RECENTES

MEIO AMBIENTE / SOBRADINHO I


Dia do Ribeirão Sobradinho, nesta quarta (9), terá mutirão de limpeza
Força-tarefa contará com alunos e professores da rede pública, além de outros voluntários. Diversas atividades ao longo do dia vão ressaltar a importância de conservar o local
 
O maior rio urbano do Distrito Federal recebe nesta quarta-feira (9) a primeira festa para marcar o Dia do Ribeirão Sobradinho. A data foi instituída em dezembro.
Na programação, alunos e professores da Escola Classe Córrego do Meio vão se unir para limpar a trilha das três principais cachoeiras do manancial. Eles também participarão de aulas de educação ambiental.
A força-tarefa na retirada de lixo do trecho de mais de 2 quilômetros contará com apoio de voluntários do Grupo Cerratense de Caminhada do DF e do Ecomuseu Pedra Fundamental.
Diagnóstico ambiental do Ribeirão Sobradinho
O Ribeirão Sobradinho é um dos mais poluídos do DF, o que motivou a criação do seu dia e a formação de parcerias de órgãos do governo e da sociedade. O objetivo é recuperar a qualidade da bacia hidrográfica.

O estudo também embasará a criação de uma unidade de conservação, que incorporará o Parque Canela da Ema

Assim, a Agência Reguladora de Água, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa-DF) assinou contrato para elaboração do primeiro diagnóstico ambiental do ribeirão.
O estudo também embasará a criação de uma unidade de conservação, que incorporará o Parque Canela da Ema. O projeto é conduzido pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram). Análises técnicas definirão a área a ser destinada à preservação.
A Adasa-DF coordena ainda o Grupo de Trabalho do Ribeirão Sobradinho, com apoio de diversos órgãos do governo para levantar dados, coletar informações e elaborar pareceres técnicos sobre a situação do manancial.
Atividades do Dia do Ribeirão Sobradinho
Além da caminhada para limpeza da trilha, a programação prevê, no Parque Jequitibás, atividades de educação ambiental, dança, exposição de fotos, meditação e apresentação do bumba meu boi do Seu Teodoro. No fim do dia, haverá lanche colaborativo.
(*) Fonte: Agência Brasília, com informações da ADASA/DF - fotos divulgação

Nenhum comentário