RECENTES

CINEMA


Homenagem ao cineasta Pedro Lacerda com documentário de Teodoro

O cineasta Pedro Lacerda (foto) será homenageado pela Mostra de Curtas Brasília em Plano Aberto no dia 02 maio, amanhã, quarta-feira, no CCBB ocasião em que será exibido o documentário Bumba (Seu Teodoro) Meu Boi.
O documentário Bumba (Seu Teodoro) Meu Boi, de 20 minutos de duração, dirigido pelo cineasta Pedro Lacerda, produzido em 1992 ainda na antiga bitola U-Matic desvela a luta do saudoso Mestre e comendador Teodoro Freire, maranhense, Mestre de Bumba Meu Boi e Doutor Honoris Causa pela UnB, para manter viva a memória dos folguedos populares.
Teodoro Freire veio morar em Sobradinho em 1963 e fundou na quadra 15 o Centro de Tradições Populares onde mantém vivo o Bumba Meu Boi e a memória de diversos folguedos populares, como o Tambor de Crioula, Festa de Divino, o São João, entre tantos outros.
Mas em 1990 a Terracap decidiu expropriar o terreno onde funciona o Centro de Tradições Populares em Sobradinho e a partir daí o Mestre Teodoro passou a travar uma luta judicial feroz contra a Terracap, para manter vivo Bumba Meu Boi de Sobradinho e os folguedos populares.

Ficha técnica:

Direção: Pedro Lacerda
Iluminação e câmera: Pedro Lacerda
Roteiro: Tarcísio Pádua e Tomaz Menezes
Diretor de produção: Wanderlei Silva
Edição e montagem: George Kuroki e Pedro Lacerda
Duração: 20 minutos
Ano de produção: 1992
Empresa Produtora: Interface Cinema
Co-produção:  CPCE da UnB

SERVIÇO:

Data: 02 de maio2018
Local: Centro Cultural Banco do Brasil
Horário: 19:30h
Entrada Franca: Sujeito a lotação da sala

Fonte: Tarcísio Pádua / blog aliastpadua.com.br - Foto divulgação

Nenhum comentário