RECENTES

TRANSPARÊNCIA GDF: Aplicativo Siga Brasília é lançado



Gestores e colaboradores do governo se reuniram nesta tarde, no Cine Brasília, para o lançamento do aplicativo para dispositivos móveis Siga Brasília — disponível na loja Google Play e acessado em qualquer navegador pelo endereço sigabrasilia.df.gov.br.

A apresentação foi feita pelo governador Rodrigo Rollemberg, que demonstrou ao público as principais facilidades da nova ferramenta. O evento contou com a presença do autor da Lei da Transparência (Lei Complementar nº 131, de 2009), senador João Alberto Rodrigues Capiberibe (PSB/AC); do vice-presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal, conselheiro José Roberto de Paiva; e do fundador da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco.

Durante a cerimônia, Rollemberg destacou o conceito de transparência e reforçou que os avanços no tema devem ser constantes: “Vamos sempre trabalhar para sermos referência de políticas inovadoras para o Brasil”.

Com o lançamento do Siga Brasília, o DF se torna a primeira unidade da Federação a ter um aplicativo para divulgação de dados relacionados à gestão pública. “Queremos estar em primeiro lugar no País em relação à transparência”, completou o governador.

Brasília hoje ocupa a terceira posição na Escala Brasil Transparente, em comparação a outras capitais do Brasil. O índice, divulgado pela Controladoria-Geral da União (CGU), avalia, entre outros quesitos, o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Módulos
O aplicativo contém quatro módulos: despesas, receitas, remuneração de servidores e escala dos profissionais da Saúde. Ainda há um link para a Transparência Web TV e, em breve, será incluído outro, com acesso à Ouvidoria-Geral do DF. No novo ícone será possível ainda dar retorno sobre a funcionalidade do Siga Brasília.

O avanço na acessibilidade do conteúdo foi citado pelo controlador-geral do DF, Djacyr Cavalcanti de Arruda Filho, como a principal vantagem do aplicativo. “O Portal da Transparência tem outra estrutura, pois concentra muitas informações”, comparou. “Ele também representou um marco em determinado momento; é uma questão de evolução.”

Quem quiser utilizar o Siga Brasília pode baixá-lo gratuitamente em aparelhos com plataforma Android ou acessá-lo pelo navegador de qualquer smartphone, tablet ou computador. Em breve, ele também estará disponível para iOS. “Com o lançamento do aplicativo, é cumprido até o princípio da igualdade, pois independentemente da classe social, qualquer um vai poder compreender o que está ali”, destacou o controlador-geral do DF.

Aplicativo Siga Brasília
Disponível na loja Google Play (gratuito) para plataforma Android.

Acessado em smartphone, tablet e computador pelo endereço sigabrasilia.df.gov.br.

Nenhum comentário