RECENTES

FERCAL




Moradores da Fercal (DF) são mobilizados a colaborar no uso consciente de água
Votorantim Cimentos e Conselho Comunitário da Fercal promovem atividades voltadas à preservação dos recursos hídricos no evento “Virada do Cerrado”

Para enfrentar o desafio da escassez de recursos hídricos no Distrito Federal, a Votorantim Cimentos e Conselho Comunitário da Fercal (DF) engajam a população a colaborar com ações para o uso racional da água, por meio da realização de atividades educativas e de conscientização ambiental. As iniciativas fazem parte da Virada do Cerrado, evento da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema-DF) promovido para integrar todo o Distrito Federal em um grande movimento pela sustentabilidade. Em 2017, o tema da Virada é: Cuidando das Águas.

Na Fercal, as atividades serão realizadas nos dias 1 e 2 de setembro, no Centro de Referência em Ação da Fercal (CRAS) e no Espaço Cultural da Fercal (Centro Comunitário da Fercal), respectivamente, a partir das 14h. O público poderá participar gratuitamente de oficinas de capacitação, nas quais serão oferecidas dicas sobre como reutilizar água e reaproveitar alimentos.

A programação na Fercal inclui ainda uma exposição de artesanato de produtos recicláveis e de móveis feitos com paletes. Também será demonstrada a parceria do Conselho Comunitário e da Votorantim Cimentos para reaproveitar pneus usados, com o recolhimento nas borracharias da região para serem usados como alternativa para substituir parte dos combustíveis fósseis na produção de cimento.

Segundo Andreia Ferreira de Aguiar, membro do Conselho Comunitário da Fercal e responsável pelas atividades da Virada, outra atração do evento é a exposição de fotos e vídeos produzidos pelos próprios moradores para retratar ações que desenvolveram para preservar os recursos hídricos.

“A preservação da água é um tema que impacta diretamente a todos, mas com orientação as pessoas podem fazer a diferença. Por isso, fizemos uma gincana para mobilizar a comunidade, de forma lúdica, a realizar práticas sustentáveis. A adesão foi bastante expressiva, com a criação de cinco grupos que fez diversas melhorias em nascentes e córregos e cujos trabalhos foram muito bem executados e documentados”, explicou Andreia.

O encerramento da gincana será feito no dia 2 de setembro, com a realização de um teste de conhecimentos gerais sobre água e sustentabilidade, além de outras provas que valem premiação para os grupos participantes.

Serviço

Virada do Cerrado – Fercal (DF)

Data: 01/09/2017

Local: Centro de Referência em Ação da Fercal (CRAS)
Horário: a partir das 14 h
Atividade: Oficinas de alimentos e água
- Produção de alimentos
- Reaproveitamento de cascas de verduras e frutas para fazer bolo, saladas e sucos
- Palestra sobre reutilização de água na Comunidade Queima Lençol

Data: 02/09/2017
Local: Espaço Cultural da Fercal (Centro Comunitário da Fercal)
Horário: a partir das 14 h
Atividade: Gincana da Virada do Cerrado
- Apresentação da banda do Corpo de Bombeiros
- Apresentação de mosaico de fotos e vídeos
- Exposição de artesanato de produtos recicláveis
- Móveis de paletes e pneus
- Entrega de premiação

Apoio:
Conselho Comunitário da Fercal, Centro de Referência em Ação da Fercal, Votorantim Cimentos, Ciplan Cimentos e Administração Regional da Fercal


Fonte: Sirlene Milhomem, Rosana Terra da Oficina de Comunicação

Nenhum comentário