name='content'> ]]>

RECENTES

SAÚDE: GDF INAUGURA SEGUNDA CLÍNICA DA FAMÍLIA EM SOBRADINHO


Unidade pode abrigar cinco equipes do Estratégia Saúde da Família

A segunda Clínica da Família de Sobradinho inaugura, nesta sexta-feira (22), a partir das 10h30. Com capacidade para abrigar cinco equipes do programa Estratégia Saúde da Família, a unidade é compostas por médico, enfermeiro, técnico em Enfermagem e agente comunitário de Saúde. A clínica fica na DF 420, Setor de Mansões, em frente ao Restaurante Comunitário de Sobradinho II.

Com 1.406 metros quadrados, a clínica da família vai garantir atendimento inicial e acompanhamento para cerca de 15 mil pessoas, especialmente moradores da região do condomínio Morada da Serra e mini chácaras, além das ARs 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 11, 14, 15, 17, 19, 21, 23, 24, 25, como também a Avenida Central. As demais quadras continuam com atendimento no Centro de Saúde 03 de Sobradinho II. Esta é a segunda unidade inaugurada na região administrativa. A primeira funciona em Nova Colina e realizou de maio a outubro mais de seis mil atendimentos.

A unidade oferece serviços de acolhimento, acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, planejamento familiar, pré-natal, curativos, acompanhamento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes, atividades educativas em saúde e atendimento a pequenas urgências. A clínica funciona de segunda-feira à sexta-feira.

De acordo com o coordenador geral de Sobradinho, Paulo Lisbão, as equipes da clínica formam vínculo com a comunidade na qual estão inseridas, promovendo ações de atenção primária, como vacinação, curativos e acompanhando a saúde da população atendida.

Entre os servidores da nova Clinica da Família está o médico cubano Iban Fernandez Pena, do Programa Mais Médicos. A expectativa dele é grande para o início do trabalho no local. “É um desafio atender a população do Brasil, pois aqui existem algumas doenças que não encontramos em Cuba”, diz.

Instalações

A clínica conta com cinco salas de acolhimento e escuta qualificada, sala de vacina, recepção, sala administrativa, sete consultórios simples, cinco consultórios com banheiro, sete consultórios odontológicos, auditório, sala de curativos e outra de medicação, além de farmácia, almoxarifado, seis banheiros entre outras instalações de apoio e operação.

Fique sabendo

O Distrito Federal já conta com oito clínicas da família em funcionamento. Quatro em Samambaia, uma no Areal, duas no Recanto das Emas e uma em Sobradinho.

Em três anos de governo, a regional de Sobradinho já construiu o Bloco Materno Infantil, a Clínica da Família (Nova Colina), reformou o pronto-socorro da pediatria e radiologia do hospital, ampliou em mais quatro leitos de UTI, construiu o posto do Samu. Além disso, reformou e ampliou dois postos saúde no Córrego do Ouro e Engenho velho.

Nenhum comentário