name='content'> ]]>

RECENTES

EMPREENDEDORISMO: Panificadora gera renda para mulheres na zona rural de Sobradinho



Projeto Flores do Contagem gera renda para 56 famílias e incentiva o cultivo de agricultores da região.
Iniciativa recebe o incentivo do Programa ReDes, realizado pela Votorantim Cimentos e Instituto Votorantim

 
Maria das Dores de Morais Silva, 37 anos, é moradora na zona rural de Sobradinho (DF). Há dois anos, ela preside uma cooperativa formada por 56 associadas que batalham para gerar a própria renda por meio da produção de panificados. O trabalho realizado com muito esforço e união recebeu um incentivo que permitirá ao projeto se estruturar, o que mudará a vida não só das associadas, como também da comunidade local. A panificadora Flores do Contagem, idealizada pela Associação de Mulheres do PA Contagem, está se transformando em realidade e, após meses em construção, inaugurado no dia 13 de maio. Um sonho tirado do papel graças ao Programa ReDes, que fomenta o desenvolvimento de projetos de economia solidária em todo o país.
 

Apoiado pela Votorantim Cimentos e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e promovido pelo Instituto Votorantim, o Programa ReDes investiu mais de R$ 509 mil na construção da panificadora Flores do Contagem.  O empreendimento, construído em uma área de mais de 3 mil metros quadrados, conta com área de produção, estoque de insumos, estoque de produto concluído, escritório, vestiários, entre outras dependências. O apoio do ReDes possibilitou ainda à cooperativa adquirir fornos, batedeiras de massa, liquidificador industrial, acessórios de cozinha e bancadas de trabalho. Além disso, as associadas participaram de oficinas de cooperativismo, gestão e empreendedorismo para adquirirem mais conhecimentos para administrarem a panificadora.
 

Com a inauguração da panificadora, as associadas irão intensificar a produção de bolos, pães, tortas, biscoitos e salgados, que serão fornecidos para cooperativas, feiras, mercados e governo. A expectativa é duplicar a quantidade fabricada mensalmente, que hoje é de 3.500 quites de produtos. Toda a produção será feita com matéria-prima cultivada por agricultores da região, que também poderão incrementar suas rendas tendo na panificadora um fornecedor a mais para oferecerem seus alimentos.
 

Segundo a presidente da Associação de Mulheres do PA Contagem, Maria das Dores de Morais Silva, a perseverança foi fundamental para superar desafios e levar as atividades do projeto adiante, confiantes de que atrairiam parceiros para crescerem ainda mais. “Ter o grupo forte, trabalhando sem precisar sair da comunidade, foi uma bênção de Deus. O apoio que recebemos do ReDes mudou tudo em nossas vidas. É mais qualidade de vida, trabalho e renda, produzindo para a nossa comunidade”, afirmou.

 
O administrador regional de Sobradinho II e da Fercal, Estevão Reis, afirmou que o envolvimento da iniciativa privada na execução de projetos sociais representa um importante papel para o desenvolvimento das comunidades. “A Votorantim Cimentos, por meio do ReDes e de outros programas e projetos, tem incentivado muito os empreendedores locais, inclusive os que estão no campo. Com a ajuda oferecida para construir a panificadora, as associadas poderão aumentar suas rendas, servindo de exemplo e estímulo para outros agricultores trabalharem de forma associativa, o que vai favorecer o crescimento de toda a região”, ressaltou.

 Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 14 países: Brasil, Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Sobre o Instituto Votorantim

O Instituto Votorantim é o parceiro estratégico das empresas do Grupo em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das regiões onde as empresas operam. Atua nos campos da educação, geração de trabalho e renda, formação profissional, apoio a gestão pública, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros.

 Fonte: Sirlene Milhomem, Rosana Terra- Oficina de Comunicação

Nenhum comentário