RECENTES

REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA NA REGIÃO NORTE DO DF


Cinco condomínios que fazem parte da Fazenda Paranoazinho estão regularizados

Várias famílias do Vivendas Friburgo, Mansões Colorado, Recanto Real, Império dos Nobres e Morada dos Nobres já estão com as escrituras em mãos

 
(*)Higor Sousa/JS

 

As duas últimas regularizações aconteceram nos condomínios Recanto Real e Morada dos Nobres, no mês de outubro - Crédito fotos: UPSA

 

A luz no fim do túnel não é só mais um sonho para alguns moradores que fazem parte da região Fazenda Paranoazinho, a qual abrange uma extensa área em Sobradinho, pois a empresa Urbanizadora Paranoazinho S/A (UPSA) conseguiu regularizar cinco condomínios e várias famílias já estão com as escrituras em mãos. Esses locais foram: Vivendas Friburgo, Mansões Colorado, Recanto Real, Império dos Nobres e Morada dos Nobres.

 
As duas últimas regularizações aconteceram nos condomínios Recanto Real e Morada dos Nobres, no mês de outubro. De acordo com o diretor-presidente da Urbanizadora Paranoazinho S/A, Ricardo Birmann, é uma vitória conseguir esse feito, pois a maioria das pessoas está esperando por isso há muito tempo. “É claro que todo mundo quer discutir as condições, a forma de pagamento, valores envolvidos, as obrigações e os compromissos da UPSA na regularização. São discussões com pessoas de boa fé que estão trabalhando por um bem comum, que é a regularização”.

 
No total, quase mil famílias já estão com as escrituras em mãos. Segundo Birmann, é um percentual muito grande, pois são quase seis mil lotes que estão inseridos na região Fazenda Paranoazinho. “Além disso, mesmo aqueles condomínios que ainda não estão regularizados, muitos estão fazendo acordo com a nossa empresa e muitos moradores desses locais já fecharam acordo conosco. Para quatro lotes da Fazenda Paranoazinho, um já assinou, visando a regularização. Nós estamos muito satisfeitos com esse resultado”. Conforme relatou o diretor-presidente, tanto o Morada dos Nobres quanto o Recanto Real fazem parte do Setor Habitacional Boa Vista. “Lá no Setor Habitacional Boa Vista nós já atingidos uma marca de 76% dos lotes regularizados. Esse número é importante porque as nossas obrigações decorrentes da regularização são vinculados a esse percentual e a gente precisava atingir um mínimo de 50% para começar nosso prazo de execução das obras”. Ele também explica que agora vão entrar em uma etapa mais efetiva da regularização, que é uma etapa não só de escrituração e aprovações, mas de execução de obras.

 
Em relação aos próximos condomínios que devem ser regularizados, Birnamm respondeu que ainda não é possível informar. “Essas aprovações dependem do governo. Mas o que eu posso dizer é que nós estamos priorizando aqueles condomínios que há um consenso já a respeito dessa divisão de responsabilidade”.

 
Para a publicitária Pâmela Cardozo, de 29 anos, que mora no condomínio Recanto Real, receber a escritura era um sonho antigo da família. “Eu e meus pais estávamos meio perdidos, sem saber para quem iríamos pagar para ter essa regularização. Mas ainda bem que deu tudo certo e nós já estamos na legalidade”.

 
Urbanizadora Paranoazinho S/A (UPSA)
 

A Urbanizadora Paranoazinho S/A (UPSA) é uma sociedade anônima que visa a regularização fundiária e o desenvolvimento imobiliário sustentável dentro dos limites da Fazenda Paranoazinho, da qual é proprietária desde 2007.
 

Atua em duas frentes. A primeira é a regularização fundiária dos 54 parcelamentos existentes na Fazenda Paranoazinho, o que representa a transferência da escritura definitiva de titularidade do lote para as famílias. A segunda frente é a transformação do perímetro não habitado em um bairro moderno e sustentável, de acordo com a legislação e diretrizes do Governo do Distrito Federal (GDF).
 

Fazenda Paranoazinho
 

Localizada na região de Sobradinho, a antiga Fazenda Paranoazinho se estende em uma área de 1,5 mil hectares, com cerca de quatro quilômetros de extensão, tanto na direção leste-oeste, quanto na direção norte-sul. Seu acesso principal se dá pela rodovia BR-020, que liga Brasília às capitais do Nordeste do Brasil.
 

 Fazenda Paranoazinho se estende em uma área de 1,5 mil hectares, com cerca de quatro quilômetros de extensão - Crédito foto: UPSA

 
A área faz divisa com as cidades de Sobradinho e Sobradinho II, com a Reserva Biológica da Contagem e com a chamada fazenda Sobradinho, de propriedade da Terracap, nesta limitada pelo córrego São Bartolomeu.

 

(*)Por Higor Sousa/JS - Exclusivo para a Edição nº 312 do Jornal de Sobradinho -  Referente a primeira quinzena de dezembro de 2016. 

Nenhum comentário