RECENTES

SAÚDE: Farmácia Central reorganiza insumos para racionalizar distribuição


Militares ajudam na contagem e separação por lote e prazo de validade

Uma força-tarefa foi iniciada com o auxílio de 20 militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros (sendo 10 de cada uma das corporações) na Farmácia Central da Secretaria de Saúde para contagem, separação por lote e validade de todos os medicamentos, materiais médicos hospitalares e laboratoriais dos almoxarifados centrais. A ação, prevista para terminar até a segunda semana de junho, foi pensada com objetivo de elevar o controle e otimização da distribuição dos insumos na rede.

"Vamos melhorar a distribuição porque enviaremos os medicamentos de forma racionalizada e entregando aqueles com data de validade mais próxima do vencimento primeiro e de acordo com o tempo previsto da utilização", enfatizou servidor da Diretoria de Assistência Farmacêutica da Subsecretaria de Atenção à Saúde (DIASF/SAS), Emmanuel de Oliveira Carneiro.

Carneiro também citou como benefício do estoque melhor organizado uma programação mais acertada das compras e a aquisição dos medicamentos. "Podemos gerar economia, porque vamos evitar a perdas de insumos que estão mais próximas da data de vencimentos e executar um cronograma de compras regulares com mais eficiência", disse.

A SES realiza a compra regular de 844 tipos medicamentos, 751 tipos de materiais médicos hospitalares e 650 tipos de materiais de laboratório. Os insumos abastecem hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), centros de saúde e farmácias da SES.

TREINAMENTO – Os 20 militares, participaram de um trabalho de ambientação e capacitação, eles conheceram quais são os materiais para iniciar a separação e contagem dos insumos.

São 10 servidores da Diretoria de Assistência Farmacêutica da Subsecretaria de Atenção à Saúde (DIASF/SAS) que estão acompanhando o andamento dos trabalhos, fazendo a supervisão da contagem e também auxiliando.

Na Farmácia Central, há quatro galpões. Além de dois outros, um localizado no setor de cargas e outro no SIA, onde ficam armazenados os medicamentos distribuídos para atenção básica e os fornecidos pelo Ministério da Saúde.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do DF

Nenhum comentário