratória aguda grave, que pode levar à morte.

Essas complicações são mais comuns entre os idosos, pessoas com história de patologias crônicas ou outros grupos de maior vulnerabilidade, que contribuem para a elevação das taxas de morbimortalidade, como gestantes, indígenas e crianças.

Acesse o link abaixo para visualizar a Lista de Postos ou click no título deste artigo

http://www.saude.df.gov.br/sites/100/163/00009983.xls

Agência de Fiscalização remove faixas irregulares em Sobradinho I e II

A Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) removeu 30 faixas em Sobradinho I e II nesta segunda-feira (25/4). Durante a apreensão, quatro pessoas foram autuadas, totalizando o valor de R$ 2,1 mil em multas. Dois fiscais e quatro apoios trabalharam na ação.

O material apreendido estava em área pública e foi encaminhado ao depósito do órgão, no Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA).

SEGURANÇA: Ocorrência Policial

Cumprimento a mandado de prisão (13ª DP - SOBRADINHO-DF)

Após monitoramento, policiais da 13ª DP efetuaram, na última quarta-feira (20/04), a prisão de K.W.S.P, foragido da Justiça, em cumprimento a dois mandados de prisão. O autor, acusado de tráfico de drogas, estava foragido do Centro de Detenção Provisória (CDP), desde setembro do ano passado. KWSP foi recolhido ao cárcere do DPE.

Fonte:Divisão de Comunicação/DEPATE-PCDF.

EDUCAÇÃO/Prouni: MEC amplia prazo de conclusão de curso

O Ministério da Educação (MEC) ampliou o prazo para os bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) concluírem o curso de graduação. A Portaria Normativa nº 9, de 20 de abril de 2011, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira estende para duas vezes a duração do curso, que anteriormente era de uma vez e meia. Com a mudança, o bolsista de um curso de quatro anos, que teria seis anos para se formar, passa a ter oito anos para concluir a graduação.

Segundo o MEC, a medida dá ao estudante que trancar a matrícula ou precisar parar o curso por algum motivo o direito à bolsa até a conclusão dessa etapa de estudos. A portaria estabelece ainda que para o estudante que obtém a bolsa em um curso no qual já esteja matriculado, o período cursado antes da concessão do benefício será reduzido do prazo total que, pela nova regra, ele terá para concluir a graduação. O ProUni foi criado em 2004 e oferece bolsas integrais e parciais de 50% para instituições particulares de educação superior. Conforme o MEC, 863 mil estudantes foram contemplados com bolsas de estudos.

fonte MEC/blog Estação da Notícia

EMPREENDEDORISMO: Artesão cria carros em Sobradinho


DEU NO BOM DIA-DF/GLOBO:Em Sobradinho, um artesão criou quatro modelos de carros diferentes. E os veículos já têm até documentos. A produção artesanal é fiscalizada pelo Detran e Finatec.

Subtenente do Corpo Bombeiros, Carlos César Oliveira tem um hobby que chama a atenção. Ele fabrica os próprios carros na oficina que fica na casa dele, em Sobradinho, no Distrito Federal. Desde 2005, já foram quatro modelos criados, usados apenas pela família do subtenente.

Para circular, os carros artesanais passam por fiscalização da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) e do Detran. “O motor tem que ter nota fiscal e, assim como o amortecedor e a parte elétrica, tem que ser novo, senão o Detran não aceita”, diz o artesão de carros. Os modelos têm chassi e nomes exclusivos.

O processo de produção passa pela criação do modelo. É o artesão quem faz a maquete e compartilha a ideia com um amigo engenheiro e desenhista. É esse parceiro que coloca no papel as orientações técnicas e de estrutura do carro.

Várias partes dos carros são fabricadas pelo próprio Carlos César, que conta com a ajuda do filho para cortar, furar e soldar. “Meu pai faz a forma de madeira, eu pego a fibra, a resina e faço a parte dura. Depois é só vir lixando e dar acabamento”, explica o estudante Marcos de Oliveira.

A criação e produção de cada carro demoram cerca de um ano. Os veículos exclusivos não são comercializados. “O pessoal chega a seguir a gente, param no posto e perguntam que carro é e como faz. Tem gente que gosta, tem gente que não entende. Eu não vendo, não. É só brincadeira, um hobby”, fala Carlos Cesar.

(*)CLICK NO TÍTULO DESTE ARTIGO E ASSISTA O VÍDEO EM ANEXO

fonte DFTV/GLOBO (texto,foto e vídeo)

SOBRADINHO: Torre Digital terá mirante e restaurante


DEU NO DFTV/PRIMEIRA EDIÇÃO - A estrutura, uma obra de Oscar Niemeyer, também vai receber os equipamentos para a transmissão digital de TV. Do mirante, é possível ter uma visão de 360º de quase todo o DF. A inauguração está prevista para julho.

(*)CLICK NO TÍTULO DESTA NOTA PARA VISUALIZAR O VÍDEO EM ANEXO...

Fonte DFTV/Rede Globo (texto e vídeo) - foto Júnior Nobre

Via Sacra de Sobradinho


Encenação da Paixão de Cristo na cidade emociona 15 mil pessoas

* Juliana Freitas

Já considerado evento tradicional da cidade, que leva ao gramado do campo de futebol da quadra 15 famílias inteiras, grupos de jovens, além de pessoas de religiões e credos diversos, a Via Sacra de Sobradinho já está na sua 17ª edição.

Uma das maiores encenações da Paixão de Cristo no Distrito Federal, que conta com mais de 700 pessoas envolvidas em todo o trabalho (organização, produção e atuação), é também umas das que recebe maior público – depois da encenação que ocorre no Morro da Capelinha, em Planaltina – estiveram no local cerca de 15 mil pessoas.

Na apresentação de Sobradinho são encenadas as 15 estações desde o julgamento de Jesus Cristo até a crucificação. Segundo Eufrásio Pereira da Silva, coordenador-geral da Via Sacra da cidade, somente em Sobradinho há as bigas – carros de combate que eram utilizados pelos romanos. Neste ano também houve uma apresentação da Campanha da Fraternidade e uma queima de fogos de artifício de dez minutos, ao fim da encenação.

As arquibancadas não foram suficientes para os milhares de espectadores do evento. Por isso, os moradores da cidade saíram de casa preparados: levaram bancos, cadeiras e toalhas para sentarem no gramado e também se preveniram do sol com bonés e sombrinhas. Vendedores ambulantes venderam água, sucos, refrigerantes, pipoca e doces caseiros, entre outras guloseimas.

A representação da morte e ressurreição de Cristo é preparada primordialmente pelos fiéis que freqüentam a Paróquia Imaculada Conceição, localizada na quadra 13. A Via Sacra tem a ajuda de um grande número de comerciantes da cidade, além do apoio da Administração Regional de Sobradinho, GDF e de moradores da cidade. A administradora de Sobradinho, Maria América Menezes, acompanhou toda a atividade, que teve início com a celebração de uma missa na Paróquia.

Por Juliana Freitas( Texto e foto)ASCOM/ADM REG SOB I

domingo, 24 de abril de 2011

a propósito da páscoa:


PASSAGEM

*Joel Pires

Eu habito o limiar
O Ser de imprecisão
De jornada singular
Entre a luz e a escuridão
Me disperso ao caminhar
Resvalando no desvão
Na iminência de chegar
Por vias em profusão
À fronteira de um lugar
Ruínas de construção

Impertinentes soluços
Os fragmentos de vida
Incontinente refluxo
Na trajetória da lida
Entre serpentes e laços
História de labirintos
Memória refeita em pedaços
Num compasso dissonante
Vou desfazendo meus passos
Em devaneio constante

Coágulos de pensamento
O desenho nebuloso
Sigo de traço em traço
No egresso instante
A densidade etérea
De oníricas paisagens
Reflexos de uma era
Momentos de passagem

Viagem em latitude
Vou visitando paragens
Ao som de alaúde
Perdido entre mensagens
Na vaga que era fogo
No lume que era norte
Na ausência de gozo
E no infortúnio da sorte
Encerrando o meu destino
Depois que a nebulosa
Fulgurante incandescente
Sinalizando o futuro
Do encantado menino
Rompeu corpo e mente
Entre caos e desatino
Era gente como a gente.

(*)Joel Pires é professor e colaborador do Jornal de Sobradinho/ foto Google Images

MORADIA: Conheça algumas dicas para você fechar um bom negócio


•William Gomes

Numa transação imobiliária, seja ela locação, venda ou compra, algumas orientações devem ser seguidas. A participação de um corretor de imóveis devidamente habilitado é imprescindível. Ele não só auxilia na negociação imobiliária, mas principalmente orienta o consumidor. Confira algumas dicas do consultor imobiliário William Gomes:

1. Contrate os serviços de compra/venda ou locação com um ÚNICO corretor de imóveis ou imobiliária. Contratar vários ao mesmo tempo pode acabar por “depreciar” o imóvel.

2. Sendo o corretor de imóveis legalmente habilitado, poderá orientar o comprador/vendedor/locador ou locatário quanto aos documentos necessários do imóvel e do proprietário para que o negócio seja seguro.

3. O corretor de imóveis, após e edição do novo Código Civil, passou a ter maior responsabilidade na intermediação do negócio imobiliário.

4. Desconfie daqueles que avaliam por valores maiores que os de mercado.

5. O corretor de imóveis conhece aspectos gerais de arquitetura e engenharia, sendo assim, poderá avaliar o estado físico de determinado imóvel sabendo da necessidade de eventuais reformas.

6. O corretor conhece os sistemas de financiamento imobiliário, algo que facilita a venda para interessados que não podem adquirir à vista ou a curto prazo.

7. Engana-se quem acha que a intermediação imobiliária de corretor de imóveis traz custos maiores pela remuneração, o que antes era chamado de comissão. A negociação direta entre vendedor/comprador pode causar a não-observância dos principais aspectos do negócio imobiliário: documentos do imóvel, documentos do vendedor, estado físico do imóvel, pendências do condomínio, IPTU, etc..., valor negociado abaixo ou acima do mercado.

8. Quando comprar um imóvel novo ou em construção, procure, através do corretor, se informar a respeito do histórico da construtora, tanto no aspecto técnico (obras entregues) quanto ao aspecto jurídico (se o cadastro está em ordem).

9. Em se tratando de comprar imóveis prontos, examine o imóvel. Como a construção do imóvel já foi finalizada, é essencial analisar o acabamento e toda a propriedade. Analise a Certidão da Matrícula do Imóvel. Verifique se todas as informações contidas na matrícula do imóvel estão corretas e de acordo com a legislação, assim como o seu registro no Cartório de Registro de Imóveis.

10. No caso de imóveis usados, é preciso entrar no edifício e verificar seu estado de conservação: o estado das áreas comuns, hall social, garagem, área de lazer. Verifique a fachada e a conservação do edifício, sem falar nas partes elétricas e hidráulicas. Abras as torneiras, ligue os interruptores e teste as tomadas, descargas e muita atenção com as infiltrações. Não esqueça de checar o preço do condomínio. Conversar com vizinhos e porteiros é uma dica para se conseguir informações.

11. Da mesma forma que, quando há um problema de saúde a pessoa procura um médico, um problema jurídico recorre à um advogado, de construção à um engenheiro, para a compra, venda, locação, permuta ou opinião de valor na atividade imobiliária, procure um corretor de imóveis devidamente habilitado, exigindo a comprovação da sua identidade profissional. E lembre-se: o corretor de imóveis devidamente habilitado trará equilíbrio entre as partes e a segurança do negócio.


(*) William Gomes é Sobradinhense e Consultor Imobiliário - CRECI-DF 13.915
Maiores Informações : williamgomesimoveis@hotmail.com
Quadra 08 bl 16 loja 01 sala 01 – Sobradinho-DF
Fone 8432-8985 / 8174-3365

sexta-feira, 22 de abril de 2011

SEGURANÇA: Em Sobradinho, PMDF recupera carro furtado no entorno



*Ferreira Santos

Uma guarnição da Polícia Militar do DF recuperou na noite de quinta-feira (21) por volta das 21h00 na DF 420, um veículo furtado na cidade de Valparaisso-Go. O Fiat Siena foi localizado e recuperado após um acompanhamento por parte dos policiais do CPRL e do 13°BPM ao veículo na DF 420 dois suspeitos foram detidos no local.

O prefixo (194) composto pelos soldados Neves e Djair lotados no CPRL – Comando de Policiamento Regional Leste, realizavam patrulhamento de rotina nas entre quadras 1/3 de Sobradinho, ao passarem próximo do mercado favorito, desconfiaram de um Fiat Siena Prata parado perto do estabelecimento comercial com quatro pessoas no interior. Os policiais fizeram uma aproximação na tentativa de abordagem aos suspeitos, porém o condutor saiu em alta velocidade.

Foi realizado um acompanhamento por parte da guarnição que solicitaram apoio dos demais prefixos da Polícia Militar. Na DF 420 com o apoio do GTOP-33, Sargento Valtencir e soldado Alisson Xavier, mais o Águia 33, o veículo foi interceptado no sentido Sobradinho I a Sobradinho II.

Quando o Fiat Siena parou dois dos quatro ocupantes saíram correndo rumo ao pinheiral, as margens da DF. No local os policiais militares detiveram, Eliomar Salviano (33) residente no Jardim Ingá e condutor veículo e um menor de 16. Após consulta a CIADE – Central Integrada de Atendimento Despacho e Emergência, os policiais constataram que o Fiat Siena de Placa NWJ-2482/GO, constava como produto de furto do dia 20/04 na cidade de Valparaisso GO com registro na delegacia da cidade.

Os detidos foram levados para a Delegacia de Polícia de Sobradinho II. Segundo o delegado Alexandre Sales plantonista da 35ª DP, o maior de idade Eliomar Salviano irá responder por crime de receptação de veículo e o menor encaminhado para a (DCA) Delegacia da Criança e do Adolescente. Os acusados residem na Cidade Ocidental e Jardim Ingá e estariam em Sobradinho para visitar um parente, disse um dos acusados na delegacia. Até 1h00 da madrugada de sexta-feira (22) a Polícia não tinha localizado o verdadeiro dono do carro. O veículo passará por perícia no pátio da delegacia de Polícia.

O jornal ouviu os acusados nas dependências da 35ª DP, Eliomar Salviano relatou que estava numa parada de ônibus, que nada tinha haver com carro furtado. Já o menor confessou que estava dentro do carro, porém não sabia que era furtado, disse ainda estava na companhia de Eliomar Salviano e mais dois acusados que fugiram da Polícia Militar no momento da abordagem.

Por Ferreira Santos (texto e fotos) Especial para o Jornal de Sobradinho

quinta-feira, 21 de abril de 2011

BRASÍLIA: SÍMBOLO DE MODERNIDADE




*Joel Pires

A cidade dos sonhos de Dom Bosco surgiu imponente, ampla, moderna. No Planalto Central, erigiu-se poesia em forma de concreto armado: a graciosidade dos traços em monumentos recém-construídos. Os espectadores do nascimento profético observam os edifícios majestosos. Juscelino sorri orgulhoso de seu feito... de seu projeto político, econômico e humano.

No princípio era o pó, o cerrado, o chão. Os edifícios elevaram-se, as avenidas se estenderam, as águas contornaram os monumentos. Nasce Brasília, a audaciosa invenção. Lúcio Costa, Niemeyer, Burle Marx, Athos Bulcão, parceiros de uma obra universal. A geografia circunscreve seu novo território. A história registra seu mais recente capítulo. A ciência arquiteta seu fabuloso engenho.

Vejo tudo à distância: o cenário, o horizonte redesenhado, a paisagem recriada. A arte flertou com a ciência e deu à luz Brasília, o poema-cidade. Ergueram-se catedrais, ministérios e palácios. Espalharam-se jardins, praças e viadutos. Inauguraram-se símbolos. Os edifícios não apenas abrigarão pessoas, serão cartões postais, pintura em alto relevo sob o azul-nuance-de-sonho, celestial.

Por Joel Pires/ fotos google images

CIDADE: GDF inaugura Restaurante Comunitário em Sobradinho II



Sobradinho II ganha restaurante com alimentação adequada a preços acessíveis para pessoas de baixa renda

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, inaugurou, nesta quarta-feira (20/04), o Restaurante Comunitário de Sobradinho II, no Setor Oeste. A unidade será destinada à população em situação de vulnerabilidade social da região. Após a inauguração, o restaurante servirá cerca de três mil refeições por dia.

O público que frequenta os restaurantes é constituído prioritariamente pela população em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de insegurança alimentar e nutricional, como trabalhadores formais e informais de baixa renda, aposentados, pensionistas, estudantes, desempregados, população em situação de rua e famílias residentes em áreas de risco social.

Os restaurantes têm como objetivo oferecer alimentação nutricionalmente adequada a preços acessíveis. Cada refeição custa apenas R$ 1. No cardápio, elaborado por nutricionistas, o prato principal é composto por carne, peixe ou frango, além de arroz, feijão, salada e uma guarnição, como abóbora ou purê de batata, por exemplo. A refeição também é acompanhada de suco e sobremesa, uma fruta ou doce.

“A inauguração desse restaurante é mais um presente para a nossa comunidade. A população de Sobradinho II tem necessidade de aumentar a segurança alimentar e o governo está fazendo isso a um preço absolutamente acessível. Essa é mais uma ação do governo com foco na área social. Nós sempre estivemos preocupados, desde o início, com essa área, por isso o governo fez mudanças na saúde, educação e política habitacional”, afirmou o governador Agnelo Queiroz.

O Restaurante Comunitário de Sobradinho II fará parte da rede de 12 restaurantes comunitários em funcionamento no DF. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) é a responsável por gerir as unidades. Em 2010, foram servidas cerca de sete milhões de refeições nos restaurantes.

Também participaram da inauguração a secretária da Sedest, Arlete Sampaio, o secretário de Governo, Paulo Tadeu, o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) e o administrador de Sobradinho II, Hamilton Alves de Cunha.

Inauguração de Cras de Sobradinho II e da Estrutural

Logo após abrir o Restaurante Comunitário, o governador atravessou a rua para inaugurar o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Sobradinho II. A secretária Arlete Sampaio explicou que a função do local vai além do atendimento inicial a pessoas em situação de vulnerabilidade social. “O Cras irá incluir as pessoas no cadastro dos benefícios sociais do governo”, disse.

“Hoje temos 26 Cras e logo chegaremos a cobrir todas as regiões administrativas. Aos poucos, vamos nos aproximando da nossa meta de colocar 60 unidades em funcionamento”, antecipou a secretária Arlete.

Fonte AGECOM/DF - Fotos Roberto Barroso

quarta-feira, 20 de abril de 2011

SOBRADINHO: Administração e famílias da Vila Dnocs se reúnem


Reunião com moradores da Vila Dnocs esclarece como será o processo de entrega das casas do programa Minha Casa, Minha Vida, no próximo dia 14

O prazo era de, no máximo, seis meses, mas já se passaram mais de dois anos e os moradores da Vila Dnocs – em Sobradinho – ainda não receberam suas casas de alvenaria do Programa Minha Casa, Minha Vida. Foram quase duzentas famílias da etapa 1 que deixaram o barraco de madeira onde viviam e se mudaram para casas de parentes ou recorreram a aluguéis para que o espaço fosse ocupado pelas novas casas. Depois de toda a espera, devido atrasos de gestões anteriores, finalmente no dia 14 de maio será a entrega das casas. Ontem (19/04), equipe da Administração Regional de Sobradinho se reuniu com a comunidade do local para esclarecer como será o processo da entrega das casas e a mudança das famílias da etapa 2.

Também foram convidados para a reunião os diversos órgãos que fazem parte do processo de cadastramento, mudança, entrega e construção das casas: Secretaria de Obras, CODHAB, Sedest e Coordenadoria de Cidades. Os representantes dos órgãos sanaram as dúvidas da comunidade sobre datas, prazos e pendências nos cadastros.
Daniel Seidel, Secretário Adjunto da Sedest, explicou que todos os órgãos estão empenhados para que as famílias ocupem as casas o mais rápido possível. “O desejo de todos os órgãos é que no próximo dia 14 as primeiras famílias se mudem”, afirmou Seidel. Também explicou que a urbanização do local também estará pronta para o dia da entrega das casas.

Em relação às famílias da etapa 2, que deverão se mudar da localidade, Seidel esclareceu que estas devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social de Sobradinho com o endereço da casa para onde se mudarão. Alguns moradores do local expressaram receio de que as crianças percam aulas com a mudança de endereço, todavia, Seidel explicou que mediante o novo endereço o CRAS da cidade irá procurar uma escola próxima ao novo endereço da família. Também é somente com endereço em mãos que o auxílio-aluguel será liberado.

A administradora de Sobradinho, Maria América, explicou que a partir do dia 26 de abril as famílias da segunda etapa já podem começar a se mudar, para que o espaço seja aproveitado para a construção das casas de alvenaria. Informou também que o prazo para a mudança se encerrará no dia 30 de abril, já que com a saída das famílias as obras podem começar imediatamente. A coordenadoria das cidades informou que disponibilizará caminhões para agilizar a mudança das famílias.

Por Juliana Freitas(texto e foto)

DICA: A páscoa está chegando e você ainda não comprou os ovos de páscoa?



Existe um lugar perfeito pra você, na Cacau Show você encontra ovos de páscoa de todos os tamanhos, formatos e gostos, tem ovos de páscoa para a família inteira. A Cacau Show está entre as maiores lojas especialistas em chocolate no mundo, foram precisos anos de tradição e qualidade para chegar a esse posto, sem contar que a cacau Show é uma das empresas que mais inova em seus produtos, seja no gosto, no formato ou até mesmo na embalagem, a Cacau Show sempre surpreende.

Para o ano de 2011 a Cacau Show vêm com uma linha de ovos de páscoa que você não pode perder, são vários sabores e com certeza você vai gostar de algum, eles são: Ovo 70% Puro Cacau, Dreams, Ovo Acrílico e o Ovo Trufado. Você também pode encontrar outras opções de chocolates, como bombons, trufas e várias outras opções que vão te deixar com água na boca. O sucesso absoluto de vendas da empresa é o Ovo de Páscoa Trufado da Cacau Show, que podem ter o recheio tradicional ou de mousse de maracujá.

Os preços dos ovos de páscoa e outros chocolates da Cacau Show são um pouco mais caros do que a maioria dos ovos de páscoa, mas o preço é compensado com um sabor inigualável e qualidade indiscutível. Os preços dos ovos de páscoa da Cacau Show costumam variar entre R$15,00 e R$35,00, tudo vai depender de qual ovo de páscoa você escolheu e qual o seu peso.

Você pode encontrar a loja da CACAU SHOW no centro comercial da Quadra Central Lote I Bloco C Loja 01 - (61)3487.2802 com muita facilidade. Compre os produtos Cacau Show e sinta o verdadeiro sabor do chocolate nessa páscoa 2011.

SEGURANÇA: NEWTON HOMENAGEIA POLICIAIS CIVIS


O dia do policial civil celebrado em todo o país no dia de 21 de abril foi comemorado nesta quarta-feira (20), pela Câmara Legislativa do Distrito Federal através da realização de uma sessão solene para homenagear a categoria. A solenidade foi proposta pelo Vice-Presidente da Câmara deputado Dr. Michel (PSL) e pelo deputado Wellington Luiz (PSC).

O evento realizado no Auditório do Departamento de Polícia Especializada (DPE) contou com a presença do Secretário de Assuntos Estratégicos, Newton Lins, que parabenizou todos os policiais civis do DF e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido por eles em prol da comunidade.

Newton Lins destacou ainda que quando os deputados atendem aos anseios da categoria estão atendendo também aos anseios da população e, portanto, lutando pela segurança pública do Distrito Federal. “A polícia civil além de investigar, também tem a função de orientar e indicar o caminho a seguir. Na alma de todo homem existe um policial que se denomina consciência”, ressalta o Secretário.

Servidores e policiais de diversas categorias receberam a homenagem, inclusive os aposentados e policiais falecidos.

Por Clarissa Menezes/foto divulgação

ANTECIPADAMENTE: Jornal de Sobradinho disponível em todas as bancas e revistarias da cidade apartir de amanhã - 21 de Abril após as 14 hs


Mantendo a seriedade e o compromisso da periodicidade, estará disponível apartir de amanhã antecipadamente (21/4/2011), a edição número 228 de Abril de 2011 do Jornal de Sobradinho. A exclusividade dessa edição é a Conferência de Cultura, Pedal na Serra tem recorde de ciclistas, PM prende 3 homens acusados de assalto a supermercado na cidade e a Programação de aniversário de Sobradinho (51 anos)...

Arte - Welber Costandrade

terça-feira, 19 de abril de 2011

SEGURANÇA: Polícia prende homens procurados por prática de roubo no DF

Dois homens procurados por crimes de roubo foram presos, na tarde de segunda-feira (18/4), pela 13ª Delegacia de Polícia (Sobradinho). Os suspeitos João Rafael dos Santos, 27 anos, e Eronildes Bandeira Nazário, 36, estavam na área de Sobradinho quando foram localizados pelos policiais. A Justiça havia expedido a prisão preventiva dos dois.

De acordo com o delegado plantonista da 13ª DP, Fábio Pereira, o autor João Rafael é acusado de participação em um roubo a residência praticado no dia 21 de março de 2011, em Sobradinho. Durante o crime, ele teria roubado dinheiro, bens da residência e feito diversas vítimas com uma arma de fogo. A polícia suspeita de que outras pessoas estavam envolvidas no roubo, mas até agora nenhum dos comparsas foi identificado. João Rafael dos Santos vai responder pelo crime.

Já o outro, Eronildes Bandeira Nazário, era procurado pela Delegacia de Repressão a Roubo (DRR). O delegado não soube dar mais detalhes do crime que o autor respondia, apenas de que a própria DRR tinha pedido a prisão preventiva do acusado. Fábio afirmou que Eronildes tinha diversas passagens na polícia, como formação de quadrilha e outros roubos.

fonte correio braziliense

SEGURANÇA: Policiais da 35ª DP de Sobradinho II encontra esconderijo e realiza apreensões


Policiais da 35ª DP, após intensas diligências, localizaram o esconderijo de um autor de homicídio, crime ocorrido no ano passado. Durante a ação, que aconteceu hoje dia (19), em uma comunidade conhecida como Espinhaço do Chicão, situada na cidade de Niquelândia/GO, foram apreendidas armas e drogas.

Com o intuito de cumprir ordem judicial, os agentes se dirigiram ao esconderijo do autor onde localizaram um revólver, calibre 38; uma espingarda de fabricação caseira; munições, calibre 12; um tablete de maconha, pesando aproximadamente 1kg, além de três pequenas porções da mesma droga já embaladas para venda.

O entorpecente, as armas e as munições foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística para perícia.

Fonte: Divisão de Comunicação/DEPATE - Texto de Cláudia Fernandes/Imagem: Luiz Carlos

SEGURANÇA: GTOP 33 apreende arma na Vila DENOCS


Policiais militares do GTOP 33 intensificam rondas na noite de ontem (18) em Sobradinho e apreenderam uma arma de fogo com uma mulher.

Após denúncia de disparo de arma de fogo entre desafetos na Vila DNOCS em Sobradinho, por volta das 00h30, início de madrugada de terça-feira (19), o GTOP-33 - Grupamento Tático Operacional do 13º BPM, composto pelo sargento Valtencir e soldados Flávio e Alisson Xavier passaram a patrulhar as ruas da vila na tentativa de localizar os atiradores.

No patrulhamento, os policiais avistaram duas mulheres em atitude suspeita e resolveu interpelá-las. Uma delas portava uma jaqueta. Desconfiados, os policiais fizeram uma revista na roupa, localizando um revólver calibre 38, sem munição, escondido na jaqueta.

Em seguida os policiais detiveram um homem de 19 anos, suspeito de ter participado do tiroteio.

Os três foram levados à delegacia com a arma apreendida.

Fonte PMDF

SEGURANÇA: Águia 33 apreende droga em Sobradinho


Policiais militares do Águia 33 (Serviço de Inteligência do 13º BPM) apreenderam por volta das 20h de ontem (18) na quadra 01, conjunto C1 em Sobradinho, dois menores e um maior suspeitos de tráfico e uso de drogas.

Os policiais realizavam patrulhamento pela quadra 01 quando viram os três em atitude suspeita. Durante abordagem, foi apreendido com um dos menores a droga (maconha), cerca de 277,00 reais e um aparelho celular.

Uma pequena quantidade de maconha foi encontrada na boca do maior (19 anos). Os dois menores foram levados para DCA - Delegacia da Criança e do Adolescente e responderão por ato infracional análogo a tráfico e uso de substância entorpecente. O maior, apresentado pelo Águia 33 à 13ª Delegacia de Polícia, assinou um termo circunstanciado. A ocorrência contou com o apoio do GTOP-33.

Fonte PMDF

Brasília 51 anos


Sobradinho e demais cidades terão estandes próprios para contar um pouco de suas histórias

O governo Agnelo decidiu transformar a festa em comemoração aos 51 anos de Brasília em uma comemoração democrática. A Praça das cidades homenageará as 30 regiões administrativas e cada uma delas terá um estande montado, na Esplanada dos Ministérios, para apresentar ao público as principais características da cidade. Também foram selecionadas atrações de todo o Distrito Federal, com opções para todos os gostos e faixas etárias.

No espaço reservado para Sobradinho, os visitantes vão poder encontrar uma exposição de fotos aéreas em comemoração ao 51º aniversário da cidade. O estande também vai contar com a mostra de artesanato Sobradinho em Brasília, com objetos artesanais em que o João de Barro aparece voando sobre os principais monumentos da capital. Esclarecimentos sobre o turismo rural, com distribuição de material de divulgação, e exibição de um boi do acervo do Bumba do Seu Teodoro são as outras atrações do estande da cidade. O espaço vai funcionar ainda para divulgar a programação dos 51 anos de Sobradinho, que vai contar com eventos comemorativos durante todo o mês de maio.

SERVIÇO
O estande de Sobradinho, bem como das outras cidades, estará aberto para visitação nos seguintes dias e horários:

Dia 20 (quarta-feira) – das 20h às 02h
Dia 21 (quinta-feira) – das 9h às 20h

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Homenagem à Plebe Rude na CLDF


Às vésperas do aniversário de Brasília, 21 de abril, o deputado Professor Israel Batista (PDT) realiza sessão solene em homenagem à banda Plebe Rude. As três décadas de carreira e 25 anos do lançamento do álbum de estréia “O concreto já rachou” – primeiro disco de ouro de uma banda brasiliense – serão comemorados nesta terça-feira (19), às 19h.

Philippe Seabra (guitarra e vocal) e André X (baixo), criadores da Plebe, receberão ainda o título de Cidadão Honorário de Brasília, um reconhecimento por projetarem a cidade no cenário do rock nacional.

* Com informações da assessoria de imprensa do deputado Professor Israel Batista/Bruno Sodré de Moraes - Coordenadoria de Comunicação Social

SOBRADINHO II: Sudesa transfere famílias que viviam em área de risco na Vila Rabelo

A operação de transferência das 49 famílias que moravam em área de risco iminente na Vila Rabelo, em Sobradinho II, acabou nesta segunda-feira (18/4), por volta das 15h. A Secretaria de Ordem Pública e Social (Seops), por meio da Secretaria de Defesa do Solo e Água (Sudesa), juntamente com outros órgãos que compõem a Força-Tarefa, retiraram as últimas cinco famílias que permaneciam no local. Cerca de 80 agentes participaram da ação. As transferências tiveram início no dia 9 de fevereiro de 2011.

Segundo a secretaria, as famílias moravam em locais propícios a desmonoramento e foram encaminhadas para a Vila Buritizinho, onde receberam lotes doados pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Cohab-DF). A Força-Tarefa contou com a participação da Terracap, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), o Serviço de Limpeza Urbana e a Agência de Fiscalização (Agefis).

A Sudesa também fez a mudança de outras famílias, que moravam em casas com problemas estruturais. Com retirada das pessoas que viviam em casas em área de risco iminente, a Sudesa dará continuidade, a partir da próxima semana, a transferência das 103 famílias restantes, que ainda moram próximas à área de risco.

fonte correio braziliense

SEGURANÇA: Cumprimento de Mandado de Prisão (13ª DP)

Na segunda-feira (18), policiais da 13ª DP cumpriram mandado de prisão preventiva contra autor de crime de roubo, furto e formação de quadrilha. Por volta das 17h, após denúncia oferecida ao 197 – Sistema SCONDE/DICOE, agentes localizaram o acusado no estacionamento do supermercado SUPERCEI, no Taquari, que se vangloriava dos delitos cometidos. O preso foi encaminhado à DRR e posteriormente ao cárcere do DPE.

Fonte:PCDF-Divisão de Comunicação/DEPATE

SOBRADINHO: Entidades filantrópicas recebem alimentos da agricultura familiar

Associação dos Produtores Rurais de Sobradinho (Aspraf) volta a participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e garante segurança alimentar a 7500 pessoas

Toda semana, nove toneladas de mandioca, 1,4 tonelada de tomate e 1,5 tonelada de pimentão são distribuídos a 51 entidades. São creches, orfanatos, casas de recuperação, asilos e abrigos que recebem alimentos de 68 agricultores familiares da Associação dos Produtores Rurais de Sobradinho (Aspraf). Isso se deve ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), uma modalidade do Fome Zero, do governo federal.

A Associação voltou a participar do Programa em março e espera aumentar a variedade de produtos para o Programa. “Queremos incluir a banana, o repolho, jiló e muitos outros, mas depende da melhor organização da logística, já que são produtos mais sensíveis e precisam de mais cuidado”, explica o presidente da Aspraf, Rogério Montenegro. Atualmente, um caminhão da Ceasa/Seapa, com refrigeração, faz a distribuição dos alimentos para as entidades uma vez na semana.

Com o PAA, o esforço do produtor é recompensado. “Sabemos que o tanto que a gente produzir vai vender. Não há perdas de produto e é dinheiro certo. Não corremos o risco de vender para um atravessador e não ser remunerado”, diz Oziel de Paulo Rodrigues, agricultor familiar do assentamento Fazenda Larga. Atualmente, na modalidade de compra com doação simultânea, cada produtor pode receber até R$ 4.500,00.

Para Oziel, outra vantagem do Programa é o estímulo ao associativismo. “O PAA incentiva a nos organizar. Quando a gente se junta, fica melhor para todo mundo”, afirma.

No DF, o Programa é coordenado pela Secretaria de Agricultura e executado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão RUral (Emater-DF). Os produtores que quiserem participar do Programa, pode buscar informações nos escritórios locais da Emater-DF.

fonte EMATER-DF
(61) 3340-3002
www.emater.df.gov.br

EDUCAÇÃO: Convite aos sobradinhenses


(*)Click na foto para melhor visualizar as informações...

GDF prepara licitação de novas linhas de ônibus


O secretário de Governo do GDF, Paulo Tadeu, anunciou no Globo Comunidade que o GDF já está preparando a licitação para novas linhas de ônibus no Distrito Federal. Ele justificou a demora dizendo que não se pode mudar todo o sistema de transporte “da noite para o dia”, pois é uma coisa complexa.

O tema já foi tratado na Câmara Legislativa do DF, quando os parlamentares debateram com o secretário de Transportes, José Walter Vasquez, o Plano Diretor de Transportes Urbanos e Mobilidade do DF e Entorno (PDTU). Os distritais pediram ao representante do Executivo atenção para a necessidade de realizar licitação para os permissionários.

O líder do Bloco PT/PRB, Chico Vigilante disse que “o caos já está estabelecido nas vias de circulação do DF, resolver a questão da mobilidade é um desafio gigantesco, mas podemos começar com a licitação de todas as linhas de transporte". Vigilante lembrou que a população está refém do sistema.

Já o deputado distrital Agaciel Maia (PTC) criticou o sistema atual: "Para irem ao trabalho e voltarem para casa, muitos levam entre 3h e 4h, o que é absurdo". Maia disse que as vans tiveram circulação proibida e isso, ao invés de melhorar, piorou a situação.

A necessidade de fiscalização do sistema foi outra questão apresentada. O deputado Wasny de Roure (PT), líder do governo na Casa, classificou a atividade como essencial e sugeriu que a mesma poderia ser feita pela própria Agefis.


Fonte: Estação da Notícia

domingo, 17 de abril de 2011

COMÉRCIO: Venda de Ovos de Páscoa no Distrito Federal deve crescer 8% em 2011



No Distrito Federal, ao menos 1,7 milhão de ovos de chocolate devem ser vendidos na Páscoa deste ano. Essa é a previsão do Sindicato do Comércio Varejista do DF. De 2009 para 2010, as vendas desse produto aumentaram 7%. O sindicato estima que o faturamento aumente 8% este ano.

Os consumidores podem encontrar diversas opções de ovos de Páscoa no mercado. Os menores e mais simples, começam com o preço de R$ 4,00. Já os ovos com recheios e brinquedos dentro podem chegar a R$ 800,00.

De acordo com o presidente do sindicato, Edson Castro, o crescimento das vendas acontece devido ao aumento da quantidade de lojas especializadas em chocolate. “O produto está mais acessível e as classes C e D também têm possibilidade de comprar. Há vendas de ovos de Páscoa tanto em supermercados pequenos, quanto em hipermercados”, disse Edson.

As vendas, em todas as lojas do Brasil, devem envolver 28 mil toneladas de chocolate. O sindicato afirma que a forma de pagamento mais utilizada para esse tipo de compra é o cartão de débito, com 68% da preferência.

fonte Sindivarejista/CB - foto Junior Nobre

PROGRESSO E EXCLUSÃO


* Joel Pires

Copérnico1 inaugurou a modernidade. Esse cientista, autor da teoria do Heliocentrismo, rompeu com a tradição milenar da cosmologia aristotélica. A Terra não é mais o centro do universo. "Nem o homem!" E agora? O que fazer com nossa vaidade? Aonde nos leva a presunção? Que caminhos a humanidade percorre? O progresso tecnológico e científico é um atalho seguro? O que nos reserva o futuro? Nossos olhos já se abriram? E, se sim, o que nos ilumina?

Indagações, questionamentos: a dúvida pode ser a resposta para as questões da atualidade. Um leque de opções se abre à nossa frente. Liberdade é o que nos apresenta. Escolhemos a todo instante o rumo a seguir e nem nos damos conta da importância desse processo. O poder está em nossas mãos, mas é necessário exercitá-lo. A democracia é o instrumento que nos garante a decisão. Assim, a capacidade de escolha é nossa conquista e responsabilidade.

Carta, telégrafo, telefone, televisão, computador, fumaça. O papel, a máquina e o fogo estão à disposição de todos. Fogo simbólico, é bom esclarecer. Metaforicamente, a fumaça chama a atenção. O mundo tem acesso aos meios de comunicação. No entanto, não é raro o isolamento e a segregação. Temos espaço e voz. Entretanto, às vezes nos calamos. O silêncio também comunica. Calar-se pode ser a resposta diante do inexplicável, da tragédia, do desatino. Todavia, a injustiça se prolifera diante da resignação. A manifestação é nossa obrigação, e não apenas escolha. É preciso conversar, agir, gritar.

Apesar de todo o progresso que vivemos, ainda se morre de sede, de fome e de dengue. Virar uma tampa e impedir o acúmulo de água é uma ação tão importante quanto uma descoberta científica. Evitar uma morte é tão valioso quanto formar um doutor. Mas há doutores se negando a salvar vidas! Uma consulta médica, dependendo da especialidade, pode ultrapassar trezentos reais por alguns minutos de atendimento. E se o especialista for renomado, haja cifra! Sobrevive quem pode pagar.

A ironia é que os melhores médicos estudaram em universidades públicas, custeadas por nós. Aquele que morre no corredor, esperando atendimento ou equipamento, pagou o profissional que seleciona sua clientela. Essa seleção não segue o critério da preservação da vida humana, mas se dá na lógica do lucro.

Que ciência é essa que se constrói com base na exclusão?
1- Segundo a Wikipédia, Nicolau Copérnico (Toruń, 19 de Fevereiro de 1473 — Frauenburgo, 24 de Maio de 1543) foi um astrônomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.

(*) Joel Pires é colaborador do Jornal de Sobradinho/ foto google images.

sábado, 16 de abril de 2011

DEU NO CORREIO BRAZILIENSE: Gasolina chegará aos R$ 3,03 a partir de segunda-feira


A moradora de Sobradinho Viviane Serra decidiu que o carro ficará na garagem. Para ir ao trabalho, pegará carona na moto do marido

Gasolina chegará aos R$ 3,03 a partir de segunda-feira. Distribuidora comunica aos postos que o derivado de petróleo terá aumento de R$ 0,09. Nas bombas, preço do litro ao consumidor final sobe a partir de segunda

* Mariana Branco

Para quem depende de carro ou moto para se locomover pelo Distrito Federal, o pior pesadelo se confirmou. A partir de segunda-feira, a gasolina nas bombas chegará aos R$ 3. Proprietários de postos de combustível afirmaram ter recebido ontem circular interna da BR Distribuidora — o braço comercial da Petrobras — anunciando que o derivado do petróleo passará a custar R$ 0,09 extras aos revendedores. O valor cheio deve ser repassado ao consumidor, fazendo com que o preço atual, que é R$ 2,94 na maioria dos postos, chegue a R$ 3,03.

De acordo com os empresários, o valor maior será cobrado deles a partir de hoje. Eles afirmam, no entanto, que vão segurar os preços enquanto houver estoques antigos. Por isso, o reajuste somente atingirá o bolso do cliente após o fim de semana. Novas elevações não estão descartadas.

As distribuidoras de combustível apontam o álcool como vilão da escalada ascendente de preços. O derivado do petróleo leva 25% de álcool anidro em sua composição. De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom), mesmo com o início da colheita e da moagem da cana-de-açúcar, ainda não houve produção suficiente do biocombustível adicionado na gasolina para que haja um barateamento.

Na última quarta-feira, o presidente do Sindicom, Alísio Vaz, disse que, embora tenha havido recuo no custo do álcool hidratado, utilizado para a fabricação do etanol, o álcool anidro, usado na gasolina, continua subindo de preço. Vaz declarou ainda que o país precisa de políticas de incremento na produção tanto de álcool quanto do derivado do petróleo.

Silêncio
Procurado para comentar o novo reajuste da gasolina, o Sindicom informou, por meio da assessoria de comunicação, que seu posicionamento sobre o assunto permanecia o mesmo. Por esse motivo, nenhum representante da entidade iria conceder entrevista.

O Correio Braziliense também entrou em contato com a assessoria de comunicação da Petrobras, a fim de tentar ouvir a BR Distribuidora. Até o fechamento desta matéria, não houve retorno. Na quarta-feira, a estatal divulgou texto sobre o assunto.

“A entressafra da cana-de-açúcar e fatores climáticos levaram ao aumento expressivo do custo do etanol repassado pelas usinas produtoras, impactando os preços praticados por todas as distribuidoras de combustíveis (…). Isso teve efeito direto no álcool hidratado, mas também na gasolina, que recebe adição de álcool anidro na proporção de 25%. Note-se que o preço da gasolina ainda sem etanol, repassada pela Petrobras às distribuidoras nas refinarias, não sofreu alteração de preço desde 2009”, diz a nota.

A mudança de preço à qual o documento se refere foi uma redução de 4,5% no valor da gasolina há dois anos. Antes disso, a última alta aplicada pela Petrobras foi em 2008, quando houve reajuste de 10% sobre o derivado do petróleo e de 15% sobre o diesel. Entretanto, há ameaça de que o valor do combustível vendido nas refinarias, sem adição de álcool, volte a subir, em razão da instabilidade no Oriente Médio e elevação do custo do barril de petróleo no mercado internacional. Se isso ocorrer, a gasolina vendida no mercado interno corre o risco de ficar ainda mais onerada.

“Não dá para trabalhar mais, não tem previsão”, afirmou Antônio Matias, proprietário da Rede Gasol — que detém um terço dos postos do DF — sobre o novo aumento da gasolina. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis Automotivos e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), José Carlos Ulhôa, também lamentou. “Não vejo um horizonte muito claro. As usinas, as refinarias, são caixas-pretas”, disse. O Sindicombustíveis prevê, entretanto, uma normalização no valor da gasolina a partir da primeira quinzena de maio, época de plena safra da cana.

A secretária Viviane Madureira Serra, 29 anos, adotará uma solução radical para driblar os preços altos. A partir da semana que vem, a moradora de Sobradinho deixará o carro em casa e começará a pegar carona para o trabalho na moto do marido. Andar sobre quatro rodas, só nos finais de semana. Viviane conta ainda que pensa em trocar o veículo 1.0 por um modelo que consuma menos combustível.

Mais imposto
Esta semana, os proprietários de postos do Distrito Federal anunciaram que o álcool recuaria R$ 0,20 nas bombas. A medida adotada pelas distribuidoras, diziam eles, ajudaria a diminuir a pressão sobre o preço da gasolina. Entretanto, o tiro saiu pela culatra. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu que o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) sobre o etanol na próxima quinzena terá aumento de R$ 0,14 por litro. Com isso, o recuo no valor do biocombustível deve perder parte do impacto, sendo reduzido a R$ 0,06.

SUSPEITA DE CARTEL SOB INVESTIGAÇÃO
Na terça-feira desta semana, o deputado distrital Chico Vigilante reuniu-se com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para falar dos preços dos combustíveis no DF. Cardozo informou que a pasta tem investigações em curso, em Brasília e no país. No final desta semana, o parlamentar recebeu um documento do ministério dando conta das principais ações. É citada, por exemplo, a recomendação feita em 2004 pelo Conselho Administrativo de Desenvolvimento Econômico (Cade) para que o Ministério Público do DF movesse ação direta de inconstitucionalidade contra a lei distrital que proíbe postos de combustível em hipermercados e shoppings. O Tribunal de Justiça do DF e Territórios negou o pedido do MP. Agora, o Supremo Tribunal Federal deve decidir a questão.

Por Mariana Branco/ foto(Kleber Lima/CB/D.A Press)