RECENTES

Governo entrega mais de 5 mil escrituras de imóveis


Moradores de 15 regiões de Brasília são beneficiados em cerimônia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães


(*) Samira Pádua

Luís Santos Filho recebeu a escritura das mãos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg


A manhã desta quinta-feira (19) foi de alegria para Luís Santos Filho, de 57 anos. Morador do Areal há 28 anos, ele recebeu das mãos do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, a escritura do imóvel onde vive com a esposa e três filhos. "Agora tenho a certeza de que estou morando no que é meu", disse o vendedor, que recebeu o documento durante evento no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.

Na solenidade, 5.002 escrituras estão sendo entregues para moradores de 15 regiões do DF: Águas Claras (Areal), Brazlândia, Candangolândia, Ceilândia (Sol Nascente), SCIA/Estrutural, Gama, Guará, Planaltina, Riacho Fundo I, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho II e Taguatinga.

"É um sonho que traz tranquilidade e segurança jurídica para todos", disse o chefe do Executivo. "Estamos trabalhando em três vertentes: no combate rigoroso à grilagem de terras públicas, na regularização fundiária e na entrega de unidades habitacionais."

Para o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), Gilson Paranhos, a legalização do território contribui com o reforço da cidadania. "No momento em que a pessoa recebe a escritura, ela tem condições, por exemplo, de fazer um financiamento para melhoria da habitação."



Balanço

De acordo com a Codhab, neste ano foram entregues outras 1.375 escrituras para moradores de 20 regiões administrativas. Além disso, enviaram-se aos cartórios 13.146 fichas descritivas para que sejam transformadas em escrituras públicas. Com isso, a estimativa é que, até dezembro, as entregas alcancem 20 mil títulos.

Para diminuir o valor para a emissão das escrituras, a empresa pública trabalha na assinatura de convênio com a Associação dos Notários e Registradores do DF, para que o valor passe de R$ 1,8 mil para R$ 160.

Participaram do evento o secretário de Gestão do Território e Habitação, Thiago Teixeira de Andrade; administradores regionais; os deputados distritais Liliane Roriz (PRTB), Lira (PHS) e Juarezão (PRTB); e o presidente da Associação dos Notários e Registradores do DF, Allan Guerra.

Fonte: Samira Pádua, Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

Nenhum comentário