RECENTES

EMPREENDEDORISMO: Votorantim Cimentos vence Prêmio de Inovação Nacional com projeto de cimento sustentável


Pozolana desenvolvida em Rondônia é projeto inovador no mundo
Cimento pozolânico reduz em 50% as emissões de CO2

O projeto da Votorantim Cimentos foi o grande destaque no Prêmio Nacional de Inovação, da Confederação Nacional das Indústrias. A construção de uma nova fábrica de cimento em Porto Velho (RO) para produção de cimento pozolânico é um projeto pioneiro na Votorantim Cimentos e no mundo. “O cimento pozolânico nasceu do desafio de abastecer a construção das Usinas de Jirau e de Santo Antônio, no Rio Madeira. Era necessário um cimento com baixo desenvolvimento de calor para garantir a construção de grandes peças de concreto sem riscos de trincas ou degeneração causadas pelo tempo. A região não apresenta reservas de calcário e desenvolvemos um novo material a partir da argila - a pozolana calcinada”, afirma Edvaldo Rabelo, diretor executivo global de Energia, Sustentabilidade & Segurança da Votorantim Cimentos.

A região de Porto Velho é abundante em argila, o que permitiu o desenvolvimento da pozolana, a partir da calcinação do material. Além da criação de uma composição inovadora na indústria cimenteira no mundo, a pozolana é um material altamente sustentável: com o seu uso, a unidade reduziu em 50% as emissões de CO2, 40% de água, 25% da energia elétrica e 10% na geração de resíduos.

“O reconhecimento com o Prêmio Nacional da Inovação coroa um longo processo de inovação que vêm desde os anos 90, quando iniciamos as pesquisas com a pozolana artificial. Queremos dar a nossa contribuição para a economia regional, entregando produtos de excelência, inovadores e ecoeficientes”, completa Rabelo.

O Prêmio Nacional de Inovação é anual e reconhece empresas brasileiras que contribuíram para o aumento da competitividade do País por meio da inovação. A premiação também tem o apoio da Mobilização Empresarial da Inovação, SEBRAE, SENAI, Ministério da Ciência e Tecnologia, MBC e IEL.

Sobre a Votorantim Cimentos

Presente no negócio de materiais de construção (cimento, concreto, agregados e argamassas) desde 1933, a Votorantim Cimentos é uma das maiores empresas globais do setor, com capacidade produtiva de 55 milhões de toneladas de cimento/ano. A Votorantim Cimentos possui unidades estrategicamente localizadas próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e está presente em 13 países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, China, Espanha, Estados Unidos, Índia, Marrocos, Peru, Tunísia, Turquia e Uruguai.
  




Fonte: Rosana Terra / Sirlene Milhomem /Oficina de Comunicação


Nenhum comentário