RECENTES

Falta d'água na Região Norte do DF

Sobradinho e Planaltina entram oficialmente no racionamento de água
Outra medida anunciada pela Adasa é o fato de os produtores rurais ficarem até uma semana sem poder captar água no Canal Santos Dumont

Produtores rurais de Planaltina e Sobradinho ficarão uma semana sem poder captar água no Canal Santos Dumont, que integra o Ribeirão Pipiripau. Nessa quarta-feira (26/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) divulgou um novo plano para manter recurso em quantidade suficiente para manter o abastecimento de Sobradinho e Planaltina, providas pelo mesma bacia.
Além disso, as duas maiores cidades da região Norte entram oficialmente no cronograma de racionamento do DF. Embora não constantes na lista de localidades com fornecimento interrompido por 24 horas a cada semana, essas regiões administrativas já vinham sofrendo com constantes suspensões.
Pelo acordo, a cada oito dias, os produtores do Canal Santos Dumont receberão água durante um dia, período em que armazenarão o recurso em seus reservatórios. Enquanto isso, a Caesb e os produtores que retiram água diretamente do Pipiripau interrompem suas captações.
Nos outros sete dias, o canal permanecerá fechado, e a Caesb poderá captar a água necessária para abastecer, com segurança, a população de Planaltina e Sobradinho. Os demais produtores rurais também poderão retirar água do Ribeirão Pipiripau, obedecendo às restrições de horário estabelecidas previamente.

A medida foi anunciada em uma reunião da Adasa com produtores rurais, Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), Secretaria de Estado de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri), Cootaquara (Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina) e ANA (Agência Nacional de Águas).
A bacia conta três grupos de usuários da água do Ribeirão Pipiripau: a Caesb, os produtores rurais —que recebem água pelo Canal Santos Dumont— e os agricultores localizados acima do Canal, que retiram água diretamente do Pipiripau.
Esse acordo entrará em vigor ainda nesta semana. O Canal Santos Dumont será aberto das 18h de sábado (28) às 18h de domingo (29). Nesse período, os produtores do Canal, que estão sem receber água desde a noite do último dia 20, poderão encher seus reservatórios. Depois, o Santos Dumont permanecerá fechado por uma semana.
Sobradinho e Planaltina entram no rodízio

Durante as 24 horas em que o canal estiver aberto, a Caesb suspenderá o abastecimento de Planaltina e Sobradinho. A população será comunicada pela concessionária sobre essa interrupção no fornecimento de água com a antecedência necessária para que se prepare adequadamente. Depois desse período sem água, o abastecimento será retomado e continuará por uma semana.
No intuito de colaborar ainda mais, os produtores rurais que não são abastecidos pelo Canal concordaram em não retirar água do Pipiripau entre 6h da manhã de sábado (28) e 18h de segunda-feira (30), totalizando 60 horas sem captação. Depois desse período, esses produtores só estão autorizados a captar água entre 18h e 6h da manhã.
Durante os próximos dias, equipes da Adasa e da Caesb farão o monitoramento da vazão em diversos pontos do Ribeirão Pipiripau, para coleta de dados relevantes para a gestão da bacia. Além disso, equipes da Adasa e da Agência Nacional de Águas (ANA) farão operações de fiscalização em toda a bacia, para acompanhar o cumprimento do acordo.
Fonte: NATHÁLIA CARDIM/ METRÓPOLES

Nenhum comentário