RECENTES

Encontro de representantes de veículos de comunicação comunitária deve ser realizado em setembro pelo GDF



A ideia do evento é fortalecer a mídia local no sentido de aproximar o governo das demandas populares através de informações de utilidade pública
 

O Subsecretário de Movimento Sociais e Participação Popular do Governo do Distrito Federal (GDF), Acilino Ribeiro se reuniu com os presidentes Edvaldo Brito (Associação de Veículos de Comunicação Comunitária do DF e Entorno (AVESCOM), e Jeová Rodrigues (Associação dos Ativistas do Distrito Federal (ASSD-DF), além dos representantes da ABCCO.
 

Acilino antecipou ao jornal TaguaCei que no dia 12 de setembro acontecerá – provavelmente na sede da Escola de Governo do GDF – o Encontro Popular do GDF e a Mídia Comunitária.

 
Segundo Ribeiro, a iniciativa tem como objetivo dar continuidade as metas estipuladas ano passado durante o 1º Encontro do GDF com Movimentos Sociais.

 
Entre os acordos firmados na ocasião, estabeleceu-se que medidas visando à participação popular junto às tomadas de decisão do poder público, devera ser uma prática comum nas ações do Executivo.
 

“Deliberamos que a busca por uma política de participação popular e controle social, em que os movimentos sociais estariam sempre presente na construção de um projeto social para o DF”, explicou o subsecretário.

 
A relação do GDF junto à população já deu resultado, segundo Ribeiro. Exemplo, afirma, seriam as eleições diretas para administração e conselhos comunitários; o programa “Brasília Cidadã”; entre outros.

 
Ele também mencionou que o GDF está apoiando diversos movimentos de cunho social, como foi o caso da realização, em março, do Movimento das Mulheres; do Movimento Estudantil; e do Movimento Comunitário.

 
Comunicação Comunitária

 

Desta vez, o encontro dos veículos de comunicação alternativos e comunitários, levantará o debate entorno do verdadeiro papel da mídia local.

 
Para Ribeiro, há uma grande diferença entre o “papel” da grande mídia e o da mídia comunitária. “A primeira tem o papel de ‘deformar’ enquanto a segunda – por estar mais próximo da comunidade – faria o verdadeiro papel de ‘informar’”, argumenta o subsecretário.

 
A ideia de apoiar a mídia popular tem respaldo do atual governo. Ribeiro explica, que até o momento já foram enviados para a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), diversos projetos de lei, visando tanto o apoio aos veículos comunitários quanto à participação popular, como foi o caso da elaboração do Sistema Distrital de Participação Popular e do Plano Distrital de Participação Popular.
 

“Agora com esse encontro, queremos buscar ferramentas para democratizar a mídia, uma vez que a mídia nacional não é democrática”, sustenta Ribeiro.

 
A entrevista aconteceu durante um encontro ocorrido no último dia (11) no Palácio do Buriti onde na qual participaram os presidentes da Associação de Veículos de Comunicação Comunitária do DF e Entorno (AVESCOM); Edvaldo Brito e Ana Neves, o presidente da Associação dos Ativistas do Distrito Federal (ASSD-DF), Jeová Rodrigues e representantes da ABCCO.
 

Acilino afirmou ainda que vai convidar também o presidente Associação Brasiliense dos Blogueiros de Política (ABBP), Fred Lima; o representante do Movimento dos Blogueiros, Eldo Gomes; assim como eles, também participarão do encontro a primeira-dama, Márcia Rollemberg; o secretário da Casa Civil, Relações Institucionais e Sociais, Luciano Suassuna; o secretário de Relações Institucionais e Sociais, Igor Tokarski; e outros secretários. Disse Acilino Ribeiro.
 

Por Jeová Rodrigues

Nenhum comentário