RECENTES

EDUCAÇÃO: Festa das Nações mostra outras culturas a alunos em núcleo rural




A Festa das Nações homenageou oito países que participam da Copa 2014

No Núcleo Rural Capão da Erva, em Sobradinho, Distrito Federal, a Escola-Classe Natureza homenageou os países que participam da Copa do Mundo 2014 com a Festa das Nações, realizada no dia 11 último. Além de exposição dos trabalhos realizados durante o primeiro semestre letivo, os participantes assistiram a apresentações de danças típicas por alunos de turmas da educação infantil ao quinto ano do ensino fundamental.

“Teve professor chorando de emoção, por nunca ter visto uma festa como essa na escola”, diz a diretora, Mônica Clifford. “Quisemos dar oportunidade aos alunos de vivenciar coisas diferentes, ter contato com outras culturas além de envolvê-los com outras línguas e maravilhas do mundo.”

Os preparativos para a festa tiveram início em março, com a escolha dos oito países que seriam estudados. Alemanha, Argentina, Camarões, Itália, Japão, México, Portugal e Brasil foram os selecionados por alunos e professores. Ao longo do semestre, os estudantes participaram de atividades interdisciplinares, nas quais foram trabalhados conteúdos como culinária e gastronomia, artes plásticas, cênicas, música, dança e coreografias locais dos países escolhidos. Também participaram de leituras temáticas e estudaram os diferentes hinos, bandeiras, moedas e mapas.

“O objetivo foi criar nos alunos o hábito da pesquisa”, ressalta a diretora. Segundo Mônica, foi possível também mostrar outros países, seus povos e suas culturas. Os estudantes participaram de visitas a embaixadas e obtiveram bandeiras, roupas, folders, cartazes e objetos para a exposição. “Uma experiência como essa é enriquecedora. 

Eles se sentiram de fato em outros países”, revela a diretora. Formada em pedagogia, com pós-graduação em educação inclusiva, Mônica atua há 30 anos na área da educação. Há seis meses, exerce a função de diretora da escola.

No dia anterior à festa, alunos e professores participaram de uma gincana, que teve atividades com temáticas relacionadas à Copa do Mundo, como o “chute ao gol”.

Por (Fátima Schenini)/ Fotos: Arquivo da Escola

Nenhum comentário