RECENTES

EXCLUSIVO: Estevão Reis é o Administrador de Sobradinho II e interino da Fercal



 Estevão Reis administra as regiões de Sobradinho II e Fercal

(*) Higor Sousa

Enquanto o GDF (Governo do Distrito Federal) não tinha definido quem seria o novo administrador de Sobradinho I, tanto essa região quanto Sobradinho II, Fercal e Planaltina estavam sob o comando do administrador de empresas Estevão Reis, de 47 anos.

Atualmente, Reis é o administrador da Fercal e Sobradinho II, cidade essa que ele mora há 25 anos. Segundo ele, para também ficar mais próxima da comunidade, a administração vai abrir um canal de comunicação com as lideranças comunitárias com o intuito de saber qual é a real necessidade da população. “Eles (líderes comunitários) representam uma boa parte dos moradores e sabem de suas demandas. Queremos também permitir que todos liguem na administração, deixando suas sugestões e solicitações”.

Na época em que administrou as quatro cidades, Estevão Reis relata que gerenciou aproximadamente 500 mil habitantes. “Foi uma experiência interessante em que conheci as peculiaridades de cada cidade, as lideranças e equipes de servidores efetivos”. Questionado sobre uma possível extinção da Administração da Fercal, devido aos cortes aos quais o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) tem dito, Reis assegurou que a comunidade continuará sendo atendida. “Se isso acontecer, montaremos alguns mecanismos de coleta de demanda e ações pontuais, que tragam aos moradores os mesmos benefícios de se ter uma região administrativa local”. E sobre a diminuição de cargos, o administrador declarou que sua administração terá em torno de 50 funcionários. “Além disso, percebemos que havia o desvio de função e isso não só onerou os cofres públicos como também prejudicou a eficiência administrativa. O governador quer que reduzamos, mas sem perder a eficiência operacional”.

A segurança pública nas duas regiões é algo que também preocupa a população, como é o caso do bancário João Teixeira, de 48 anos, que foi assaltado em dezembro do ano passado, quando voltava do serviço. “A gente até vê polícia na rua, mas tem alguns pontos aqui em Sobradinho II que não tem iluminação e é um deserto, sem ninguém na rua”. Para melhorar a situação, o administrador confirmou que, além de ter as Policias Civil e Militar cuidando da segurança, irá melhorar o sistema de iluminação pública em locais e pontos vulneráveis. “Vamos buscar parceria também com o Corpo de Bombeiros, Secretarias de Estado, entidades sociais, agremiações esportivas e Detran (Departamento de Trânsito), para que façamos ações conjuntas, visando diminuir a criminalidade”.

Para as regiões de Sobradinho II e Fercal, quem mais estará em contato direto com o administrador Estevão Reis para levar melhorias é a deputada distrital Celina Leão (PDT), que também é presidente da CLDF (Câmara Legislativa do Distrito Federal).

A comunicação entre a parlamentar e o administrador continuará como em anos anteriores. As demandas serão encaminhadas diretamente para a deputada. De acordo com Estevão Reis, sempre houve um canal aberto de reciprocidade e amizade entre eles. “A deputada Celina Leão é uma pessoa de visão política muito boa, motivo este de estar ocupando hoje o cargo que está. Nossa meta sempre foi buscar a implantação de políticas social em prol das cidades. E agora que temos a oportunidade de agir de forma mais direta, isso não será diferente”.

E a palavra “agir” é o que os moradores do bairro Setor de Mansões, em Sobradinho II, espera do novo administrador. A economista Ivonete Dantas alegou gastar mais de R$ 500 por causa dos buracos que há na pista principal. “De vez eles fazerem alguma coisa enquanto a chuva não chega, deixa tudo para a última hora. Um dia saí com pressa, não percebi o buraco e arrebentei o pneu do meu carro. Sem falar nas peças que eu tive que trocar”. Mas, esse inconveniente não deve continuar, pois a administração informou que já solicitou a NOVACAP (Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil) a operação Tapa Buraco. “E a longo prazo, vamos buscar o recapeamento daquelas vias, melhorando o tráfego, o que vai diminuir os custos de manutenção dos carros pelos motoristas”, declarou o administrador.


Na opinião da deputada Celina Leão, Estevão sempre foi um guerreiro na luta por Sobradinho e Fercal. Por isso, ela acredita que ele não terá dificuldades em levar desenvolvimento para as regiões. “A Câmara Legislativa estará sempre de portas abertas para a população e atuaremos em favor do povo. Vou cumprir o papel para o qual fui eleita, que é legislar, fiscalizar e representar a população do Distrito Federal”, finalizou a parlamentar.

(*) Fonte: Higor Sousa/JS - Exclusivo para o Jornal de Sobradinho Edição 277 de Fevereiro de 2015 - Fotos: Arquivo Pessoal de Estevão Reis 

Nenhum comentário