name='content'> ]]>

RECENTES

URBANIZADORA PARANOAZINHO ESTABELECE PARCERIA COM UNICEUB





Dezesseis alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Brasília (Uniceub) ganharam a oportunidade de explorar a criatividade na Fazenda Paranoazinho. Neste semestre, desenharão alternativas para um centro cultural que será implantado pela Urbanizadora Paranoazinho (UPSA) no futuro bairro da região.

Como parte das exigências, os estudantes precisarão romper com os padrões modernistas da capital do país – reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O diretor-presidente da UPSA, Ricardo Birmann, foi ao Uniceub apresentar a proposta aos universitários. “Promover o desenvolvimento em 800 hectares é desafiador em qualquer lugar, mas aqui acaba sendo ainda mais, devido à carga histórica de cidade planejada como ícone da arquitetura mundial”.

O projeto do centro cultural deverá priorizar pedestres, valorizar o espaço público e promover o uso misto dos locais. Segundo Birmann, o objetivo é estimular qualidade não só para os futuros residentes, mas também para quem vive na região de Sobradinho. “Hoje morador de condomínio faz tudo fora. Então a ideia é que todos tenham acesso a serviços mais perto de casa, em um centro urbano caminhável”.

Os alunos já começaram a propor alternativas de programas, sugerindo as atividades que melhor atenderão a comunidade. Além disso, estudam a forma mais adequada para desenvolver praças, ruas e esquinas, por exemplo.  A equipe da UPSA acompanhará o trabalho ao longo do semestre, auxiliando os universitários.

A professora Emilia Stenzel, que ministra a disciplina Projeto de Arquitetura VII, elogiou o pioneirismo da UPSA. “Ninguém precisa morar sempre no mesmo local e os alunos estão aprendendo a distribuir os espaços na rua, saindo do senso comum de projetar grandes shoppings na beira do lago”.


Fonte: Ascom UPSA

Nenhum comentário