RECENTES

REGIÃO NORTE GANHARÁ OBRAS DE MELHORIA DA MOBILIDADE




Pontes, viadutos, ciclovias, vias marginais e recuperação da Ponte do Bragueto estão incluídos no pacote

A Região Norte de Brasília ganhará um complexo de obras que beneficiará a mobilidade dos moradores do Lago Norte, Varjão, condomínios do Grande Colorado, Sobradinho e Planaltina. Foi autorizada a execução do Trevo de Triagem Norte, que inclui a restauração da Ponte do Bragueto, criação de vias marginais nos Eixos L e W Norte, construção de duas pontes sobre o Lago Paranoá, além de ciclovias e 12 viadutos.

"Estamos no canteiro de obras pra começar uma obra que é um sonho, uma reivindicação antiga da população da área Norte. Esse trevo vai completar o investimento que estamos fazendo em toda região: não só o Torto-Colorado, mas também o Expresso DF Norte. No futuro, vamos trazer também o metrô até este trevo. Tudo integrado em um só planejamento de mobilidade", explicou o governador Agnelo Queiroz, durante lançamento das obras, nesta quarta-feira (11), acompanhado da primeira dama Ilza Queiroz.

As benfeitorias, que custarão R$ 79 milhões, devem ser entregues em 2016. O Trevo de Triagem Norte beneficiará, inicialmente, mais de 100 mil veículos por dia. Após a conclusão das melhorias, a capacidade da via vai dobrar. A ideia é que a economia de tempo para os motoristas no trecho fique em torno de 15 a 30 minutos.


As intervenções do trevo fazem parte do pacote de investimentos em mobilidade urbana na região Norte do Distrito Federal. Também serão realizadas obras de reabilitação e melhorias da Rodovia DF-003 no trecho de ligação Torto-Colorado. Os recursos são provenientes do "Proinveste", programa do governo federal de financiamento a investimento nos estados.

"Tudo é parte de um sistema maior. Quando pensamos no Torto, já imaginávamos trazer o Expresso Norte. Todo o sistema será uma cópia do que acontece na região Sul", explicou o vice-governador, Tadeu Filippelli.


Por Beatriz Ferrari, da Agência Brasília/Foto: Dênio Simões / GDF

Nenhum comentário