RECENTES

SOBRADINHO: Restos de podas de árvores são usados por agricultores familiares no DF




Na área rural de Sobradinho, Juan Pereira aproveita o material doado pelo governo. Técnica ajuda a recuperar áreas degradadas e a ter maior diversidade no cultivo

(*) Rafael Alves

Diariamente funcionários da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) fazem podas de árvores por todo o Distrito Federal. São recolhidos galhos, troncos e até árvores inteiras, que caíram ou que correm o risco de cair. Tudo é levado aos galpões da empresa no Setor de Áreas Públicas, próximo à Epia Sul, e triturado. Depois, passa pelo processo de compostagem — que transforma matéria orgânica em algo semelhante ao solo e que pode ser usado como adubo. O resultado disso é doado a agricultores familiares do DF, graças a uma parceria da Novacap com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.


A técnica, além de incrementar a produção agrícola da capital federal e recuperar áreas de solo degradado, dá uma destinação aos rejeitos estocados nos galpões da Novacap. A parceria teve início em 2014, mas ganhou força neste ano. De acordo com o diretor de Fomento à Agricultura Familiar da secretaria, Athaualpa Nazareth Costa, em 2015 foram doados 900 metros cúbicos do composto para os produtores rurais cadastrados pela pasta.

Agrofloresta

Costa ressalta que a técnica minimiza a perda de água nas plantações e é indicada para o sistema agroflorestal, que combina árvores ou arbustos com a agricultura, de maneira simultânea ou numa sequência de tempo. "[A agrofloresta] é uma técnica de produção avançada que alia diversas vantagens para a proteção ambiental e que permite maiores ganhos econômicos ao produtor."

O agricultor Juan Pereira, de 34 anos, utiliza esse método do plantio há aproximadamente quatro anos em um sítio no Núcleo Rural Lago Oeste, em Sobradinho. Ele planta desde folhagens, como alface, couve, rúcula e agrião, a frutas, como morango, banana e limão, e espécies madeireiras, a exemplo do eucalipto.

"É uma produção orgânica verdadeira. Com o solo coberto e o plantio de uma maior variedade de plantas, todas em um mesmo local, evita-se a perda de água e a perda de adubo para o sol e a chuva, além de conter o mato nas plantações", afirma Juan, que tem o sítio considerado como modelo pela Secretaria da Agricultura. Ele distribui os produtos cultivados no sítio em cinco feiras orgânicas, no Plano Piloto e nos Lagos Sul e Norte.

Obtenção do composto





O processo de entrega do material orgânico vindo das podas ficou prejudicado com a greve dos servidores da Novacap, iniciada em 3 de novembro, mas a ideia da pasta da Agricultura é aumentar o número de produtores que utilizam o composto nas plantações em 2016.

Interessados em obter informações sobre as técnicas de plantio e solicitar o material de podas de árvores devem procurar a Diretoria de Fomento à Agricultura Familiar, na sede da Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, no Setor de Áreas Isoladas Norte, Parque Estação Biológica, na Asa Norte. Mais informações pelo 3051-6364.


(*) Por Rafael Alves, Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Nenhum comentário