RECENTES

SÍNDROME DE DOWN – CRIANÇAS ESPECIAIS SÃO BARRADAS EM DESFILE NO SHOPPING IGUATEMI


O Shopping Iguatemi é a meca do consumo do Distrito Federal, contando com lojas de marcas famosas e internacionais, que, em geral, levantam a bandeira da inclusão. É, por exemplo, o caso da marca Tyrol, que, apesar da vedação do Shopping, pretende colocar as crianças na passarela. Parabéns à Tyrol, vaias efusivas ao Shopping Iguatemi.



O projeto Fashion Inclusivo tem como objetivo promover a inclusão de pessoas com deficiência por meio da moda. Crianças especiais – cadeirantes, com síndrome de Down, cegas etc. – ganham as passarelas e mostram alegria e descontração, emocionando os que assistem os desfiles. Foi, por exemplo, o que aconteceu no Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu. Foi o que aconteceu nos dois últimos anos nos desfiles do dia da criança no Shopping Iguatemi, localizado em área nobre do Distrito Federal. Era o que iria acontecer no desfile do dia das crianças em 2013. Era, porque o Shopping Iguatemi, que já havia convidado o Fashion Inclusivo, desconvidou o projeto e proibiu as crianças de desfilarem neste ano. O convite foi verbal, verbal foi o “desconvite”. No ar ficou evidente o péssimo odor do preconceito. ...

O portal Diário do Poder, que cuida dos assuntos políticos e de bastidores do Distrito Federal, entrou em contato com o Shopping Iguatemi, que, por meio de sua assessoria de imprensa, “confirmou que neste ano as crianças com necessidades especiais não participariam”. Não deram nenhuma explicação para o desconvite, reforçando o terrível odor do preconceito na vedação de que as crianças especiais desfilem no Shopping.

O Shopping Iguatemi é a meca do consumo do Distrito Federal, contando com lojas de marcas famosas e internacionais, que, em geral, levantam a bandeira da inclusão. É, por exemplo, o caso da marca Tyrol, que, apesar da vedação do Shopping, pretende colocar as crianças na passarela.  Parabéns à Tyrol, vaias efusivas ao Shopping Iguatemi.

O Fashion Inclusivo, barrado pelo Shopping Iguatemi, se faz presente em diversos eventos Brasil à fora. No próximo dia 03 de Dezembro desfilarão nas passarelas do Senado Federal. Recentemente desfilaram no Tribunal de Justiça do Distrito Federal. Com os desfiles chamam atenção para a necessidade de promover a inclusão social. Necessidades premente, como se infere pelo desconvite feito pelo Iguatemi.

A indignação com a postura do Shopping Iguatemi tem tomado conta da Internet, das redes sociais, especialmente depois da reportagem veiculada pelo portal Diário do Poder. Muitas pessoas têm feitos menções negativas à postura do Shopping Iguatemi na fã page do Shopping mantida no Facebook. Quem quiser se somar aos indignados, pode deixar um comentário na página do Iguatemi Brasília, no endereço:https://www.facebook.com/iguatemibrasilia?fref=ts . É preciso ter conta no Facebook.

Quem quiser conhecer o projeto Fashion Inclusivo pode acessar o endereço:https://www.facebook.com/FashionInclusivo ou o Blog do projeto, no endereço eletrônico:http://fashioninclusivo.blogspot.com.br

Uma pena que um Shopping tão moderno revele uma conduta tão preconceituosa, tão medieval. A inclusão social é um dever de todos nós, e a conduta do Shopping Iguatemi, em vetar as crianças especiais, mostra o quanto ainda é preciso ser feito para garantir a inclusão social das pessoas com deficiência.


Fonte: Blog Saber Melhor - 12/10/2013

Nenhum comentário