Pesquise neste blog

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sociais: Moda & Viola no Trem da Serra









(*)Por João Timoteo
No dia 24.02, a FEICOTUR com o apoio da ACIS e da FACIDF realizou lá no Restaurante Rural Trem da Serra, o tradicional evento e desta vez , o homenageado foi o Banco do Brasil (Agência da Quadra Central). Dentre as mais altas personalidades sociais, estiveram presentes, representando a Entidade homenageada, o Sr. Luciano Nóbrega Queiroga, Superintendente, o Sr.José de Oliveira Beltrão Gerente da Ag. Sobradinho e a Sra Luiza Coelho da Silva, Gerente de Contas, que foi contemplada com um lindo buquê de rosas e aplausos dos presentes. (VEJA A ACIMA ALGUNS REGISTROS DO ACONTECIMENTO por ordem: (A,B,C,D,E,F,G e H))

Foto ”A” José Beltrão Gerente, Luiza Coelho-Gerente de Contas e Luciano Nóbrea Superintendente do Banco do Brasil, acompanhados pela Jóvem Géssica Secretária da ACIS.
Foto “B”- Rafaela da Adm.Regional, Amanda Miss Sobradinho 2010 e Jair Presidente da FEICOTUR, idealizador do grande evento
Foto “C”- Jorge, Gerente de Agricultura e Tânia Gerente Social da Administração de Sobradinho
Foto “D”- A Professora Edvalda e sua turma da Regional de Ensino.
Foto “E”- A elegante Rosa(Lete) da CIAPEL com o “seu” Reginaldo, acompanhados pelo Tião Bacana (Loja Bambata)
Foto “F”- Tião Bacana (Lojas Bambata), Uilson Mazza e Élisson Moncaio da Elétrica Tamoio. É só alegria.
Foto “G”- Presença marcante da ACIS, através do seu Presidente Antero (Nando) da Pão de Sal
Foto “H”- O Mestre Cerimônia Prof. Josias Júlio referenciando as autoridades representativas do Banco do Brasil, aos artistas da Moda & Viola e a grande platéia que curtiu de montão o show da noite.
OBS: Click no centro de cada foto para melhor visualizar a imagem

Pichação é crime e dá cadeia


(*)Por João Timoteo
Um Projeto que estimula e ensina a prática da Arte de Tocar Violão, Grafite e Break-dance, está acontecendo no Ginásio de Esportes de Sobradinho de segunda a sexta-feira. O Projeto Picasso Não Pichava da Secretaria de Segurança Pública Núcleo de Sobradinho está aguardando você para o agito da Dança, do Violão e do Grafite. As inscrições estão abertas. Ligue 3591-4100 ou dirija-se à Secretaria do Ginásio de Esportes de Sobradinho
“NÃO PICHE, ESTA ATIVIDADE EXCITANTE É CRIME E DÁ CADEIA”

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Talvez Você Não Saiba


Talvez você não saiba
Mas, esta tarde trouxe uma cascata dourada
de passaradas em revoadas
num lindo cenário, cruzando o céu azul.

Talvez você não saiba
Mas, a noite anuncia a chegada de sonhos
e estrelas prateadas, vestidas de esperança
abrangendo do norte ao sul.

Logo, logo será madrugada
e novamente a alvorada
a espera de novos brotos
brotos novos de amêndoas e romãs.

E eu, só por isso sou feliz!
Só por isso...

(*) Por Arnalda Rabelo
Empresária e moradora de Sobradinho

A saga de um democrata


(*)Por Paola Lima/Blog da Paola

Primeiro suplente da coligação do Democratas na Câmara Legislativa, Raad Massouh nunca conquistou a confiança irrestrita do Buritinga. Convocado por várias vezes para assumir o mandato - por força da licença de democratas que assumiam o governo - o distrital nunca era contado como voto certo para o governo nas votações da Casa. Em meio à crise desencadeada pela Caixa de Pandora, Raad chegou a ser cotado para assumir a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, onde seriam enterrados os pedidos de impeachment do governador, à época ainda em exercício, José Roberto Arruda. Sua primeira declaração à imprensa, prometendo ser imparcial, desagradou o Executivo. E ele foi então devidamente despachado.

Apresentou então um pedido de licença médica que o impediria de assumir - a motivação para a desistência do mandato foi o direito de nomear cargos e mais cargos do governo. Em seu lugar, assumiu o segundo suplente, Geraldo Naves. Este, sim, faria o papel difícil de defender o governo.

O fim da história de Naves todo mundo conhece. Mas assim que a vaga dele ficou novamente aberta - com a prisão - Raad reapareceu na Câmara. Nem chegou a tomar posse - o titular Paulo Roriz, mesmo a contragosto, foi obrigado a retornar ao mandato e assegurar a presença de aliados do governador na Casa. Raad foi mais uma vez despachado. Dessa vez, porém, sem acordos. O democrata não conseguiu disfarçar a mágoa. A muitos aliados, disse estar prestes a desistir da carreira política. Ao blog, chegou a dizer que “se soubesse como essa Casa funcionava, nunca teria entrado por aquela porta”. Apesar disso, continuou freqüentando as reuniões e encontros da base governistas durante toda a crise.

Na próxima terça-feira (2), quando a renúncia de renúncia de Leonardo Prudente for oficializada, Raad volta novamente à Câmara. Desta vez, porém, como dono absoluto do mandato que herdou. Poderá agora mostrar de que lado estava.

NR: É importante registrar que o trabalho de base na cidade satélite de Sobradinho-DF feito pelo Raad Massouh e sua equipe é primoroso. Sua determinação assemelha-se a sua vontade política de ingressar na CLDF como titular da cadeira de Deputado Distrital. Vejamos o que acontece até as eleições de outubro desse ano.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pop Show da Serra na Fercal com Jofre, Alain e Rose Maria

Nesta sexta-feira, a partir das 19 horas vai acontecer um novo projeto cultural com entrada franca na praça central da região administrativa da Fercal. O projeto musical Pop Show da Serra, com a participação dos artistas Jofre Maruim, Alain Bahia e Rose Maria tem o patrocínio do FAC, da Secretaria de Cultura do DF.

O Pop Show da Serra foi criado para resgatar artistas de sucesso da musica popular brasileira da primeira geração de cantores de Sobradinho, tendo como convidados artistas da nova geração com novos estilos.

Nesta primeira apresentação estão participando os artistas Jofre Maruin e Alain Bahia e como convidados da nova geração a dupla Rony e Renato que farão uma apresentação acústica.

A importância do Pop Show da Serra é levar a musica brasileira para regiões menos favorecidas com projetos culturais para a realização de intercâmbio cultural para a valorização dos artistas brasilienses que fazem sucesso em outras regiões brasileiras e as vezes não são conhecidas em sua própria cidade.

A administração da Fercal ultimamente vem incentivando a permanência de shows culturais para atender a demanda de sua população que lotam as praças públicas para prestigiar seus artistas.

A musica popular brasileira é o maior enfoque neste projeto por reunir cantores profissionais de gerações diferentes com musicas que atendem várias faixas etárias da comunidade.

O Pop Show da Serra terá mais duas apresentações na região de Sobradinho. A cidade de Sobradinho II receberá o projeto em março com a participação da cantora Rose Maria entre outros convidados, e a de Sobradinho em abril com Alain Bahia e um convidado especial.

Jofre Maruim é o artista principal deste projeto que teve a preocupação de convidar outros artistas de seu segmento musical para engrandecer a importância do evento com artistas profissionais que já possuem uma trajetória na musica brasileira.

Jofre Maruim é um artista de Sobradinho que tem seus fãs e verdadeiros amigos. Ele é natural de Maruim Sergipe e se dedica à composição musical desde 1979, e participou do primeiro festival de musica do Gama em 1985.

Jofre Maruim dedicou o seu primeiro CD, denominado “Céu de Manuel” em homenagem ao seu pai Manuel Raimundo que sempre o incentivou a continuar no mundo musical.

O seu primeiro CD também foi patrocinado pelo FAC que foi lançado na Sala Martins Penna, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, com a participação do cantor Renato Matos. A sua atuação na música popular brasileira é rica pela autenticidade em sua criação musical e pela interpretação das mesmas e a de seus contemporâneos.

Além de cantor, Alain Bahia é compositor e cultua a musica popular brasileira desde a década de setenta. A dupla Rony e Renato é conhecida na cidade e realiza shows nas cidades do entorno do DF. Colaboração: Toninho de Souza.

Fonte (*) Blog do Jornalista Tarcísio Pádua ( aliastpadua )

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

GDF suspende contratos temporariamente


Governador em exercício Wilson Lima pede à conselheira Anilceia Machado, presidente do Tribunal de Contas do DF, agilidade na auditoria dos contratos com empresas citadas em inquérito. Pagamentos só serão liberados após avaliação do tribunal/Foto: George Gianni

O governador em exercício Wilson Lima determinou nesta quarta-feira (24) a suspensão preventiva de todos os pagamentos relativos a contratos firmados entre o GDF e empresas citadas no inquérito da Operação Caixa de Pandora, que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A decisão foi comunicada ao secretário de Fazenda, André Clemente, e deve valer até que o Tribunal de Contas do DF (TCDF) conclua a auditoria – já em fase final – que vem fazendo sobre os contratos.

Durante encontro nesta tarde com a presidente do TCDF, Anilceia Machado, Lima pediu agilidade na auditoria. Os contratos suspensos só devem ser liberados após o aval dos conselheiros do tribunal. “Ressalto que as eventuais orientações advindas das análises que estão sendo feitas serão de máxima valia para que a administração pública do DF possa nortear sua conduta em relação aos fatos constantes do já citado inquérito”, explicou o governador em exercício no pedido entregue a Anilceia.

(*) Por Thássia Alves - Agência Brasília

Invasão de Privacidade

Um alerta a quem tem telefone em casa mas não gosta de divulgá-lo. Uma lista com dados de assinantes da Br Oi, antiga Brasil Telecom, está sendo vendida na cidade sem autorização dos próprios assinantes. As informações, provavelmente vazadas de forma irregular, incluem nomes, endereços e telefones celulares e residenciais. O problema veio à tona quando a testemunha de um assassinato - que há algum tempo tem endereço e telefone proibidos pela Justiça de serem divulgados em listas telefônicas ou serviços de auxílios à lista, por ter sido ameaçada de morte - descobriu que seus dados foram revelados. Agora, pretende acionar a Justiça para resolver o problema.

(*)Fonte: blog da Paola Lima

Jurisprudência do STF ordena eleição indireta em 30 dias

Segundo a Constituição Federal, Wilson Lima tem 30 dias para convocar eleições indiretas ao GDF.
Decisão unânime do Supremo Tribunal Federal na Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) nº 2709, em 2006, obriga os Estados a realizarem eleição indireta no caso de vacância nos cargos de governador e vice em fase final do mandato, como no DF. É o que dispõe o artigo 81 da Constituição. Assim, o presidente da Câmara deve ser obrigado a convocar eleição indireta em 30 dias, no DF.
(*)Fonte: Blog do Azul/ Claudio Humberto

A visão do PT

O cenário é bom para o PT. A chapa vitoriosa no primeiro turno nas últimas eleições, de José Roberto Arruda e Paulo Octávio, está fora de combate e a permanência do governador em exercício, Wilson Lima (PR), à frente do Executivo garante um cargo estratégico para o partido: a presidência da Câmara Legislativa. Enquanto durar a interinidade de Wilson Lima, o deputado distrital Cabo Patrício (PT) ficará à frente da Casa, com o poder de apressar ou retardar se quiser — a tramitação de projetos de lei, os processos contra parlamentares e os pedidos de impeachment contra Arruda. “Tudo o que eu puder fazer para dar celeridade aos procedimentos de fiscalização do governo, farei”, promete Cabo Patrício, que chefiou interinamente o Legislativo entre dezembro e fevereiro, devido ao afastamento do então presidente Leonardo Prudente.
Nesta noite, a executiva regional do PT vai dizer como será o comportamento do partido diante da administração de Wilson Lima. “Somos oposição e não vamos dar sustentação ao governo, até porque temos preocupação sobre as chances reais de Wilson Lima conseguir administrar o DF, diante de tantas denúncias”, afirma o presidente do PT-DF, Roberto Policarpo. O líder da bancada do PT na Câmara Legislativa, Paulo Tadeu, garante que não há chance de aliança em nome da governabilidade: “Nosso foco é outro. São os processos de investigação contra deputados, de impeachment e a CPI”. O partido deverá permanecer na oposição ao governo, mas discretamente torce pela manutenção da atual situação, ou seja, pela permanência de Wilson Lima à frente do GDF.

Cenários
O novo governador em exercício tem bom trânsito entre os petistas e não é considerado um potencial adversário nas próximas eleições, caso se firme como chefe do Executivo e resolva concorrer à reeleição. Esse cenário também é melhor do que a decretação de uma intervenção federal no DF, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá nomear um governador para mandato tampão, conforme pedido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel. Petistas temem o desgaste da medida nas eleições, numa eventual dificuldade de o interventor escolhido por Lula em administrar o DF num momento de crise institucional.

Petistas também temem a mudança da Lei Orgânica do DF para adequar as regras à Constituição Federal e permitir que a Câmara Legislativa autorize a realização de eleições indiretas para a escolha do novo governador (leia matéria abaixo). Nesse caso, o resultado da escolha não prestigiaria o interesse da legenda, que é minoria na Casa.

Preso há 13 dias na Superintendência da Polícia Federal (PF), o governador afastado José Roberto Arruda insiste em dizer que não vai renunciar ao cargo. Mas a aposta no meio político é de que ele não terá condições de reassumir o comando da administração local. Mesmo que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida liberá-lo na sessão de amanhã, Arruda poderá passar pouco tempo no cargo, já que os pedidos de impeachment contra ele tramitam agora em ritmo acelerado.

O relator do caso na Comissão Especial, o deputado Chico Leite (PT), já anunciou que apresentará ainda esta semana seu parecer sobre a admissibilidade do processo. Em até 50 dias, o processo por crime de responsabilidade contra Arruda deverá estar aberto e não haverá mais possibilidade de renúncia. Por isso, o governador terá de tomar uma decisão sobre enfrentar a investigação e correr o risco de ficar inelegível até 2019.

(*)Fonte: Do Correio Braziliense/Blog da Paola

Roriz diz estar indignado


É tão escandaloso, fico numa indignação, fico numa vergonha, meu Deus do céu, como pode chegar nisso aí?”, questiona Joaquim Roriz em anúncios no rádio e na TV, em sua primeira declaração sobre o caso. Para ele, uma intervenção não é a solução para a crise e seria “traumática”. Ex-governador do DF e líder nas pesquisas após o estouro do mensalão do DEM, Roriz renunciou ao mandato de senador em 2007 para não ser cassado devido a denúncias de corrupção

(*)Fonte: blog da Paola/ Folha de São Paulo /Foto Sheyla Leal

Duilio Canedo é o novo diretor da ESPAM-Projeção


Por Conrado Vitali/Assessoria de Imprensa

Assume oficialmente a direção admnistrativa da ESPAM-Projeção nesta quinta-feira,25, o administrador de empresas Duilio Reis Canedo. Com mais de 20 anos de experiência na área, Canedo foi diretor das Faculdades NDA/FACNET (hoje Anhanguera) em Taguatinga (DF). Atualmente desenvolvia suas atividades profissionais como executivo do Grupo Anhanguera em São Paulo (SP). Duilio Canedo volta a Brasília para assumir a direção administrativa da ESPAM-Projeção. Ele substitui o professor José Sérgio de Jesus, que depois de 7 anos à frente da ESPAM, tornou-se diretor acadêmico das unidades de ensino superior do Grupo Projeção.

Posse

A cerimônia de posse do novo diretor administrativo, de acordo com o professor Márcio Dias, assessor da presidência do Projeção, deve ser realizada no final da tarde desta quinta-feira,25, às 17h30, no edifício-sede do grupo, em Taguatinga.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Novo governador interino do DF diz que não fará ‘mudanças bruscas’


Presidente da Câmara assume governo após renúncia de Paulo Octávio.
Ele diz querer ser instrumento de transição entre governos eleitos.

"Assumo interinamente o governo do Distrito Federal no momento mais delicado de nossa ainda curta história política. Não escolhi estar nessa posição não a almejei, mas não posso fugir à responsabilidade e ao dever de assumi-la" declarou Wilson Lima.

Por Rafael Targino/G1, em Brasília

Lavanderia distrital após renúncia


Assim que o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Cabo Patrício (PT), leu a carta de renúncia do governador interiro do DF, Paulo Octávio (sem partido), esquentou a discussão entre os deputados distritais governistas e da oposição.

A deputada Eliana Pedrosa (DEM), aliada de Octávio, saiu em defesa da renúncia do ex-governador. “Ele fez um gesto maior em nome de toda a população do Distrito Federal”, disse ela, acrescentando que ele deixou o cargo por falta de apoio de seu partido, o Democratas, e de outras legendas.

Em seguida, o líder do PT, Paulo Tadeu, oposicionista, rebateu os elogios da democrata ao ex-governador e cobrou que não haja desvio do foco na crise política. Pedrosa chegou a elevar o tom com outros parlamentares em Plenário enquanto distritais discursavam no microfone.

(Por: Carolina Pimentel – texto/Agência Brasil)

Fercal ganha centro de assistência social



Moradores da Fercal ganham o primeiro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região. Foto: Roberto Rodrigues


Unidade vai levar atendimento à comunidade carente. Equipe formada por assistentes, agentes e educadores sociais, psicólogos e pedagogos levará orientação à população

Nesta terça-feira (23) foi inaugurada na Fercal o primeiro Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região. O núcleo vai levar à comunidade local atendimento social e assistencia, conduzido por uma equipe formada por assistentes, agentes e educadores sociais, psicólogos e pedagogos. Coordenada pela da Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest), a unidade será uma referência para orientar os moradores sobre os programas sociais do governo, além de oferecer praticas esportivas, de cidadania, trabalho e longevidade.

A coordenadora do Cras da Fercal, Fabiana Nascimento, explica que a unidade vai beneficiar os moradores da localidade rural, que antes precisavam se deslocar até Sobradinho I para receber atendimento. “Trouxemos o serviço para a nossa comunidade que é muito carente. Muitos nem tinham condições de se deslocar para a cidade”, explicou.

O líder comunitário Francisco Oliveira comemorou a implantação do núcleo. “Esta foi uma ótima iniciativa do governo. Além de a assistência chegar aos moradores, aqui os jovens terão atividades para saírem da ociosidade”, disse.

Para o administrador de Sobradinho II, Osmar da Silva Felício, a chegada do núcleo será importante para a comunidade. “Esta era uma reivindicação antiga dos moradores. Agora os benefícios sociais do governo vão chegar à região. Nossa expectativa é atingir 12 mil pessoas, atendendo cerca de quatro mil famílias locais”, afirmou.

Segundo a deputada distrital Eliana Pedrosa, ex-titular da Sedest, o Cras representa um espaço de referência para a comunidade buscar orientação e proteção dos direito sociais. “O governo quer chegar perto das comunidades e esses centros são modelos de projeto de atendimento assistencial”, disse Pedrosa. Ela ressaltou que a inauguração do centro mostra que o GDF está funcionando normalmente.

Fabiana Bandeira – Agência Brasília

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

EDUCAÇÃO: Secretaria de Educação oferece bolsa de línguas

Convênio entre SEDF e Aliança Francesa possibilita aos estudantes da rede estudar francês gratuitamente. Inscrições vão de 24 a 26 de fevereiro

As bolsas de estudos são para alunos com, no mínimo, 11 anos, que estão cursando a 5ª série ou 6º ano do Ensino Fundamental, e no máximo a 2ª série do Ensino Médio
Alunos da Rede Pública do Distrito Federal, do Ensino Fundamental, Médio e EJA, podem estudar francês na Aliança Francesa como bolsistas da Secretaria de Educação (SEDF). As inscrições serão de 24 a 26 de fevereiro na secretaria nas filiais de Brasília e Sudoeste.

Os interessados precisam apresentar uma declaração oficial da escola em que estão matriculados, um documento de identificação e uma foto 3x4.
As bolsas de estudos são para alunos com, no mínimo, 11 anos, que estão cursando a 5ª série ou 6º ano do Ensino Fundamental, e no máximo a 2ª série do Ensino Médio. O número de vagas depende da disponibilidade nas turmas.

As aulas serão ministradas a partir de 1º de março, nas segundas e quartas-feiras, e nas terças e quintas-feiras, nos horário das 7h às 9h; 9h às 11h; 14h às 16h; e das 16h às 18h.

Alunos com conhecimento em francês podem agendar um teste de nivelamento. As bolsas são válidas até o aluno completar a 3ª série do Ensino Médio. No entanto, os bolsistas só poderão ser reprovados ou solicitar trancamento uma única vez.

Serviço
Filial Brasília: Av. w4 – EQ 708/907 Sul, Lote A, Brasília - Tel.: (61) 3262-7600
Filial Sudoeste: CLSW Quadra 301 bloco A loja 86 - Ed. Espaço Vip - Tel: (61) 3344 6880

Com informações da Secretaria de Educação

Esporte: Home Center Rezende apoia o evento 80Km Pedal na Serra



OBS: Click na foto para melhor visualizar as informações do Folder!

Marketing & Publicidade: Vamos tomar umas? Por Emerson Silva - Publicitário & Blogueiro

video

OBS: Se beber não dirija!

Utilidade Pública: Equilíbrio na atividade física


Atividade física, alimentação e descanso estão diretamente ligados. Profissionais da área de saúde garantem que os três elementos devem estar em equilíbrio para que se alcance um bom condicionamento físico

Enganam-se aqueles que acreditam que, para manter a boa forma, o essencial é a disciplina na hora da malhação. O alcance do condicionamento físico e o ganho de massa muscular envolvem muito mais do que horas na academia. A alimentação feita antes e depois do exercício físico, bem como o descanso muscular, são aspectos que merecem atenção redobrada quando o assunto é cuidado com o corpo.

A boa orientação antes do início de qualquer atividade física é de extrema importância na busca pelo equilíbrio entre esporte, alimentação e descanso. Com foco no respeito ao próprio corpo, o indivíduo evita correr riscos aos quais alguns atletas costumam se submeter. O professor da Unique Fitness, Marco Paulo Paoli, defende o balanceamento entre os três elementos. “Na malhação, a alimentação surge como complemento do trabalho e o sono como restaurador”. O professor ainda destaca que, apesar destes três pontos estarem interligados eles interferem diretamente no alcance do condicionamento físico, não há como ir além do limite de cada corpo.

A busca da integração entre esses elementos parte da boa alimentação antes da prática desportiva. Segundo a nutricionista Simone Rocha, o ideal é o consumo de alimentos à base de carboidratos num período de, no máximo, duas horas antes do início da atividade física. “Se a pessoa estiver se alimentado em um espaço de tempo maior do que este, não terá energia suficiente”, afirma a nutricionista. Ela também ressalta a importância de se consumir alimentos leves quando a alimentação ocorre pouco antes da prática física. Exemplos de produtos de fácil digestão são as barras de cereais, frutas, biscoitos e sucos.

Para que haja ganho da chamada massa magra, a massa muscular, é importante que após a atividade física ocorra ingestão de alimentos à base de proteínas. Isso porque o crescimento muscular necessita da síntese de proteína. “É necessário que esta alimentação ocorra o quanto antes. Pode ser uma refeição tradicional ou algo mais leve, mas que contenha, também, vitaminas e minerais”, enfatiza Simone.

O outro aliado da prática esportiva é o sono. Sendo este o momento em que o corpo se recupera das microlesões comuns a qualquer tipo de esforço físico, representa um ciclo que, além de afetar a realização das atividades físicas, é diretamente influenciado por elas. Este mecanismo ocorre pelo fato do sono estar ligado ao funcionamento hormonal do organismo, o que acaba por afetar todo o cotidiano de cada pessoa. Assim, o praticante de atividades físicas deve estar atento até mesmo aos horários em que realiza seus exercícios. Evitar exercícios pesados poucas horas antes de dormir, por exemplo, é uma forma de prevenir dificuldades na hora do sono.

De acordo com Marco Paulo Paoli, o organismo utiliza o sono como forma de se recuperar do cansaço. Segundo ele, o sono está ligado às condições biológicas do indivíduo, porém moldado por imposições de horários da nossa sociedade, como a hora de acordar. Desta forma, cada pessoa é regida por um ciclo, que por sua vez, é constituído pela integração de diversos hormônios. “Isso faz com que cada organismo realmente seja único, o que torna impossível determinar o ideal de sono diário para todos”, esclarece Marco Paulo. A quantidade de horas dormidas pode, portanto, variar entre as pessoas. Mas o condicionamento físico de cada um é seguramente afetado pelo grau de satisfação que se possui em relação ao sono.

O equilíbrio entre atividade física, alimentação e descanso se dá de forma integral na busca por um bom condicionamento físico. De acordo com os profissionais da Nutrição e da Educação Física, é impossível afirmar qual se sobressai nessa balança. “Esses três elementos funcionam como a base de um tripé, devendo ser analisados em conjunto e com a mesma relevância”, garante Simone Rocha.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Todo dia é a mesma coisa...



Não tem muito tempo que foi construída novas paradas de ônibus na avenida 4/5 que interliga as quadra 6 /8 & 5/7 de Sobradinho. Certamente deve ser uma demanda das vans que atendem aos usuários. Fico apenas me perguntando se houve um estudo da engenharia de trânsito do DF, para afixar tais paradas em locais duvidosos sem espaço para entrada e saída dessas vans. Moradores do Edifício Lê Premier e comerciantes da quadra quadra 6/8 presenciam de camarote, diariamente, uma quantidade de pequenas colisões por conta da ausência de sinalização, faixa de desaceleração e etc... É um verdadeiro transtorno que precisa ser coibido urgentemente. Só lembrando que no local exite muita poluição visual, como placas de publicidade em excesso, parada de ônibus, uma faixa de pedestre, um quebra mola, uma entrada e saída de veículos do conjunto A da quadra 6 e um balão. Tem muita coisa que precisa ser refeita rapidamente, para melhor atender a comunidade...

OBS: Click na foto para melhor visualizar a imagem! ( Essa foto foi produzida por Júnior Nobre as 14h20min do domingo 21/2/2010).

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Utilidade Pública: CONVITE

Você já ouviu falar do projeto Social chamado Fênix?
Psicólogos e profissionais habilitados tem feito um trabalho em prol de adolescentes em situação de risco e em conflito com a lei. Esse projeto ocorre no espaço do COER em Sobradinho-II.

O Projeto Fênix, foi criado especialmente para adolescentes de 12 a 18 anos; residentes em Sobradinho II; Sobradinho I; e condomínios. O Projeto oferece oficinas de hip hop em seus cinco elementos, (Mc; break; Grafite; Dj; Basquete de rua); capoeira; kung fu; futebol; música- (aulas de guitarra); filosofia; reforço escolar; terapia comunitária; acompanhamento pedagógico; acompanhamento psicoterápico aos adolescentes e às suas famílias; e acompanhamento do serviço social.
Tudo isso e muito mais!
Venha conhecer a nossa proposta.
Todos os sábados, às 9 horas, no COER, Sobradinho II.

(*)Maiores Informações: Psicóloga-CRP 01/14509 Elen Alves (elenpsi@gmail.com)

Carnaval Automotivo em Maio de 2010



OBS: Click na foto para visualizar e ampliar as informações do folder...

Depois do Canaval o Cinema Premier de Sobradinho é a opção


Confira programação no Sobradinho Shopping - SALA 3 - AVATAR - 20:30

PROGRAMAÇÃO CINEMAS PREMIER SOBRADINHO DE 19 A 25 DE FEVEREIRO DE 2010

SALA 1 - PREMONIÇÃO - DUBLADO - 15:20 - 17:10 - 19:00 - 21:00
SALA 2 - AMOR SEM ESCALAS - 15:40 - 18:15 - 20:50
SALA 3 - ALVIN 2 - 16:30 - 18:30
SALA 3 - AVATAR - 20:30

PROGRAMAÇÃO CINEMAS PREMIER JARDIM BOTANICO DE 19 a 25 DE FEVEREIRO DE 2010

SALA 1 - ALVIN 2 - 16:30 - 18:30 ( de segunda a quinta também as 20:30)
SALA 1 - AVATAR - 20:30 ( de segunda a quinta também as 17:30)
SALA 2 - UMA MÃE EM APUROS - 16:00 - 18:00 somente no final de semana
SALA 2 - CONTATO DE 4º GRAU - 20:00 somente no final de semana

sábado, 13 de fevereiro de 2010

O que abre e fecha neste Carnaval

Segurança
Delegacias funcionarão 24h em esquema de plantão.
Hospitais
A partir de sábado, os hospitais abrirão apenas o setor de emergência. O atendimento ambulatorial retornará na quarta-feira (17) á partir das 14h.
Jardim Zoológico
Sábado (13), domingo (14), segunda (15) e terça (16) o zoológico abrirá no horário normal de funcionamento das 9h às 17h. Apenas na quarta-feira (17) o local estará fechado.
Jardim Botânico
O espaço estará fechado na segunda-feira (15) e na terça-feira (16). Já na quarta-feira (17) o Jardim Botânico abre á partir das 14 horas.
Bancos
As agências não funcionam na segunda-feira (15) e na terça-feira (16) de carnaval. Na quarta-feira (17) o banco abrirá á partir de 12h. O atendimento será normalizado na quinta-feira (18).
(Caesb)
Atendimento de plantão 24h durante todos os dias, pelo telefone 115.
Companhia Energética de Brasília (CEB)
Nos dias 15 e 16, segunda-feira e terça-feira não haverá expediente nas agências da CEB. No dia 17 o horário de funcionamento é das 14h às 18h. Nos Postos do Na Hora entre os dias 13 á 16 não haverá expediente, já no dia 17 abrirá das 13h às 19h.
Plantão de emergência 24h durante todos os dias, pelo telefone 0800 610196. Atendimento ao público volta ao normal na quinta-feira (18).
Metrô
Vai funcionar sábado (13) e domingo (14) das 7h às 19h com a tarifa de R$ 2. Segunda-feira (15), terça-feira (16) e quarta-feira (17) o horário de funcionamento é das 6h às 23h30 com a tarifa de R$3.
Procon-DF
O Procon estará fechado de sábado (13) á terça-feira (16). E na quarta-feira funcionará á partir das 14h.
Sistema de Limpeza Urbana (SLU)
O SLU montou uma operação especial para garantir a limpeza da cidade. Nos locais de festas como Ceilambódromo e GranFolia terão serviço de limpeza durante todo o período do carnaval.
Limpeza Urbana
Haverá coleta de lixo normalmente todos os dias, com exceção, do domingo (14) que terá coleta realizada apenas nos locais de grande geração de resíduos.
Varrição
Não haverá o serviço de varrição no domingo (14) e na terça-feira (16) a exceção dos locais dos eventos do carnaval.

Controle de Qualidade



OBS: A Direção da Panificadora Pão de Sal disponibiliza e-mail através do Blog e Jornal de Sobradinho, objetivando colher informações, para um melhor atendimento a você, cliente amigo de todos os dias. Acesse e deixe sua sugestão ou reclamação. Att: Click na foto para ampliar as informações contidas na foto anexada.

Famílias de Sobradinho e Planaltina recebem cartão social




A família da dona de casa Sueli Soares da Silva, 22 anos, agora tem comida garantida na mesa. A dificuldade em oferecer uma alimentação de qualidade para os dois filhos e o marido, que está desempregado, é coisa do passado. Em janeiro, ela foi uma das 402 pessoas de Sobradinho e Planaltina que receberam pela primeira vez o cartão Vida Melhor, benefício dado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) para famílias carentes.
Sueli disse que os R$ 150 do programa irão incrementar a refeição das crianças. “Esse cartão veio em boa hora. Vou fazer uma boa compra de frutas, verduras e carne”, comemorou. “Meus filhos veem os vizinhos comendo e ficam morrendo de vontade. A única coisa que eu colocava no arroz era salsicha. Agora, vou melhorar a alimentação deles”, completou a dona de casa.
O secretário da Sedest, Edgar Lourencini, participou da entrega dos benefícios na região. Segundo ele, foram distribuídos 68 cartões Vida Melhor para moradores de Planaltina e 34 para Sobradinho. Também foram entregues 300 cartões do programa Pão e Leite para famílias das duas cidades.
Os beneficiados tiveram que cadastrar uma senha de seis dígitos no Banco Regional de Brasília (BRB). O pagamento é retirado nos postos conveniência do banco e estará disponível para saque a partir do dia 17 de março. Antes, no entanto, as famílias receberão uma cesta verde com frutas, verduras e frango.
Atualmente, 130 mil famílias com renda até meio salário mínimo (R$ 232,50) são favorecidas com o cartão social no Distrito Federal. O programa também contempla idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais. O valor do beneficio varia de acordo com o número de crianças na escola. Para famílias com uma criança na escola o valor é de R$130,00, com dois filhos recebem R$ 150,00, e com três filhos ou mais, R$ 180,00.
Já o Pão e Leite ajuda quem tem um filho com dois pães e um litro de leite, diariamente. As famílias com duas crianças ganham quatro pães e dois litros de leite. Aqueles que possuem três filhos são beneficiados com seis pães e três litros de leite. A partir de quatro filhos, as famílias ganham oito pães e quatro litros de leite.

Grêmio Recreativo Bola Preta - Chegou a Nossa Vez !!!



(*)Por João Timóteo
A hora é agora e com muita sabedoria, dedicação e profissionalismo, o Presidente Rone Palas, o Grupo Carnavalesco liderado pelo Maycon Anderson, a Harmonia sob a direção do Gilson Reis, os Mestres de Bateria Marquinhos e Luciano, o Compositor Nêgo, os intérpretes Nêgo, Gilvan, Jamelinha da Mangueira, Humberto, Gil do Banjo, Pablo Palas, demais carnavalescos, colaboradores e os amantes do sanba de Sobradinho vão para a avenida com determinação harmonia e arte, buscarem o título maior do Carnaval do Jubileu de Ouro.

O Bancrévea é Show !!!



(*)Por João Timóteo
Rolando pela Cidade no domingo 07 de fevereiro, a editoria de esportes do Jornal de Sobradinho visitou as bigs áreas esportivas, sociais e de lazer daquele Clube. Mesmo com a ausência do sol, um bom público curtiu de montão as ótimas e bem cuidadas instalações e ainda saboreou a comida gostosa do restaurante do Tarcisio com música ao vivo. A diretoria do Estabelecimento, representada pelo seu Presidente Aclimino, seu Diretor Administrativo Eduardo e seu Diretor Financeiro Horácio, elegantemente recebeu o nosso representante e aproveitou da oportunidade, para chamar as Entidades públicas, particulares, associadas e o povo de Sobradinho em geral, para curtirem as dependências do Clube. Ligue 35914344 informe-se e vá com a sua família deliciarem das maravilhas que são oferecidas.

Literatura - O amor da rússia por Jorge Amado


Pesquisadora mostra como a obra do escritor baiano marcou a literatura estrangeira no país e deu mais humanidade aos russos

(*)Coluna Interseção Textual - Por Joel Pires / Texto: João Campos - Da Secretaria de Comunicação da UnB - Foto: Marcelo Brandt/UnB Agência
Elena defende que a simplicidade de Amado é o trunfo do sucesso


Os meninos de rua da Rússia não são chamados de “moleques” ou qualquer outra expressão no idioma que nomeie os excluídos infantis. Mas, sim, de “capitães da areia”. A expressão, referência à obra do escritor Jorge Amado (1912–2001) sobre garotos abandonados de Salvador, na década de 1930, não é em vão. O autor baiano, comunista declarado, é um marco da literatura estrangeira na ex União Soviética (URSS) e responsável por dar mais “leveza e humanidade ao povo russo”. Amado foi tema de palestra nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, na Universidade de Brasília.

A tradutora e especialista nas relações literárias russo-brasileiras, Elena Beliakova, destaca que a percepção da literatura brasileira pelos russos se divide em três períodos: pré-Amado (1826–1947), durante Jorge Amado (1948–1991) e pós-Amado (1992 até hoje). “A obra de Jorge Amado foi a locomotiva da literatura estrangeira na Rússia. Seus romances, sempre muito populares, e a sua opinião foram, e ainda são, uma referência para os leitores”, comentou ela, durante o evento organizado pela Faculdade de Educação (FE).
O segundo período, marcado pelas atividades literárias e políticas de Jorge Amado durante o regime soviético, foi também a mais rica em produções. Em 33 anos, os leitores russos conheceram a obra de 132 escritores brasileiros. “O interesse por livros brasileiros poderia ser explicado pelo interesse geral pela América Latina durante o período. Mas a quantidade de obras do Brasil sempre chegavam em número duas vezes maior que a de outros países. O responsável por isso foi Jorge Amado”, afirma a professora da Universidade de Tcherepovets.
Até 1991 – ano que marca a derrocada da URSS – Jorge Amado era disparado o autor estrangeiro mais lido na Rússia (hoje só fica atrás de Paulo Coelho). “Mais do que uma referência pelo alinhamento ideológico, Amado chegava ao povo com seus personagens vivos e repletos de sentimentos que não eram encontrados na literatura Russa. A queda do regime socialista, no entanto, também representou uma grave perda cultural”, observa Elena, ressaltando que no período Jorge Amado as tiragens de livros atingiam 1 milhão de exemplares e, hoje, não passam de 50 mil.
PIQUENIQUE – O autor de Dona Flor e seus Dois Maridos, Tieta do Agreste e Seara Vermelha também deu aos russos uma aula de humanidade. “Seus livros tratam de uma celebração à vida, da alegria de viver, de amores irreverentes que, mesmo dando errado, podem ser bons. Esses são sentimentos que não encontramos na literatura russa”, destaca Elena. Para a especialista, a simplicidade de Amado – não encontrada no rebuscamento de contemporâneos, como Graciliano Ramos e Machado de Assis – é o trunfo do sucesso. “Quando leio Jorge, minha alma canta”, afirma Beliakova.
A humanidade transbordante do autor baiano contagiava as pessoas que o cercavam. Segunda mulher e viúva de Luís Carlos Prestes – um dos principais líderes comunista brasileiros –, a baiana Maria Prestes, que também veio prestigiar o evento na UnB, lembra dos piqueniques que ela, aos 10 anos, freqüentava na casa do escritor. “Ia acompanhar meu pai, que também era do partido. Quem teve contato com Jorge não se espanta com tamanha influência fora do Brasil. Ele era de uma solidariedade sem tamanho. Seus livros mudaram minha vida”, comentou a mulher, que aprendeu a ler após o casamento com Prestes.

--
Profª Celina Cassal Josetti
Governo do Distrito Federal
Secretaria de Estado de Educação
EAPE/Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação
Fone: (61) 3901-2381
www.nossalinguaplural.blogspot.com

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Faculdades ESPAM-PROJEÇÃO: reformas vão aprimorar Infra-Estrutura do Campus Sobradinho


Um conjunto de reformas de infra-estrutura vai aprimorar as instalações do Campus Sobradinho para receber os alunos no início das aulas.O Grupo Projeção, novo mantenedor da ESPAM, encomendou a um grupo de arquitetos projeto de melhorias substanciais no edifício que abriga o Campus na quadra 4. A intenção é oferecer maior conforto aos acadêmicos e garantir funcionalidade ao fluxo de alunos, professores e funcionários. "Tudo foi estudado de forma a apresentar aos alunos, no início do ano letivo, uma infra-estrutura que possa refletir a oxigenação de conceitos e o espírito de modernização que caracterizam todo investimento do grupo Projeção", informou a equipe de transição.

Professores Márcio Dias e José Sérgio conduzem transição nas faculdades ESPAM


Os professores Márcio Dias e José Sérgio: transição com perspectivas potenciais a partir da base sólida encontrada na instituição

(*)Por Conrado Vitali/Assessoria de Imprensa

A transição operacional , de infra-estrutura e aprimoramento dos métodos de funcionamento da ESPAM para o modelo de gestão do Grupo Projeção, novo mantenedor da instituição, vem sendo conduzida pelos professores Márcio Dias, Assessor da Presidência das Empresas do grupo ; e pelo professor José Sérgio de Jesus, agora também executivo do Projeção. "À luz da responsabilidade que sempre marcou a história de ambas as instituições temos trabalhado incansavelmente na busca de um modelo que possa oferecer aos alunos - atuais e futuros - uma nova era no ensino superior de Sobradinho; são aprimoramentos importantes que só estão mostrando-se viáveis devido à solidez que encontramos na ESPAM pré-Projeção. Ao conduzirmos um processo de transição a partir de um nome forte como é o da ESPAM é natural que a construção de novas perspectivas torna-se potencialmente mais promissora. Não estamos começando do zero; estamos inovando sustentados por base fundamentalmente sólida, erguida, com sucesso, ao longo dos últimos anos", declararam, em nota conjunta, os coordenadores da transição.

Muita animação para o Carnaval 2010 em Sobradinho II


Local: Praça de Eventos COER em Sobradinho II apartir das 19 horas
(*)Realização : Administração do Sobradinho II
OBS: Click na foto para ampliar as informações contidas no folder impresso

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Utilidade Pública: Doar, Sangue é um gesto de Amor

Disque-saúde:160
Hemocentro de Brasilia, esta precisando de sua ajuda!
Participe, Doar sangue pode salvar vidas
SES-GDF -33274424
www.fhb.df.gov.br

Esporte: 1ª Corrida Serra

Vem aí a 1ª Corrida da Serra, promoção da ACADEMIA RAIA 8. Serão 5km e 10km.
Dia 23/05 às 8h, com saída e chegada no Parque dos Jequitibás. Inscrições em breve.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Jornal de Sobradinho - Edição 214 - Já nas Bancas!


Confira as manchetes do mensário Jornal de Sobradinho:
(*)Peixe /Sobradinho,um show de bola no DF
(*)Grêmio recreativo Bola Preta chegou a nossa vez
(*)O Bancrévea é show
(*)Férias com Pipas por Geraldo Lima
(*)Eppur Si Muove por Joel Pires
(*)Uma Grande reforma na Educação
(*)Fercal e Sobradinho II ganham mais espaço para o Lazer
(*)A enciclopédia virtual Wikipédia faz "referência" leviana sobre Sobradinho...
(*)O que é Hipersensibilidade dentinária? Por Daniel Servado/Prev-Dent
(*)Colocando Sobradinho no cenário do turismo de aventura
(*)Lei do Passe Livre foi sancionada: saiba como participar
(*)Torre Digital será inaugurada dia 21 de Abril
(*)Volta às aulas é na CIAPEL papelaria
(*)Calendário das competições 2010

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Raad Massouh retorna a Câmara Legislativa


Quem retorna a câmara Legislativa é o primeiro suplente do DEMOCRATAS/DF, deputado distrital Raad Massouh. Raad - que havia se licenciado exatamente para deixar a vaga a Geraldo Naves, com perfil mais combativo e ideal para defender o governador José Roberto Arruda nas investigações da Casa - providencialmente, para o governo, decidiu encerrar a licença de 60 dias e substituí-lo. Nos bastidores do governo, sabe-se que a ideia original era manter o democrata Geraldo Naves na Casa o máximo de tempo possível, para segurar a linha de frente governista pró-Arruda. Estudava-se até mesmo uma licença médica ou de caráter pessoal para o secretário de Habitação, Paulo Roriz, titular do mandato ocupado por Naves, para que ele pudesse permanecer na Casa mesmo depois de abril, quando o prazo de desincompatibilização o levaria de volta para a suplência. Mas apareceu todo esse imbróglio do caso do bilhete entregue por Geraldo Naves ao jornalista Sombra e a divergência com o governo Arruda que alega não ter dado bilhete algum a Naves, o que culminou na sua saída e o retorno de Raad Massouh.

Lei do Passe Livre foi sancionada: saiba como participar


Sancionada em janeiro, a lei que estabelece o Passe Livre Estudantil entra em vigor neste mês e vai beneficiar mais de 150 mil alunos em todo o Distrito Federal.
Para o deputado Paulo Tadeu, principal defensor do direito na Câmara Legislativa, esta é uma grande vitória, que irá contribuir para melhorar a formação dos alunos que usam o transporte público. "Com o dinheiro economizado, os estudantes podem, por exemplo, adquirir livros, ir ao cinema, ao teatro, frequentar shows ou participar de outros eventos capazes de contribuir para sua formação cultural", destaca.

Quem tem direito
Estudantes do ensino superior, médio e fundamental da área urbana, inclusive alunos de cursos técnicos e profissionalizantes com carga igual ou superior a 200 horas-aula e alunos de faculdades teológicas ou de instituições equivalentes, que morem ou trabalhem a mais de um quilômetro do estabelecimento em que estejam matriculados. O beneficio será limitado a 54 viagens por mês e por estudante, durante o período letivo.

Cadastro
Os estudantes já podem começar os procedimentos para cadastramento nas unidades do Fácil ou no site da empresa pelo endereço eletrônico www.facildf.com.br
O aluno preenche o formulário que está disponível no site, imprime a ficha e a etiqueta, reúne os documentos necessários e envia a ficha e os documentos por uma agência dos Correios. O estudante poderá escolher a agência dos Correios na qual deseja receber o cartão. O serviço diferenciado terá uma tarifa de R$ 5, mas os alunos pagarão apenas R$ 3,80.
Os estudantes poderão acompanhar todo o processo pela internet.

Postos de Atendimento
- Setor Comercial Sul: Ed. Palácio do Comércio, Qd 02, Bl "B", Térreo, Salas 01 e 02
- Taguatinga: C10 lote 15 loja 01, Taguatinga Centro
- Sobradinho: Quadra Central, Bloco K, Ed. Varandas Shopping – Lojas 18 a 2
- Gama: Terminal Rodoviário do Setor Central do Gama, Lojas 22 a 25

Sobradinhense Paulo Tadeu assume a liderança do PT na CLDF


Nesta semana, o deputado Paulo Tadeu assumiu a liderança do PT na Câmara Legislativa. “Espero trabalhar uma unidade da nossa bancada com a nova direção do partido para construirmos um projeto vitorioso em 2010 para o Distrito Federal”, afirmou o novo líder.
Em 2009, a liderança do PT ficou a cargo da deputada Erika Kokay. "Paulo Tadeu tem uma história em defesa da ética e da população do DF, tenho certeza de que será uma liderança à altura dos anseios da sociedade", disse a deputada Erika Kokay. "No ano passado, a Bancada do PT conseguiu importantes vitórias na Câmara Legislativa, como reajustes de servidores e implementação dos conselhos tutelares. Também lutamos muito pela defesa do Legislativo como poder independente", avalia a deputada.
“A companheira Erika Kokay liderou a bancada como uma guerreira durante o período mais conturbado desta Casa. E o companheiro Paulo Tadeu dará prosseguimento ao trabalho, com coragem, na luta pelo impeachment do governador e pela punição dos parlamentares envolvidos nas denúncias de corrupção”, afirma o deputado Chico Leite. Cabo Patrício, vice-presidente da Câmara Legislativa, concorda: “A deputada Erika Kokay cumpriu seu papel articulando melhorias aos projetos que foram debatidos na Câmara e fazendo oposição ao governo Arruda”, destaca.
Para Cabo Patrício, o deputado Paulo Tadeu terá como tarefa dar continuidade a isso, mantendo a bancada unida especialmente neste ano tão importante, por ser eleitoral. “Além disso, é fundamental destacar o trabalho desenvolvido pela companheira Erika em meio à crise política que se abateu sobre o DF, função que certamente será seguida pelo companheiro Paulo Tadeu. Temos de demonstrar que somos uma alternativa de poder ao que hoje está instalado”, defende Cabo Patrício.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Banheiros públicos já!





Já assistir inúmeras matérias veiculadas pela imprensa, ressaltando a necessidade de uma maior infra estrutura em nossa cidade e na capital do país,quanto a falta de vagas em estacionamentos e de sanitários públicos para os transeuntes.
Sem querer entrar no mérito da questão política em nossa Brasilia-DF, gostaria de sugerir aos nobres governantes e deputados, a execução do que já existe mundo a fora, quanto a uma melhor higienização. É fator de utilidade pública, acreditar achar necessário, banheiros públicos aos moradores e turistas, ainda que sejam químicos.

OBS: Veja nas fotos veiculadas no blog, o que já existe mundo afora e que poderia ser utilizado no centro da capital e em alguns pontos de maior necessidade.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Poesia Sobradinhense: O Amor de Deus


Me impressiona a cada dia mais o amor de Deus
Todas as vezes que volto para Ele o meu olhar,
Ele me surpreende.
É uma espécie de amor incondicional, imutável...

As águas que correm no seu rio saciam a sede da alma
O óleo que é derramado do seu trono tem fragrância de alegria
Me impressiona a cada dia mais o amor de Deus!

Por Arnalda Rabelo - Empresária e proprietária da Engrenagem - Oficina da Moda

Trânsito mata sobradinhense mãe de família


Ana Paula, 42 anos, sobradinhense, casada, mãe, foi seputada ontem no cemitério de Sobradinho em decorrência de trágico acidente de trânsito que a vitimou no domingo dia 31/1 as 14:30hs próximo ao Departamento de trânsito CPRV - avenida que interliga o Colorado aos condomínios do Império dos Nobres, RK e Paranoá .
Pois bem, conheci o casal ainda no início do Jornal de Sobradinho e por coincidência, meses atrás, havia separado uma foto produzida na Boate Castelo para veicular festivamente, fazendo alusão aos 20 anos do Jornal. Na foto específica, produzida em preto e branco pelo fotógrafo Valteni de Souza - Uma das mesas mais animadas,era a de Ana Paula, Lêla e familiares. Certamente Ana Paula deixará saudades!!!

OBS: Ana Paula é a primeira da direita para esquerda ao lado do seu esposo Lêla e familiares...

Culinária & Gastronomia: Com açúcar, com afeto



Torteletes são pequenos pedaços de pecado que caíram na graça do brasileiro


(*)Fotos:ilustrativas

A cultura Francesa para o cardápio brasileiro, as torteletes conquistaram os gostos dos brasileiros e se tornaram os dos doces mais apreciados na cidade. Um a sobremesa feita com massa de açúcar e com recheios variados, tem para todos os gostos, desde os mais tradicionais aos mais exóticos, que segundo especialistas já superaram até os pedidos por brigadeiros.
As Torteletes tiveram origem na França em meados dos anos 1970, quando um famoso chefe recebeu um pedido inusitado da realeza: Preparar minitortas de frutas francesas, para serem servidas individualmente para cada convidado em festa de gala, o pedido foi atendido, dando origem ás tartelettes-ou torteletes,como são conhecidas no Brasil.
Inicialmente as gostosuras eram servidas em recepções de casamentos e coquetéis, mas hoje conquistaram o gosto popular e já são degustadas até me festas infantis.
O doce, que é sucesso no mundo todo, também acabou superando as vendas de outros doces populares, como o brigadeiro. Segundo o chefe de cozinha Francês Daniel Briand, inicialmente as torteletes eram consideradas doces finos, e eram solicitadas apenas para festas mais sofisticada, mas hoje já é um dos mais pedidos nas confeitarias. “Quando cheguei a Brasilia, as torteletes , quase não eram conhecidas. Mas, desde que comecei a prepará-las, não pararam de sair. Hoje ela é, sem duvida, o carro chefe da minha confeitaria”, conta.

Adaptações

A receita das famosas torteletes francesas acabou passando por algumas modificações ao longo do tempo. Entre as mudanças estão os sabores, que ganharam um toque brasileiro. “Hoje já existem até torteletes de rapadura. Uma versão que só é encontrada em território brasileiro”,
Comemora o chefe de cozinha. Também já é possível encontrar a sobremesa feita de frutas exóticas, como de tâmaras- frutas típicas dos países árabes. Mas a grande novidade mesmo são as torteletes salgadas, que recebem o cheiro de pastas de presunto, camarão e dos mais variados tipos de queijos.
Segundo o chefe de cozinha Maria de Fátima Viana- proprietária da confeitaria Morada Mineira e diretora do SIAB- Sindicato da Indústria de Alimentação do Distrito Federal-, as tortinhas são realmente um sucesso de recorde em pedidos. Sua confeitaria chega a produzir mais de 700 tortinhas por semana.
“A tortelete ganhou mesmo o gosto brasiliense. O grande segredo desde sucesso é que essa sobremesa não é muito doce e Possi uma massa extremamente leve e saborosa. Mas o que marca mesmo que ela consegue alcançar todos os tipos de gostos os, até os das pessoas que não apreciam muito os recheios doces”, afirma.
A chefe de conzinha comenta ainda que , além de saborosas, as sobremesa são bem simples de serem feitas e que não exigem nenhum tipo de ingrediente especial. O que facilita ainda mais o seu preparo.”A tortelete é um dos doce mais simples de serem feitos. Possuem uma base de massa amanteigada, um creme de essência de baunilha e uma cobertura- que é feita de acordo com o gosto de cada um”, diz, acrescentando o que o único segredo do prato é o fato com que ele é feito. “Fazer doces é uma arte, e para que eles tenham um gostinho de quero- mais, só é preciso acrescentar uma pitadinha de amor. Pois quando se Faz algo com carinho e dedicação, tudo sai muito mas gostoso” diverte-se. O preço das torteletes varia bastante entre as confeitarias. Na Morada Mineira, por exemplo, as unidade custa R$ 4, e o cento do doce sai R$ 35, em média, variando de acordo com o recheio. Quando o pedido é de frutas exóticas ou castanha o preço é um pouco maior. Mas nada que não compensa o sabor”, brinca a chefe de de cozinha.

Tortelete de chocolate

Massa ( casquinha)

Ingrediente

1 pacote de biscoito maisena sabor chocolate
3 colheres de ( sopa) de manteiga ou margarina
1 colher ( sopa de açúcar)

Modo de Fazer a (casquinha)

Triture o biscoito no liquidificador
Misture com a manteiga e com açúcar
Até ficar homogêneo. Forre as forminhas
(pequenas assadeiras) com massa. Leve ao
Forno por aproximadamente 10 minutos até
Ficar crocante, em temperatura moderada.

Recheio (Mousse de chocolate):

1 barra de chocolate meio amargo (200g)
4 ovos
200g de creme de leite
8 colheres (sopa) de açúcar

Modo de Fazer
(Mousse de chocolate):


Banho – Maria. Enquanto o chocolate derrete
Bata as claras em neve até ficarem firmes.
Acrescente 4 colheres de açúcar e bata mais um pouco
Reserve. Bata as gemas com as outras 4 colheres de açúcar
Até misturar ficar bem clara. Com uma colher, misture o chocolate
Derretido com as gemas batidas. Acrescente o creme de leite e por
Ultimo as claras em neve.Encha as casquinhas com a musse e coloque
Na geladeira enquanto prepara o merengue

Merengue

1 xícara de claras
( aproximadamente 5 calaras)
3 xícara de açúcar
Morango ou cerejas para decorar

Modo de preparo
(merengue)


Em forno baixo misture as claras e o
Açúcar, mexendo sempre, por aproximadamente
2 minutos, até que fique em seguida rapidamente,
Coloque a mistura na batedeira e bata em velocidade
Máxima, até o merengue ficar bem consistente. Na hora
De decorar retires as tortinhas da geladeira, decore com
Gotinhas de merengue e no centro, enfeite com morango
Ou uma cereja.

Tortelete de limão

Massa
25og de farinha de trigo
125g de açúcar
100g de margarina
1 ovo

Recheio
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
2 limões
Raspa de limão para decorar

Modo de preparo da massa

Coloque todos os ingredientes da massa
Refratário e amasse bem até ficar homogêneo
Deixe descansa por 5 minutos. Coloque nas forminhas
E leve ao forno até doura e reserve

Modo de preparo recheio
Coloque no liquidificador o leite
Condensado,o creme de leite e o caldo
De limão bata bem. Coloque o recheio
Sobre a massa. Jogue os raspa de limão
E leve a geladeira

Serviço: Confeitaria Morada Mineira
Quadra 08, bloco 22, lote 11, Loja 01 – Sobradinho-DF
Fone para contato: 3591.8156

Utilidade Pública: O que é hipersensibilidade dentinária?



Por Daniel Servado/ Clínica Prev Dent-Sobradinho/DF
A hipersensibilidade dentinária acontece quando a raiz do dente fica exposta. Uma vez que a raiz é exposta, a camada protetora pode ser facilmente removida, resultando em túbulos dentinários abertos. A dor é causada pelo movimento de fluido nestes túbulos que chegam até as terminações nervosas do dente. Calor, frio, ar e pressão podem causar essa rápida movimentação de fluido nos túbulos, gerando a sensação de dor.
Ignorar os dentes sensíveis, além de lhe privar de um simples sorvete, pode levar a outros problemas bucais. A dor causada pela hipersensibilidade dentinária pode fazer com que você não escove seus dentes adequadamente, aumentando o risco de cárie dentária e doenças gengivais.

Como saber se tenho hipersensibilidade dentinária?
Se você sentir uma dor aguda e de curta duração após a ingestão de alimentos e bebidas quentes ou frias, seus dentes podem estar sensíveis. Mas você não é o único a sentir isso. Este é um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.

Como tratar a hipersensibilidade dentinária
Em primeiro lugar, visite seu dentista para o correto diagnóstico de seu problema bucal. Pergunte a ele quais os produtos mais adequados para a prevenção e tratamento da hipersensibilidade dentinária, além de orientação quanto a correta técnica de escovação, uma vez que a força excessiva na escovação pode ocasionar a recessão gengival, deixando a raiz exposta.

Multa por Irregularidade


No Império dos Nobres, Justiça entendeu que pelo menos 20 construções em área de proteção permanente não podem ficar onde estão

Condomínio de Sobradinho é condenado à pagar R$ 5 mil a cada dia em razão de casas erguidas em áreas ambientais

(*)Por Helena Mader CB/Foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press

A ocupação desordenada e aos danos ambientais causa pela construção do condomínio Império dos Nobres em Sobradinho, podem custar caros ao moradores da região. Por determinação da justiça, o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) atuou o parcelamento e aplicou uma multa diária de R$ 5 mil, que será cobrado até que a comunidade apresente um plano para de demolição das casas irregulares para a recuperação da área degradada. A autuação foi realizada no último dia 11/01 - segunda- feira, mas os moradores do condomínio vão recorrer da decisão. Há cerca de 20 terrenos classificados como área de preservação permanente no Império dos Nobres, todos localizados na Quadra 4. O processo que gerou a condenação do parcelamento é antigo. Em 1992 o Governo do Distrito federal encontrou uma ação civil pública contra Francisco de Souza, que era na época o empreendedor do parcelamento. Só em 2007, saiu a sentença do caso. O juiz Arnaldo Correa Silva, da 4° vara da fazenda Pública do DF, condenou o réu a desobstruir e restabelecer a área de proteção ambiental que se situa no condomínio Império dos Nobres , impondo também a obrigação de se abster de degradar os recursos naturais que a inda restam na área”.
Foi preciso aguardar que o processo tramitasse em julgado para Ibram pudesse cumprir as derteminações judiciais. O Instituto de criminalista da policia Civil também emitiu laudo confirmando os danos ambientais. “Existem causas próximas a nascente contribuídas sobre o solo de verde em terrenos como declividade acima do permitido”,explicou um fiscal do Ibram, que não quis se identificar.Essas áreas tem solo hidromófico, ou seja que acumula água como esponjas. A ocupação e a impermeabilização da terra podem secar as nascentes.
Sem acesso
O Síndico do Império dos Nobres, Ardício da Rocha, deu entrevista ao Correio Braziliense, mas não permitiu o acesso da equipe de reportagem as quadras onde foram construídas casas sobre nascente. Ele destacou que a ação de 1992 é contra o loteador da área, não contra o condomínio. “Vamos apresentar uma defesa administrativa ao Ibram. Não tínhamos conhecimento dessa sentença de 2007 e, agora, fomos pegos de surpresa pelo auto de infração”, afirma Ardício. Ele conta que a comunidade do Império dos Nobres está assustada e com medo ter que arcar com os custos da multa do Ibram “Preparei uma circular para enviar a todos os moradores do condomínio. Mas todos estão muito preocupado com assunto. Toda a administração está mobilizada para resolver esse problema e os moradores esperam que não haja ameaça de derrubadas”, acrescenta.
De acordo com Ibram, a comunidade terá que apresentar um plano com cronograma para remoção das construções irregulares para a mitigação dos danos ambientais. Não há prazo definido para a apresentação deste projeto, mas a multa já está valendo. São classificadas como áreas de preservação permanente(APP) aquelas a menos de 30 metros de córregos ou uma distância de 50metros de nascentes. A legislação ambiental proibe qualquer construção em lotes classificados como APP. Além de punir os responsáveis pelos danos ambientais, a justiça determinou que os réus paguem R$ 50 mil referentes aos honorários da ação, já que o processo demorou quase 20 anos

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Colocando Sobradinho no cenário do turismo de aventura


(*) por Júnior Nobre
O cenário é lindo, muitas chácaras, pequenas propriedades rurais, restaurantes, vilarejos e currutelas bem arborizadas e muito ar puro. Foi pensando em dar visibilidade ao turismo de aventura, que o empresário Cavalcante - proprietário da Bike Mania resolveu vender sua idéia a atletas, moradores, clientes, comerciantes, empresários e políticos da cidade, objetivando elevar o nome de Sobradinho para o Brasil.
Segundo Cavalcante, hoje a realidade figura da seguinte forma: “Precisamos de mais apoio dos empresários e moradores da cidade. Sobradinho cresceu muito e tudo o que é feito aqui toma proporções gigantescas.
Dia 14 de março apartir das 9 hs estaremos realizando uma prova ciclística válida para o ranking nacional. Os 80 KM do Pedal na Serra, evento esse, que mobilizará uma logística intensa e premiará R$ 20.000,00 entre os 10 primeiros de cada categoria”. Afirma
As inscrições para os 80 km Pedal na Serra já estão abertas: até 27/02 o valor é de R$ 70,00. De 01/03 a 12/3 será de R$ 90,00 e Até 13/03 de R$ 100,00. Aproveite e desfrute do visual serrano. É importante registrar que a Polícia Militar dará apoio aos atletas, bem como haverá várias tendas com enfermeiros aferindo a pressão de atletas e moradores da cidade.
A organização do evento preocupada com toda segurança, vê nessa competição, uma forma salutar para divulgar rotas, trilhas pouco utilizadas, no intuito de popularizar uma maior conscientização a preservação das belas paisagens do cerrado sobradinhense.
(*) Maiores informações pelo tel (61) 3591.5646