RECENTES

ARTIGO / Fecomércio

MARCA PARA BRASILIA
O que significa Brasília para você? Para mim, é a cidade dos ipês, dos brasileiros, da diversidade cultural e religiosa, dos traços modernistas e das belezas naturais, como o lago, o céu e os parques. Obviamente, também é o centro político e representativo do Brasil. Mas o que mais chama minha atenção em Brasília é mesmo a sua singularidade. Essa é a minha capital e se eu fosse traduzir essa resposta em um símbolo ou em uma representação visual eu privilegiaria a síntese desse sentimento. Esse foi o tipo de trabalho ou reflexão que a Federação do Comércio e um conjunto de entidades convidou a população a fazer quando lançamos o concurso Marca Brasília.
Agora, estamos na reta final do projeto e contamos cada vez mais com a participação popular. Os interessados têm somente até o dia 18 de agosto para enviarem as suas propostas. O envio deve ser feito pela internet (www.marcabrasilia.com.br). O concurso convidou a população a oferecer uma visão da cidade na forma de uma logomarca. Procuramos uma ideia que seja capaz de continuar inspirando quem vive em Brasília e, também, quem vem nos visitar. Esperamos eleger um trabalho que fuja do lugar comum ou dos estereótipos negativos que prejudicam a imagem da cidade.
As melhores marcas serão escolhidas por um júri técnico e, no final, as três melhores participarão de uma votação popular onde a sociedade escolherá a campeã. O autor da marca vencedora receberá um prêmio de R$ 20 mil e, mais do que isso, entrará para história como o criador da identidade visual de Brasília. A logo poderá ser utilizada por qualquer empresa ou cidadão e a nossa expectativa é que todos adotem essa marca. Costumo dizer que essa cidade me deu tudo. Vim para Brasília com 18 anos e na capital formei minha família, fiz amigos e construí minha carreira. É hora de devolvermos o que essa terra nos deu. O concurso Marca Brasília é uma das formas de ajudar a defender, preservar e contribuir com Brasília.
(*) Adelmir Santana (foto) é presidente do Sistema Fecomércio-DF (Fecomércio, Sesc, Senac e Instituto Fecomércio)
Por Daniel Alcântara -  Publicado 7 de agosto de 2017 - em Palavra do Presidente.

Nenhum comentário