name='content'> ]]>

RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA / SAÚDE: Campanha de vacinação contra H1N1 será antecipada para 18 de abril


 
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal antecipará a vacinação contra H1N1 para a próxima segunda-feira (18). Serão vacinadas, a partir desta data, as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto e os trabalhadores de saúde da rede pública e privada. Essa primeira parcela da população totaliza 295 mil pessoas. A vacinação será feita em todos os centros de saúde da rede pública, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 De acordo com a Subsecretaria de Vigilância à Saúde, os demais grupos que fazem parte do público-alvo serão vacinados a partir do dia 30 de abril. São eles: pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Até o momento, o Distrito Federal recebeu do Ministério da Saúde 260.720 doses, de 620 mil que serão disponibilizadas pelo governo federal para a Secretaria de Saúde. Na capital, durante a campanha, deverão ser vacinadas 609 mil pessoas.

O VÍRUS – A influenza, ou gripe, como é popularmente conhecida, é transmitida por meio das vias respiratórias e seus efeitos duram, em média, uma semana. Ela é uma patologia que afeta principalmente os brônquios, boca, nariz, garganta e ocasionalmente acomete os pulmões.

Os principais sintomas do H1N1 são febre acima de 37,8ºC – sendo mais acentuada em crianças –, infecção aguda das vias aéreas, calafrios, mal-estar, cefaleia, dores no corpo, garganta e articulações, prostração, coriza e tosse seca. Em alguns casos é possível a ocorrência de vômito, diarreia, fadiga e rouquidão. A influenza está presente entre a população durante todo o ano, mas constata-se aumento principalmente no outono e inverno.

RECOMENDAÇÕES

São medidas que evitam a transmissão da influenza e outras doenças respiratórias:

·Frequente lavagem e higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento;
· Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

· Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
· Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

· Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

·Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

· Manter os ambientes bem ventilados;

· Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe;

·  Evitar sair de casa em período de transmissão da doença;

·Evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados);

· Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

 
 
 
 
 
 
 
 

Crédito: Matheus Oliveira/Saúde-DF

Nenhum comentário