RECENTES

PERSONALIDADE DE SOBRADINHO

Homem de 100 anos revela segredos de uma vida longa e saudável

Raimundo Nonato nasceu no Maranhão e mora em Sobradinho desde a década de 60
 
(*) Higor Souza / JS

Crédito: Arquivo Pessoal

Raimundo Nonato (foto) completou 100 anos no dia 12 de outubro, quando ganhou uma festa de aniversário da família e de amigos

Chegar aos 100 anos, lúcido e com uma saúde de dar inveja a muitos jovens, é o que muitas pessoas desejam. Alimentação saudável, não tomar bebida alcoólica, não fumar e ser uma pessoa tranquila foram alguns segredos relevados por Raimundo Nonato Franco, que no dia 12 de outubro completou 100 anos.

Nascido no estado do Maranhão, Raimundo Nonato foi casado duas vezes e teve sete filhos. Há 57 anos, ele chegou à Brasília para trazer uma cunhada. De acordo com o homem que completou um século de vida, sua vinda para a capital do País foi por acaso. “Eu vim trazer uma cunhada. Consegui um emprego. Fiquei aqui durante um tempo e voltei para o Maranhão. Lá, eu decidi voltar para Brasília e trazer toda a minha família”, lembra Nonato.

Questionado sobre sua saúde, ele afirma que o único problema que tem é labirintite. “Tenho uma saúde muito boa. Nem óculos eu uso. Agradeço muito a Deus por chegar nessa idade e tenho certeza que consegui isso porque ando nos caminhos certos”.
 
Crédito: Arquivo Pessoal
Raimundo Nonato foi casado duas vezes, teve sete filhos e vários netos

Raimundo Nonato mora em Sobradinho desde a década de 60, quando ganhou um lote. “Quando eu cheguei aqui, não havia quase nada. Só tinha mato. Aí eu limpei o lote e fui construindo minha casa”.

A família do senhor de 100 anos é grande. Alguns de seus filhos moram fora de Brasília, como no Rio de Janeiro e em Tocantins. Uma de suas filhas, a dona de casa Ana Maria, de 54 anos, é quem cuida do pai. “Eu sempre cuidei do meu pai. Desejo tudo de bom a ele”.

Para a estudante Suelen Gomes, de 25 anos, que é neta de Raimundo Nonato, o avô é um exemplo de vida. “Por isso que a gente cuida e zela por ele porque é raro ter alguém na família que consegue chegar nesta idade. Ele é a nossa base”.
 
Evangélico, Raimundo Nonato é o primeiro membro centenário da Igreja do Nazareno, localizada na quadra 09 de Sobradinho. Conforme informou o pastor Paul Philips, de 61 anos, Raimundo Nonato sempre passa conselhos e mensagens de vivência para os mais jovens. “Na verdade, ele é que deveria ser meu pastor porque ele tem toda uma experiência de vida. Tenho muito orgulho de chamá-lo de minha ovelha”, brinca Philips. “Quando ele abre a boca para dar alguma opinião, todos param para ouvi-lo. O Raimundo é uma pessoa feliz, lúcida, coerente e é com muita felicidade que eu digo que temos orgulho dele”.

 (*) Por Higor Souza/JS - Exclusivo para o Jornal de Sobradinho - Edição 311 referente a segunda quinzena de Novembro de 2016.

Um comentário

Fernando Henrique Portugal disse...

Tio Franco, como o chamo, por tê-lo adotado como meu tio, é um homem íntegro, fiel a Deus, exemplar entre outras qualidades. O conheço desde o princípio da década de 70.
Nunca o vi reclamar de nada. Aliás, a única reclamação que tenho ouvido nos últimos tempos é que Jesus esqueceu dele na terra. Ou seja, o seu desejo é partir para a glória.
Espero que toda a sua família siga o seu exemplo.
Raimundo Franco, o pequeno grande homem.
Pr Fernando Portugal