RECENTES

A polêmica exposição CARAMETADE, que sofreu depredações, encerra em Sobradinho sua turnê pelo DF devidamente restaurada





Até 4 de outubro, Sobradinho recebe a polêmica exposição CARAMETADE, do artista Roger Regner. A nova versão da mostra estreou naVila Telebrasília, onde sofreu depredações, e passou por Ceilândia e Taguatinga. Em sua fase final, Carametade, será exposta no Parque dos Jequitibás (Avenida do Contorno - quadra 10/11), em Sobradinho, devidamente recuperada dos estragos causados pela ação de vândalos.

Carametade é composta de painéis de grande porte (3m X 4m) que retratam personagens fictícios compostos pela fusão inusitada de figuras míticas e/ou controvertidas reconhecidas por uma expressiva carga simbólica.

Com humor e ironia, Roger Regner desenhou, a partir dessa fusão de referenciais antológicos, uma espécie de terceira personalidade como Clô Bolsonaro (fusão de Clodovil Hernandez com Jair Bolsonaro) e José Luiz Inácio Sarney de Araújo Costa e Silva (fusão de Luís Inácio Lula da Silva e José Sarney). Os personagens foram recriados e renomeados não somente na imagem, mas também na bizarra identificação que se revelava mesclada surpreendendo  o público.
  
Nesta edição, além das já conhecidas fusões de rostos apresentadas anteriormente, estreiam quatro novos personagens: Gilmar Cunha, Xuxa Macêdo, Monica Clinton e Rainha Diana II, totalizando catorze painéis. A mostra passará ainda por Sobradinho e Taguatinga.

  


Com curadoria de Ana Queiroz, Carametade foi montada pela primeira vez no FLAAC 2012, ocupando os corredores do ICC Norte (minhocão) da UNB. Com excelente repercussão de público e mídia, em 2013, CARAMETADE foi convidada a integrar a programação do 53º aniversário de Brasília com montagem na área externa do Museu Nacional.

  
A exposição conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura - FAC, da Secretaria de Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Segurança Pública, da Administração de Brasília e dos SESCs Ceilândia e Taguatinga.

  
FOTOS: ROGER REGNER

Sobre o autor

  
Roger Regner é um artista multilinguagem, que atua na fotografia e nas artes cênicas desde a década de 80. Sua grande curiosidade com relação a outras culturas, o motivou a traçar, em 1989, uma rota de fotógrafo independente por países da Europa, Ásia, América Central e América do Norte, encerrando em 1994, quando fixa residência em Nova York, onde passa a atuar experimentalmente em vários setores das artes visuais. Desde então, vive e trabalha entre o Brasil e os Estados Unidos.
  

Desde 2005 dedica-se exclusivamente à criação. Roger produziu e apresentou substancial variedade de trabalhos que unem ora o desenho e a pintura, ora estes com a fotografia e incorporando fusões a objetos, peças esculturais, tapeçaria, instalações, vídeo, entre outros. Com uma técnica particular e pouco ortodoxa, produz trabalhos isentos de regras preconcebidas tendo a condição humana como temática recorrente, expressa em instalações motivadas por contextos sociais e/ou políticos.






SERVIÇO:

  
Exposição de Roger Regner CARAMETADE

Parque dos Jequitibás

Sobradinho - 15/09 a 04/10

Local: Avenida do Contorno, quadra 10/11


Nenhum comentário