RECENTES

Pronunciamento: lançamento do Cidades Limpas na Fercal


Discurso do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, nesta segunda-feira (3/4), durante o lançamento do programa Cidades Limpas na Fercal

Nesta manhã de segunda feira (3/4) iniciamos a 11ª edição do Cidades Limpas, aqui na Fercal e que também vai se estender para Sobradinho II.  Eu tenho dito que essa operação é extremamente importante porque além dela servir como mobilização, conscientização das comunidades sobre a importância de manter as cidades limpas, ela é também um cuidado especial com as operações de limpeza das bocas de lobo, de poda de árvore, corte de grama, tapa buraco e limpeza e pintura de meio fios.  Mas ela é, sobretudo, minha gente, um resultado muito positivo na prevenção a saúde, especialmente m relação a doenças como dengue, zica e chikungunya. Só para dar um exemplo para vocês, nesse mesmo período no ano passado a Fercal já tinha 55 casos de dengue. E, hoje, nesse mesmo período, nós tivemos apenas dois casos. O Distrito Federal foi a unidade da federação que mais reduziu, esse ano, os casos de dengue. 

Estamos com a redução acima de 90% dos casos de dengue. E, sem dúvida, essa operação Cidades Limpas tem uma contribuição importante para isso, com apoio do Corpo de Bombeiros, com apoio da Defesa Civil, da Secretaria de Cidades, SLU, Novacap, Detran, DER, enfim, de todas as instituições, de todos os órgãos que estão contribuindo para esse processo. O fato é que o resultado tem sido muito positivo, muito significativo.  E essa redução dos casos de dengue, além de ser muito importante parar as famílias que estão sendo poupadas, que não tiveram casos de dengue, zica e chikungunya, também é muito importante para os nossos hospitais que acabam tendo um impacto muito grande quando há aumento elevado no número de casos dessas doenças.

Mas quero dizer que nessa região da Fercal e de Sobradinho II nós estamos fazendo investimentos muito importantes, além desses da manutenção nas cidades. Nós iniciamos a passarela na BR 020, que vai atender a comunidade da Nova Colina; nós estamos fazendo toda a infraestrutura, com pavimentação, do Buritizinho; nós já fizemos todo o recapeamento da DF001 até o Lago Oeste e vamos começar do Lago Oeste até o final, com mais 14km. São investimentos importantes para a qualidade de vida dessas cidades. Por tanto, é com muita alegria que estamos aqui hoje dando início a mais uma operação Cidades limpas e tenho certeza que com isso a Fercal vai ficar mais bonita, Sobradinho II vai ficar mais bonito e a população vai ficar ainda mais orgulhosa das suas cidades.

Fonte: Fabiana Sampaio, Gabriella Furquim, Agnez Pietsch –Agência Brasilia

Nenhum comentário