name='content'> ]]>

RECENTES

SOBRADINHO: PRODUTORES DO LAGO OESTE TERÃO OFICINA DE PRESERVAÇÃO DO BIOMA



Semeando o Bioma Cerrado leva orientação para produtores do Lago Oeste

Cumprindo a proposta de capacitar e gerar multiplicadores para a preservação do Cerrado, o Projeto Semeando o Bioma Cerrado vai fazer um fim de semana de atividades com famílias do Lago Oeste nos próximos dias 24 e 25 a partir das 8 horas de sábado

Sensibilizar a família toda para a necessidade de preservação do bioma Cerrado. Este é o objetivo do curso de capacitação e educação ambiental que vai ser ministrado pelo Projeto Semeando o Bioma Cerrado em ação conjunta com a Associação dos Produtores do Lago Oeste (Asproeste) e a Igreja Cristo para as Nações nos dias 24 e 25 de maio no Lago Oeste.

Cerca de 25 pessoas deverão estar reunidas a partir das 8 horas de sábado para dois dias de campo. De acordo com a coordenadora de educação ambiental do Projeto, Mery-Lucy Souza, no primeiro encontro serão apresentadas e revistas noções de educação ambiental adequada à realidade do público e suas rotinas e instrumentação. No segundo dia, domingo, “o grupo vai botar a mão na massa e iniciar a construção de uma horta na área da igreja, a qual eles próprios irão cuidar para que vingue”, explica.

De acordo com Mery-Lucy, será uma horta pequena, demonstrativa, que vai representar o que cada um dos envolvidos poderá fazem em sua própria casa depois desta oficina. O Projeto Semeando o Bioma Cerrado, patrocinado pela Petrobras, no entanto, vai dar suporte em termos de informações para que a horta progrida e para que naquele núcleo se estabeleçam multiplicadores da proposta.

Cerrado - O Cerrado é o segundo maior bioma do País com uma área de cerca de dois milhões de quilômetros quadrados (quase 205 mil campos de futebol) que envolve 11 estados da federação desde a região Norte até o estado do Paraná, na região Sul. Mas o segundo maior bioma do Brasil corre o risco de ficar restrito às unidades de conservação, terras indígenas e áreas impróprias à agricultura até 2030, se o ritmo atual de degradação continuar. Restam cerca de 50% dos dois milhões de quilômetros quadrados originais deste bioma onde pouco mais de 2,2% está protegido em unidades de conservação. O coordenador do Projeto Semeando o Bioma Cerrado, Rozalvo Andrigueto, explica que o trabalho proposto pela Rede de Sementes do Cerrado, “além da catalogação de árvores matrizes, da demarcação de áreas de coleta de sementes, da recuperação de áreas degradadas e programas de capacitação relevante para diferentes segmentos da sociedade também inclui oficinas de educação ambiental”.

Degradação - Diversos estudos mostram a ocupação desordenada do Cerrado a partir dos anos 70 e a implantação no Centro-Oeste do modelo de desenvolvimento voltado à agricultura de exportação como fortes razões para que o bioma se tornasse um dos mais ameaçados do mundo. O Distrito Federal, por exemplo, perdeu cerca de 57% da sua cobertura vegetal original nas últimas cinco décadas, frisa Andrigueto.


Endereços:

·         Asproeste -       Rua 08, chácara 187, Núcleo Rural Lago Oeste.
Tel.: (61) 3478-1335 asproeste@asproeste.org.br
·         Igreja Cristo para as Nações - Núcleo Rural Lago Oeste – chácara 543
Tel.: (61) 3478-2146


Fonte: Teresa Cristina Machado / Semeando o Bioma Cerrado

Nenhum comentário