name='content'> ]]>

RECENTES

SAÚDE: FERCAL GANHA BASE DO SAMU


Serviço iniciou atendimento no dia 18 de novembro

Os moradores da Fercal já contam, desde a última segunda-feira, 18, com uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na localidade. A instalação da Unidade de Suporte Básico foi determinada pelo secretário de Saúde Rafael Barbosa, atendendo uma reivindicação da população local.

A ambulância com tração nas quatro rodas, apropriada para acessar as áreas rurais da região, está baseada no antigo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na quadra 3, do km 12 da DF 150, que disponibilizou um pequeno espaço para abrigar as equipes de plantão. A unidade básica é composta por um condutor e dois técnicos de enfermagem e atende os casos de urgência e emergência 24 horas.

“A presença da equipe na região vai agilizar ainda mais o atendimento”, avalia o gerente do Samu, Rodrigo Caselli. Antes da instalação da base na região administrativa, os moradores da localidade, que soma 32 mil habitantes, tinham que recorrer à base do Samu de Sobradinho, distante cerca de 15 quilômetros, que integra o Núcleo 1 do Samu, composta também por Planaltina e Paranoá.

O anúncio da instalação da nova base do Samu ocorreu durante a reinauguração dos postos de saúde dos núcleos rurais Córrego do Ouro e Engenho Velho, no dia 17 de outubro. “Esse é um compromisso assumido pelo GDF com a comunidade”, afirmou o secretário. 

A Região Administrativa da Fercal é composta por 14 comunidades, das quais seis são rurais. O local dispõe de quatro postos de saúde.
Outra base do Samu foi implantada no Paranoá, nas comemorações do aniversário da cidade, em 25 de outubro. A unidade funciona na rodoviária local.


Por Celi Gomes

Nenhum comentário