RECENTES

EMPREENDEDORISMO: Em busca de aperfeiçoamento


(*)  Silvia Melo


Neta de barbeiro e sobrinha de cabeleireira, desde muito jovem Denise Neri de Aguiar, 32 anos (foto), percebeu que tinha facilidade com algumas técnicas da área de beleza. 

Quando adolescente, fazia as unhas das primas e amigas. Aprendeu sozinha e somente aos 24 anos decidiu trabalhar com o que gostava. Para ficar no mercado de trabalho, resolveu aperfeiçoar o que já sabia com cursos profissionalizantes. Fez três no Senac em Sobradinho e, há quase dois anos, tornou-se proprietária de um salão de beleza no Grande Colorado.

A trajetória de sucesso de Denise foi construída com muito esforço e dedicação. A brasiliense começou a trabalhar aos 15 anos, como office girl na Caixa Econômica Federal, onde ficou até os 18. Fez estágio em uma agência de turismo e trabalhou por quatro anos como contato publicitário. Ao ficar desempregada, decidiu trabalhar como manicure em um salão na região do Grande Colorado, em Sobradinho. “Quando entrei no salão eu sabia fazer sobrancelha e já mexia com maquiagem, mas precisava me especializar”, conta, destacando que todo dom precisa ser aperfeiçoado.

Por saber que o Senac é referência em educação profissional, Denise procurou a unidade de Sobradinho assim que foi inaugurada, em 2006, e participou das primeiras turmas dos cursos de Design de Sobrancelhas e Maquiagem Social. Em 2013, fez o curso de Cabeleireiro. “Assim que terminei os dois primeiros cursos, parei de fazer unha e passei a fazer somente sobrancelhas e maquiagens”, destaca, lembrando que ficou nesse salão por um ano, até que surgiu a oportunidade de fazer um teste como maquiadora de uma rede de televisão. Ao ser aprovada, passou a trabalhar duas vezes por semana. Nos outros dias trabalhava como maquiadora em comerciais. “Trabalhei muito com maquiagens. Depois que fiz o curso entendi que era isso o que queria para a minha vida”, afirma.

Denise aprendeu nos cursos muito mais que as técnicas das profissões de maquiadora e design de sobrancelhas. Segundo ela, a professora passou dicas importantes de como se comportar e como tratar os clientes. “Da minha área profissional eu já sabia muito e a experiência trocada com a professora conhecimento”, destaca, afirmando que ela levou para a sala de aula a experiência profissional e pessoal, preparando o profissional para o mercado.

Ao sair da emissora de TV, Denise voltou a atender em salões no Grande Colorado, onde se destacou como designer de sobrancelhas e era bastante procurada pelas clientes. A brasiliense chegou ao atual salão, do qual hoje é proprietária, para trabalhar na área que gostava, fazendo sobrancelhas, maquiagens e penteados. Com alguns problemas na administração, o antigo dono resolveu vender o negócio e ofereceu a oportunidade para Denise se tornar empreendedora. “Vendi minha casa, meu carro e ainda fiz um empréstimo para poder comprar o salão. Estou com ele há um ano e quatro meses. Graças a Deus está dando certo”, destaca.



(*) Por Silvia Melo - Senac/DF / Fotos: Raphael Carmona


Nenhum comentário