name='content'> ]]>

RECENTES

Documentos históricos da Primeira Guerra Mundial são furtados em Sobradinho

A advogada Débora Marchewka, 43 anos, (foto) teve seus álbuns furtados após arrombamento de um veículo no estacionamento de uma faculdade em Sobradinho.


(*) Thaissa Leone


Dois furtos inusitados ocorreram na última semana no Distrito Federal. No primeiro caso, uma moradora do Distrito Federal chamou a atenção nas redes sociais quando relatou o furto de dois álbuns de sua família que continham fotos e documentos históricos da Primeira Guerra Mundial. No segundo caso, o baixista Fábio Pedroza, da banda Móveis Coloniais de Acaju, teve seu instrumento favorito, e também raro, furtado do depósito da banda, na Asa Norte.

A advogada Débora Marchewka, 43 anos, teve seus álbuns furtados após arrombamento de um veículo no estacionamento de uma faculdade em Sobradinho. Segundo ela, o álbum é resultado de um projeto que teve início em uma escola no Rio de Janeiro há 10 anos e que conta a história da Primeira Guerra através de fotos, documentos e até cartas amorosas de seus avós falecidos, que fugiram dos conflitos para o Brasil.

Débora, que é estudande de pedagogia, emprestou para sua professora o álbum para ser objeto de estudo. No entanto, no dia em que ele deveria ser devolvido, o veículo foi arrombado e a mala com os álbuns foi furtada. Nenhum outro objeto foi levado pelos criminosos.

De acordo com Débora, seus avós eram judeus e vieram para Brasil iniciar uma nova vida. Aqui, tiveram três filhos e iniciaram uma nova etapa de suas vidas. A advogada tem uma filha de 22 anos e acredita que as lembranças contam uma história bonita e importante para as próximas gerações. "Acredito que o álbum que fiz poderia ser um modelo para escolas. Para os jovens valorizarem a família, cultura e para não deixarem alguns valores acabarem", afirmou.


(*) Fonte: Thaissa Leone/JB

Nenhum comentário