RECENTES

ARTE & CULTURA - ANIVERSÁRIO DA CASA DO CANTADOR


Comemorando seus 31 anos, a Casa do Cantador do Brasil apresenta o projeto VIOLAS E VIOLEIROS

A viola caipira faz parte da diversificada cultura artística e popular brasileira, possuindo amplo reconhecimento e aceitação popular. O Brasil conta com uma tradição no gênero musical da viola caipira, que tem suas origens nas violas portuguesas. A viola caipira é um instrumento tradicional que se mostra em diversas manifestações da cultura popular como Catira, Folia de Reis, Fandango e etc. 

Músicas entoadas em suas cordas atravessaram décadas e gerações e até hoje estão presentes no nosso dia a dia da cultura popular brasileira. Revelaram-se em Brasília grandes violeiros como: Zé Mulato e Cassiano, Roberto Correa e Marcos Mesquita, outros fizeram e fazem de Brasília palco de suas apresentações como Renato Andrade, Almir Sater, Pereira da Viola e Helena Meireles. Cursos de ensinamento da viola são muitos na capital, como na EMB e no Clube do Choro. O Clube do violeiro caipira existe a 25 anos e a 20 anos mantém no ar pela rádio cultura FM 100,9 o programa Violas e Violeiros, na TV Câmara o programa Brasil Caipira é líder de audiência. A secretaria de Cultura de Brasília lançou o Projeto Violas e Violeiros na Casa do Cantador, selecionando 17 artistas do DF, entre duplas, violeiros e violeiras para se apresentarem em 04 edições do projeto na casa do cantador em Ceilândia Sul de outubro a dezembro deste ano. Cada evento terá a participação de quatro a cinco violeiros e duplas do DF e um convidado de outro estado, com entrada franca. Entre os selecionados destaca-se Zé Mulato e Cassiano, Roberto Corrêa e Karen Parreira que juntos já trouxeram para BSB pelo menos sete prêmios da música brasileira e outros nacionais. A iniciativa vem valorizar as identidades e vocações culturais do Distrito Federal, expressas na arte e na música que agregam valor às manifestações locais, promovendo, desta forma, o intercâmbio e a difusão cultural a partir da interatividade e da participação social no fortalecimento das práticas de cidadania ativa e valorização de espaços públicos.

Para comemorar os 31 anos do aniversário da Casa do Cantador do Brasil (único monumento de Oscar Niemayer em Brasília fora do Plano Piloto), o artista nacional convidado foi o Xangai.

Filho e neto de sanfoneiro, ainda aos 18 anos fixou-se com os seus pais na cidade de Nanuque, no norte de Minas Gerais. Xangai é descendente direto do bandeirante João Gonçalves da Costa, fundador do Arraial da Conquista, atualmente Vitória da Conquista.

Viveu em Vitória da Conquista, na Bahia, onde aos 9 anos de idade conheceu Elomar, que, 10 anos mais velho, tornou-se seu amigo e guia.

Seu pai era proprietário de uma sorveteria chamada Xangai na cidade de Nanuque, daí se originando o seu apelido e atual nome artístico.

No ano de 1976, gravou o seu primeiro disco, Acontecimento, com as faixas "Asa Branca", "Forró de Surubim" e "Esta Mata Serenou".

Apresenta na Rádio Educadora da Bahia o programa "Brasilerança", através do qual contribui para a divulgação da cultura musical da região nordestina brasileira.

Em 1999 foi convidado a participar do álbum de comemoração de 100 anos do Esporte Clube Vitória, time do seu coração.



PROGRAMAÇÃO:

 ÂNDERES E FERNANDES
 VOLMI BATISTA
 VANDERLEY E VALTECY
 CACAI NUNES
 XANGAI

SERVIÇO

Projeto: “VIOLAS E VIOLEIROS"
Data: Quinta-feira, 09/11/2017
Hora: 19 h
Local: Casa do Cantador do Brasil - Ceilândia Sul - Brasília – DF
Informações: 3378 4891

ENTRADA FRANCA


Fonte: Violeta Produções

Nenhum comentário