Dupla brasiliense disputa um lugar no pódio no Rally Internacional dos Sertões
A
Kandangus Rally Team participa pela 14ª vez do Rally Internacional dos Sertões.
Na última edição, em 2015, a equipe foi a 4ª colocada na geral entre todos os
UTV´s, que teve número recorde de participantes. A largada será no dia 3 de setembro, na capital goiana, e
a chegada em Palmas (TO), no dia 10
Foto do carro da Kandangus no Rally Internacional dos Sertões em 2015. Foto: Marcelo Maragni |
Uma
das equipes mais experientes no cenário off-road brasileiro, em especial quando
se trata do Rally Internacional dos Sertões, a Kandangus Rally Team (IPIRANGA/ CASCOL COMBUSTÍVEIS/ MENESES OFF ROAD/ CIA
ATHLETICA/ MR1), participará pela 14ª vez do maior e mais difícil rally do
Brasil. Tendo subido ao pódio nas últimas duas edições – com a 3ª colocação na
categoria UTV em 2014, e o 4º na classificação geral no ano passado –, o piloto
Elson Cascão
II e o navegador Elson Meneses vão largar no dia 4 de setembro, em Goiânia (GO),
para cruzar a linha de chegada no dia 10 em Palmas (TO), com o objetivo de
conquistar novamente um lugar entre os líderes da competição.
Nesta edição, que contará com número recorde de 31
UTV´s inscritos, os apaixonados
por aventura e adrenalina vão cruzar três estados brasileiros (Goiás, Bahia e
Tocantins), rodando cerca de 2.900 Km na principal competição off road
do país e a segunda maior do mundo (perde para o Dakar), que neste ano chega à sua 24ª edição. A Kandangus estreia um novo UTV, o Polaris RZR XP Turbo, modelo 2016, e competirá em uma
categoria diferente do ano anterior, a UTV Pro, que reúne as melhores e mais
experientes equipes.
Para testar o carro antes de encarar uma prova
dura com os Sertões, a equipe disputou duas provas fortes no 1º semestre deste
ano. A primeira delas, em março no estado de Alagoas, foi o Rally do Velho
Chico, que marca a abertura do Campeonato Brasileiro de Rally
Cross Country. A dupla
subiu ao pódio ao conquistar o 2º lugar na categoria UTV. A outra prova foi no
Rio Grande do Norte, em abril, e, apesar de quebrarem no primeiro dia, Cascão e
Meneses tiveram fôlego para recuperar e conquistaram o 5º lugar/ UTV e o 5ª na
colocação geral.
Sobre o UTV
O UTV side-by-side RZR XP Turbo modelo 2016 é equipado com um motor
turbinado de 900 cilindradas, que gera 146 cavalos de potência, 20% a mais do
que o do ano passado. Se considerarmos que o peso do UTV é de apenas 600 kg, o
resultado é uma performance arrasadora. Possui câmbio automático CVT, suspensão
independente e tração nas quatro rodas. A altura livre do solo de 34,3 cm
permite encarar qualquer terreno, e os novos amortecedores com reservatórios
externos são dimensionados para resistir ao abuso constante e às altas
temperaturas durante oito dias de competição.
Apesar de ser bastante robusto em sua forma original, o carro com que
a Kandangus irá disputar os Sertões não é o mesmo que saiu da concessionária. O
UTV da equipe foi desmontado e reconstruído, contando com vários reforços
estruturais que dão mais segurança para encarar uma competição tão intensa. Além
disso, vários itens foram adaptados para a prova. Os cintos de segurança, os
bancos, as rodas e pneus foram substituídos por outros mais resistentes, e até
o tanque de gasolina, que na versão original aceita 37 litros de combustível,
foi adaptado para receber 90 litros. Além disso, dois extintores de incêndio de
2kg foram instalados para reforçar a segurança.
Equipe:
É a quinta vez que Cascão e Meneses formam a
dupla piloto/navegador nos Sertões. Em 2009,
quando correram juntos pela primeira vez, a Kandangus disputou na categoria
Protótipo T1, com o Sherpa V2, e alcançou o 8º lugar e o 10º no ranking geral. Antes do
Protótipo, a Kandangus disputou os Sertões na categoria carros, com uma L200 e uma
S10.
Além
da dupla de xarás, outras dez pessoas fazem
parte da equipe, são eles: motoristas, mecânicos, cozinheiro e apoio. A estrutura conta com um motorhome, um
caminhão oficina e uma caminhonete de apoio rápido. No caminhão segue um UTV
reserva para repor peças que eventualmente sejam danificadas no carro oficial
durante a prova.
Dupla experiente:
piloto e navegador comemoram o 4º lugar geral em 2015. foto: Bruno Cajado |
Elson Cascão II, 56 anos
É
um veterano de rallies. A primeira
participação foi em 1999. Já no ano seguinte, em 2000, conquistou o
vice-campeonato brasileiro, Em 2001 subiu no lugar mais alto do pódio ao
conquistar o 1º lugar no campeonato brasileiro, ambos na categoria regularidade.
À época, seu navegador era o amigo de
infância Geraldo Malvar. Outro bom resultado foi em 2003, no Rally
Internacional dos Sertões, quando a Kandangus ficou em 5º lugar na categoria “Production”.
Das 13 participações no Sertões, os melhores
resultados vieram em 2014, com a 3ª colocação na categoria, e em 2015, quando
também subiu ao pódio ao conquistar a 4ª posição geral nos UTV´s.
Elson Meneses, 51 anos
Foi, por nove anos, o chefe de equipe da Kandangus e
comandava um time de dez profissionais que viajam no caminhão de apoio. Em
2009, ajudou na construção do Protótipo e aceitou o desafio de navegar para
Cascão. De lá para cá, acumulou experiência como navegador nos Sertões em
várias equipes: em 2012, correu ao lado do mineiro Cristiano Batista (MEM), na
categoria Protótipo. Em 2013, foi companheiro do paulista Marcelo Daminie
(Expert 4X4), na Super Production, e conquistaram o segundo lugar na categoria.Em
2014, ele fez dupla com Davison Rabechi (TRT Rally Team), na categoria
Pró-Brasil. No ano passado, voltou a navegar para Cascão e arrancaram a 4ª
colocação. Meneses também disputa vários
campeonatos de rally no DF. No ano passado, ele – piloto – e a esposa Claudia –
navegadora – conquistaram o 1º lugar na categoria Jeep no Lagartixa Trophy. Em anos
anteriores também ocuparam juntos o lugar mais alto no pódio no Calango Trophy.
Investimento
Disputar
o Rally Internacional dos Sertões demanda um alto investimento. A utilização do
UTV possibilitou uma redução de custos. A equipe estima investir R$ 300 mil, valor viabilizado pelos patrocinadores,
que tem suas marcas estampadas no carro e em todos os veículos de apoio. No
caso da Kandangus, a equipe conta com patrocínios de peso: IPIRANGA, CASCOL COMBUSTÍVEIS, MENESES OFF ROAD, CIA
ATHLETICA e MR1.
Curiosidades:
- Ao todo, serão 2.900
quilômetros de percurso total, sendo cerca de 2.000 de trechos
cronometrados (especiais).
- Modalidade que
mais cresce no rali, os UTVs mais uma vez tem recorde de inscritos. Em
2014 foram 23 veículos, no ano passado foram 30, e, neste ano, o número
subiu para 31.
- O fato de ser um carro
sem para-brisa obriga que piloto e navegador usem capacete e óculos
especiais durante a prova
Acompanhe o Rally dos Sertões
Facebook: facebook.com/sertoesoficial
Instagram: instagram.com/sertoesoficial
Twitter: @sertoesoficial
YouTube: youtube.com/dunasrace
Fonte: Carla Spegiorin e Antônio Filho - Âncora Comunicação – Assessoria de imprensa
Nenhum comentário
Postar um comentário