name='content'> ]]>

RECENTES

SOBRADINHO II & FERCAL....


Iniciativa privada e poder público unidos na coleta de pneus no DF

Parceria firmada entre Votorantim Cimentos e Administração Regional de Sobradinho II e Fercal contribui para reduzir passivo ambiental e focos de proliferação do mosquito da dengue


VC Sobradinho e Administração de Sobradinho II e da Fercal firmam parceria/Fotos: Divulgação

No período de chuvas, aumentam os riscos para a população de contrair dengue, zika e chikungunya em função da água acumulada que gera focos de proliferação do mosquito Aedes aegpity. A destinação final ambientalmente correta de pneus contribui para impedir a criação de larvas do mosquito. Em Sobradinho (DF), a união da iniciativa privada e do poder público vai intensificar ainda mais o combate ao mosquito, por meio de parceria firmada entre a Votorantim Cimentos de Sobradinho e a Administração Regional de Sobradinho II e da Fercal.

O objetivo da parceria é reforçar a coleta de pneus nas regiões e encaminhar à fábrica da Votorantim Cimentos para utilização no coprocessamento, tecnologia empregada de forma pioneira pela empresa no Brasil. Desde 2004, a Votorantim Cimentos de Sobradinho substitui parte do combustível fóssil com a utilização de pneus e biomassa no processo produtivo de fabricação de cimento.

A coleta de pneus em Sobradinho II e na Fercal é feita em diversos pontos, principalmente nas borracharias, por dois caminhões da Novacap, empresa que presta serviço de coleta para a Administração Regional. Atualmente, o recolhimento é feito em oito borracharias de Sobradinho II. Já a Fercal conta com 11. O volume recolhido é encaminhado ao ecoponto que a Votorantim Cimentos inaugurou em suas instalações, especialmente para receber pneus inservíveis.

Para o administrador regional de Sobradinho II e Fercal, Estevão Reis, a parceria com a Votorantim Cimentos de Sobradinho é essencial para diminuir os focos de proliferação do mosquito da dengue, já que a fábrica oferece uma alternativa para facilitar o descarte de pneus de forma legal e responsável. “Desde que a parceria foi firmada, no início de novembro, foram recolhidos cinco mil toneladas de pneus em apenas três dias. Além do cuidado com a saúde da população, a parceria contribui ainda para o manejo ambiental, já que evitamos que os pneus usados sejam direcionados ao aterro sanitário”, afirmou.

Segundo o gerente geral da regional Centro-Norte da Votorantim Cimentos, Fábio Garcia, a empresa pode beneficiar outras cidades do Distrito Federal. “Temos capacidade para coprocessar até 10 toneladas por hora. Mas, para atingirmos a capacidade máxima, aguardamos a aprovação de um novo licenciamento, já encaminhado ao órgão ambiental responsável”, explicou.

Além da parceria com a Administração Regional de Sobradinho II e da Fercal, no início de 2016, a Votorantim Cimentos de Sobradinho também estreitou a parceria com a Reciclanip e o Governo do Distrito Federal (GDF) para receber os pneus recolhidos pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e do Autódromo Internacional Nelson Piquet.

Apoio da comunidade - A iniciativa da empresa de coprocessar pneus na Fercal e em Sobradinho II tem ainda o apoio da comunidade. O Conselho Comunitário da Fercal foi o principal parceiro na criação do ecoponto e continua atuando na conscientização dos moradores. “O Conselho Comunitário é nosso parceiro em diversos projetos sociais e para a instalação do ecoponto, atuou diretamente no levantamento das borracharias e na mobilização para a destinação correta dos pneus. Com a união de empresas, governos e comunidade, podemos conseguir progressos consistentes que irão melhorar a vida de todos”, ressaltou a analista de Meio Ambiente da Votorantim Cimentos de Sobradinho, Cristiani Maria da Silva.

Nenhum comentário