RECENTES

ENTREVISTA EXCLUSIVA: EM BUSCA DOS DESAFIOS


Alexandre Yañez de descendência espanhola é nascido em Sobradinho-DF, cidade em que cresceu, estudou e se profissionalizou. Já foi administrador de Sobradinho I por um período entre 2008 a 2010, é profundo conhecedor dos problemas da região norte do DF e foi convidado pelo governo Agnelo Queiroz a ser o primeiro administrador da Fercal – região administrativa recém-criada.

Jornal de Sobradinho РComo ̩ administrar a Fercal depois de ter sido o administrador de Sobradinho?

Alexandre Yañez – É um desafio enorme, pois são duas cidades totalmente diferentes. Enquanto Sobradinho já é uma cidade com os equipamentos públicos instalados como hospital, CAESB, CEB, Secretaria de Fazenda, DETRAN, etc., e também com sua infraestrutura quase completa, como abastecimento de água potável, energia, ruas pavimentadas e rede de esgoto, na Fercal nós temos pouco disso. O grande desafio é fazer com que os equipamentos públicos e a infraestrutura cheguem à cidade, assim a população terá a percepção de que aqui realmente é uma Região Administrativa.

JS – E nesse um ano e dois meses à frente da mais nova RA de Brasília, o que você pode dizer que já aconteceu?

Alexandre Yañez – Nesse período em que estamos à frente da RA XXXI – Fercal, já fizemos várias obras e estamos em processo de licitação e projetos para várias outras. A CAESB trocou toda a rede de abastecimento do sistema do Polo de Cinema até o Engenho Velho, fazendo com que o abastecimento de água melhorasse muito em diversas comunidades, além de aumentar a capacidade de armazenagem na Boa vista e no Catingueiro. A CEB trocou os transformadores e o cabeamento em vários lugares, aumentando muito a qualidade da energia fornecida à população e, também iluminamos alguns pontos críticos da cidade, com destaque para as 94 luminárias novas na Boa vista. Também colocamos novas paradas de ônibus e lixeiras; instalamos Pontos de Encontro Comunitário e parquinhos; reformamos quatro quadras de esportes e construímos uma nova na Fercal II. Construímos a ponte Flor de Liz no Bananal, fizemos várias drenagens e ainda vamos fazer mais duas muito importantes para a cidade. Fazemos parte do projeto Asfalto Novo, do GDF, onde poderemos recapear alguns pontos críticos da cidade. E estamos licitando agora a biblioteca, a cobertura da feira e o complexo esportivo. Ano que vem teremos muitas outras obras que estão em projeto e serão realizadas pela Administração. A Caesb, CEB e Novacap também têm bons projetos para a Fercal.
Ainda, é muito importante salientar que a Fercal ganhou uma base definitiva do SAMU; estamos na bacia 1 de transportes, ou seja, teremos ônibus novos servindo nossa região e também foi concluída a reforma de dois postos de saúde no Engenho Velho e Córrego do Ouro, que foram entregues em outubro às comunidades.

JS – Como aconteceu a sua ida para a Fercal?

Alexandre Yañez – Essa pergunta é interessante, fui convidado pelo governador Agnelo e pelo deputado Michel para ser o primeiro administrador da Fercal, em setembro de 2012. Penso que o que pesou na escolha foi principalmente a experiência que adquiri na Administração de Sobradinho já que, acredito, fizemos um bom trabalho. Também posso afirmar que temos compromisso com toda nossa região, pois, na minha visão, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal são cidades irmãs que, apesar de terem características bem diferentes, são interligadas entre si.

JS РPerguntei por que voc̻ trabalhou em outro governo e para outro candidato, ṇo foi?

Alexandre Yañez – Verdade, trabalhei em governos passados e na campanha de 2010 não fiz campanha para a Weslian Roriz, mas para deputado distrital, onde trabalhei para o ex-deputado Raimundo Ribeiro. Se me permite, quero até fazer uma colocação, pois nesse meio político tem muita fofoca e o grupo do ex-deputado gosta de dizer por aí que eu o traí, o que é uma grande mentira, pois trabalhamos muito e perdemos por causa da legenda, mas colocaram a culpa em mim e isso foi covardia por parte deles. Mas é assim mesmo, é mais fácil colocar a culpa nos outros do que assumir os próprios erros. E para encerrar de vez essa questão, você acha que o deputado Michel iria dar o seu apoio à minha indicação se eu tivesse traído o Raimundo Ribeiro com ele, como dizem? Lógico que não, pois ele (o Michel) não confiaria em mim nunca mais.

JS РPara finalizar, qual sua mensagem para a popula̤̣o da Fercal?

Alexandre Yañez – Quero desejar a todos um Feliz Natal e um próspero ano novo, e dizer que sempre podem contar conosco, pois temos compromisso com a Fercal, somos pessoas sérias, trabalhadoras e honestas. Nem sempre damos a resposta na velocidade que gostaríamos, mas podem ter certeza de que nosso empenho é enorme. Temos o comprometimento do governador Agnelo, do vice-governador Tadeu Filipelli e, principalmente, do deputado Michel para trazer mais melhorias e benefícios para a Fercal. E quero lhe agradecer por essa oportunidade de falar com as pessoas através desse veículo de comunicação!

Da redação

Nenhum comentário