RECENTES

CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS DA REGIÃO NORTE DO DF

Lotes regularizados servem para financiamento

Um dono de lote vazio no Alto da Boa Vista, em Sobradinho, só conseguiu financiamento junto à Caixa Econômica Federal porque o imóvel foi regularizado recentemente. Ou seja, o próprio terreno, de 626m², serviu como garantia ao Sistema Financeiro de Habitação. A alienação fiduciária, registrada em cartório em 1º de março, foi concedida no valor de R$ 440 mil e agora, o proprietário poderá construir a residência.

O crédito obtido demonstra que esta é uma possibilidade para quem tem lotes nos parcelamentos até então regularizados pela Urbanizadora Paranoazinho (UPSA). O primeiro foi o Vivendas Friburgo, em 2014, seguido pelo Mansões Colorado, em 2016 – ambos no Setor Grande Colorado. Mas, no ano passado, a grande conquista foi em 76% do Setor Boa Vista: Império dos Nobres, Morada dos Nobres e Recanto Real.

Se o proprietário já regularizou terreno com a UPSA e quiser vendê-lo para terceiro, terá chances de concretizar a transação mais rápido do que o ocupante de lote irregular. O comprador poderá negociar financiamento diretamente pela Caixa, utilizando inclusive o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), desde que não exista edificação irregular no local. Mesmo que não queira vender o imóvel, será mais simples obter empréstimo, pois o lote servirá de garantia. Outra vantagem é a liquidez do bem, que será maior se a carta de Habite-se for averbada na matrícula do imóvel. No Vivendas Friburgo, oito moradores já possuem o documento emitido pela Administração Regional de Sobradinho e 36 estão concluindo esta etapa da regularização.

A valorização, após a UPSA registrar em cartório este primeiro parcelamento, é concreta mesmo com crise financeira. Lote de 400m² escriturado e vazio, custa R$ 350 mil. Outro terreno, também no Vivendas Friburgo e com as mesmas dimensões, sofre desvalorização de cerca de 15% – simplesmente porque o ocupante não lavrou a escritura com a UPSA. O imóvel, portanto, nunca servirá como garantia ao Sistema Financeiro de Habitação até a propriedade ser transferida.

Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis da 8ª Região (CRECI-DF), Hermes Rodrigues de Alcântara Filho, qualquer aluguel, compra ou venda, deve ser feita com corretores credenciados, cuja lista está no site do CRECI-DF. “O imóvel que sai da situação irregular passa por uma transformação muito grande, com bom diferencial. Não só em termos de documentação, porque adquire credibilidade, com o registro no cartório e a escritura, como no acesso ao crédito imobiliário. Isso tudo influencia na negociação final, feita somente em imóveis desembaraçados e livres de qualquer problema”.


*Matéria publicada na 20ª edição do Jornal Nosso Bairro-Ascom UPSA

Nenhum comentário