RECENTES

EDUCAÇÃO: PMDF REALIZA OPERAÇÃO VOLTA ÀS AULAS





Com o início das aulas escolares o movimento aumenta nas vias próximas às escolas, nas faixas de pedestre e a vulnerabilidade de crianças e jovens permite o crescimento de possíveis roubos e furtos. Com o objetivo de orientar pais, alunos e professores o Batalhão de Policiamento Escolar (BPEsc) executa até o dia 16 de fevereiro a Operação Volta às Aulas. Serão empregados cerca de 500 policiais da unidade, além do reforço de outros batalhões da PMDF.

Durante este ano letivo, o BPEsc dará continuidade ao programa Escola Polo de Policiamento que conta hoje com 16 polos que abrangem todas as escolas do DF.

Segundo o major Valtenio, comandante em exercício do BPEsc, a Operação Volta às Aulas marca o início das atividades da unidade junto à comunidade escolar.

“Basicamente a operação consiste em recepcionar os alunos e toda a comunidade escolar, levando dicas de segurança por meio da distribuição de cartilhas, fiscalizando o transporte escolar, organizar o trânsito garantindo fluidez e segurança em todo o perímetro escolar”.


Descentralização - O comandante em exercício do BPEsc também explicou o projeto Escola Polo de Policiamento.

“As 16 escolas espalhadas por todo o Distrito Federal foram escolhidas através de critérios estabelecidos junto a Secretaria de Educação com base principalmente em dados estatísticos de ocorrências no âmbito escolar”.

Cada um desses polos possui diversas escolas sob sua área de abrangência e funcionará durante todo o período de atividade escolar. Uma viatura, duas motos e oito policiais serão responsáveis por manter contato e atuar sempre que houver alguma necessidade em cada unidade de ensino abrangida pelo polo.

As atividades do BPEsc ocorrem durante todo o período do ano letivo e para acionar o policiamento escolar basta ligar para o 190. As solicitações também podem ser feitas nas Escolas Polo de Policiamento, ou entrando em contado por meio do telefone 3910-1669.

Dicas de Segurança para o período de volta às aulas:
Dicas de trânsito

- Atravesse sempre na faixa de pedestre. Faça o “sinal da vida” com o braço.
- Olhe para todos os lados antes de atravessar a via, principalmente se não houver faixa de pedestres.
- Aguarde a parada de todos os veículos antes de iniciar a travessia na faixa de pedestres.
- Saia de casa mais cedo para evitar congestionamentos.

Dicas para os pais

- Participe sempre dos eventos da escola, da rotina escolar e da vida social de seu filho. Conheça suas companhias e amizades, além dos ambientes que ele frequenta.
- Sempre que possível, acompanhe as crianças até a entrada da escola.
- Antes de escolher um transporte escolar, informe-se sobre o registro do veículo, suas condições de segurança e o credenciamento do condutor.

Dicas para os alunos

- Procure usar o uniforme da escola. Ele o identificará em casos de acidentes ou abordagens policiais.
- Não aceite convites de estranhos para passeios de carro ou para entrar em casas, terrenos ou garagens, independentemente das promessas que forem feitas. Esse é um recurso muito utilizado por pessoas mal intencionadas.
- Em caso de assalto, não reaja. Sua vida é mais importante.
- Ao observar alguma situação estranha, acione um policial militar ou ligue para o 190.
Descrição: https://mail.google.com/mail/u/0/images/cleardot.gif

Fonte: Divisão de Comunicação/Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal/ Fotos Divulgação


Nenhum comentário