Empreendedorismo - A força jovem do DF
ANDRÉ BRANDÃO DE SOBRADINHO
PARA O MUNDO
André Brandão é o atual presidente da TCB empresa
brasiliense de transporte público com 56 anos de atuação em todo o Distrito Federal
- Brandão, nascido e criado em
Sobradinho se lembra do Colégio Arco Iris - escola em que estudou quando jovem,
das faixas verdes em que brincava e carinhosamente dos seus avós que ainda
residem na cidade serrana. Brasiliense,
36 anos, hoje morador do Guará II, casado e pai de três filhos. Brandão é
formado em engenharia elétrica com ênfase em computação, pós-graduado em
administração pública, engenharia de produção, MBA executivo, pelo Instituto
Brasileiro em mercado e capitais. Na sua trajetória, exerceu os cargos de:
administrador do Guará e do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), chefe da
divisão de serviços gerais da Câmara Legislativa do Distrito Federal, assessor
especial da presidência da EMATER, diretor financeiro da Centrais de
Abastecimento do Distrito Federal e assessor da mesa Diretora da Câmara
Legislativa do Distrito Federal.
Memória
“Nasci na Quadra 8 Cj
D casa 33 e vejo em Sobradinho uma cidade querida, onde minha família ainda
possui imóvel, onde meus pais se conheceram, onde morei e estudei ali na minha
infância – cidade que tenho um carinho tremendo. Sobradinho é uma cidade pacata
que tem seu charme e glamour, e oferece aos moradores uma qualidade de vida espetacular”.
Atual
“Sobradinho é uma
cidade que cresceu demais, a região norte que está em franco desenvolvimento,
hoje o GDF tem feito grandes obras na região, muito em breve corredores
exclusivos de ônibus. Já em termos de
transporte público o que atenderia bem, é que as operadoras particulares
investissem mais no fortalecimento dos circulares internos levando até a
rodoviária e integrando com esse corredor exclusivo, dando mais agilidade na
saída da cidade. Tenho informações que a
rodoviária de Sobradinho será toda ela reformada”.
Hoje
Quando você pensa em gestão, você tem que observar o tempo e
o que você quer alcançar, meu mandato aqui vai até 5 de janeiro de 2019. Fui
eleito pelos acionistas da TCB – empresa
com 56 anos de história. Hoje a TCB
disponibiliza de 600 empregados, sendo que a metade está cedida para outros órgãos,
operamos com aproximadamente metade dos funcionários. É fato que a TCB por um
longo tempo ficou sem norte, de 1998 para cá, houve sucateamento da frota,
falta de interesse em investimentos em uma empresa pública e a tendência de privatizar
os serviços. Só lembrando que a TCB já foi detentora de todas as linhas de
transporte público. Atualmente a TCB disponibiliza de poucas linhas: 12 linhas e 47 ônibus e vale registrar que a
empresa está enxuta, toda sanada, e em determinado momento a TCB foi usada como
assunção do Grupo Amaral. Nosso orçamento anual é de 24 milhões de reais, hoje
a frota não está toda atualizada, teríamos que trocá-la até 2019, mas
adquirimos 4 ônibus que são os mais modernos de todo o Distrito Federal,
atuamos também em outros nichos de mercado:
Parceria com o DER que contrata a TCB para transporte de funcionários.
Também realizamos ações sociais para a população, como por exemplo, Semana do
Trânsito, Maio Amarelo, Outubro Rosa, Novembro Azul.
Objetivo
Acredito que posso trazer um novo sentido para a TCB, traçar
novos objetivos, se você observar em placas afixadas em nossas dependências
onde registra missão, visão e valores verá que está ultrapassado. Temos que
ressignificar esse conceito e as metas para o próximo ano. Focar e fortalecer o social do Governo de
Brasília. Quero ver a TCB um laboratório
de projetos de mobilidade pública, e uma mola propulsora de novas tecnologias
em mobilidade. Alteração no contrato social permitindo que se inclua novas
atividades e fortalecer ainda mais os 2(dois) programas importantes que já
estão em andamento:
Embaixadas de Portas Abertas
O Embaixadas de Portas Abertas é uma extensão do turismo
cívico da cidade e proporciona a alunos de 9 a 11 anos, visita às 134
representações diplomáticas sediadas na capital brasileira para aprenderem
sobre história, geografia, cultura e idioma de cada nação.
As atividades fazem parte do programa Criança Candanga,
conjunto de políticas públicas voltadas para a infância e a adolescência em
Brasília.
As visitas são feitas durante o ano letivo por alunos
selecionados pelas escolas, às quintas-feiras. A iniciativa, idealizada pela
colaboradora Márcia Rollemberg, é uma parceria da TCB, Secretaria de Educação e
da Assessoria Internacional.
Embaixadas interessadas em participar devem procurar a
Assessoria Internacional do governo de Brasília, por meio do endereço
eletrônico
assessoria.internacional@buriti.df.gov.br.
Turismo Cívico
O Projeto Turismo Cívico consiste em uma ação que visa oportunizar
aos alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental do Distrito Federal, além de
crianças, adolescentes e idosos dos Centros de Convivência e Fortalecimento de
Vínculos, visitas aos principais atrativos cívicos da Capital Federal.
O Projeto se constitui em uma série de excursões, que
ocorrem semanalmente, as segundas, terças e quartas.
Os interessados devem entrar em contato com a Equipe da
Coordenação do Turismo Cívico, para agendamento, por meio do e-mail:
turismo.civico@setur.df.gov.br
Como gestor dessa empresa TCB
“Quero entregar para o
Governo de Brasília uma nova TCB, restruturada e trazer de volta o resgate do
brilho da TCB – trazer sentido para empresa, ela estava sem sentido, as pessoas
diziam que iria fechar, estava sem rumo. A TCB opera com excelência, faz
projetos de mobilidade pública para o DF, utiliza novas tecnologias de
mobilidade e opera o serviço exclusivo complementar de transporte público “. Temos
a intenção de aquisição de mais 5 novos ônibus para 2018 – prezando pelo
altíssimo nível em serviços.
Construindo um Modelo
Mais Acessível (Transporte
de pessoas com dificuldade de mobilidade severa) deverá ser implantado até o
final de março de 2018. Este é um
projeto que visa atender o cadeirante e pessoas que não conseguem utilizar
transporte convencional. Vamos contratar o serviço de vans e operar este
serviço de vans terceirizados. A pessoa vai
solicitar o serviço junto a TCB e ela vai ser atendido de porta a porta. Vamos
organizar isso, e a gestão será da TCB. Essa é uma determinação do governador, é
um projeto que ele quer ver implantado. A princípio temos uma perspectiva de 40
vans que deverá funcionar de segunda a sexta feira e uma vez por semana será
destinado a saúde.
Laboratório para mobilidade pública
do DF - Queremos fazer aquisição de 2(dois) novos ônibus 100 % elétricos
para rodar nas ruas do DF, – precisamos trazer essas novas tecnologias para fomentar
que as empresas privadas queiram utilizá-los no mercado, pensar mais no meio
ambiente, pois queremos estimular o politicamente correto, sabemos que o custo
do equipamento é mais caro, mas a longo prazo se paga. Já existe perspectiva
para o orçamento de um milhão de reais para cada ônibus, esse é o
investimento. Hoje um ônibus normal custa
em média R$ 550 mil reais. Queremos implantar a princípio em 2 (duas) de nossas
linhas que são modelos de operação na TCB no Distrito Federal - Linha da Rodoviária / 3 (três) poderes - Eixo
Monumental - 108 e Executivo do Aeroporto - 113.
(*) Junior Nobre/Jornal de Sobradinho – Foto: Amarildo Castro/Jornal Guará
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