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Para dar conta do recado, onze empresas vão cuidar do asfalto do DF



 
O trabalho de recuperação da malha asfáltica do Distrito Federal será feito por 11 empresas. Elas ficarão encarregadas de dar mais celeridade às chamadas operações tapa-buraco e promover intervenções mais complexas, como fresagem ou substituição completa do pavimento.

As vencedoras foram escolhidas em licitação iniciada no fim de 2015 pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), e que está em fase de homologação dos contratos. O custo ficou, em média, 17% abaixo do previsto inicialmente pela empresa pública. A estimativa é desembolsar R$ 10 milhões por mês.

Todas as ganhadoras tiveram de comprovar que têm usinas de massa asfáltica própria, exigência da Novacap. Só puderam participar da concorrência organizações instaladas em Brasília, pois a demora no deslocamento da massa até o local a ser recuperado compromete a qualidade do asfalto.

O contrato tem validade de cinco anos, prorrogável por mais um. A previsão é que as empresas comecem a operar em abril. A última licitação pública para esse tipo de serviço ocorreu em 2009. Na ocasião, sete participantes saíram vencedores e ficaram responsáveis pelas operações até 2014, quando o contrato terminou. Desde então, equipes da própria Novacap têm feito o trabalho nas regiões administrativas. Dessa vez, o processo dividiu o Distrito Federal em 16 lotes — dois por empresa.

Trabalho monitorado

Para garantir o bom nível do asfalto, a Novacap vai acompanhar, por meio de sistema de georreferenciamento, cada um dos buracos cobertos pelas novas fornecedoras. A intenção é evitar o emprego de material de baixo padrão. “Vamos ter o controle total de todos os serviços prestados. Com isso, entregaremos à população um serviço de qualidade e evitaremos que um buraco seja tapado diversas vezes em um curto espaço de tempo”, destaca o diretor-presidente da companhia, Hermes de Paula.

As características do pavimento usado também serão avaliadas. A Novacap tem laboratório com equipamentos capazes de medir a espessura do produto, a temperatura da massa e a quantidade de areia empregada na fabricação. A companhia é responsável pela maioria das ruas internas de Brasília (aquelas próximo a residências e comércios) e pelo Eixo Monumental, entre outras rodovias. A Estrada Parque Taguatinga (EPTG), os Eixos Rodoviários Sul e Norte e a L4 Sul, por exemplo, são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

Fonte: Agência Brasília/ foto reprodução Jornal de Brasília

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