RECENTES

CULTURAL: Projeto apresenta espetáculo Era uma Vez, Brasília em Lenda para Vocês




Criado com o intuito de divulgar a rica cultura brasiliense, o projeto do Grupo de Teatro Carlitos (GTC), Brasília Contada em Lenda, apresenta o espetáculo lúdico infanto- juvenil Era uma vez...Brasília em Lenda pra vocês.

Baseada na lenda do Lago Paranoá, lago que banha a cidade e é considerado um dos pontos turísticos e marcos de Brasília, a peça mistura em uma linguagem educativa e de fácil acesso temas que ressaltam a necessidade da preservação do meio ambiente e do respeito à diversidade étnico-cultural ao folclore brasiliense.     

Através de uma linguagem multimídia, com animações, música ao vivo, manipulação de fantoches criados para representar a fauna e flora do planalto central, Brasília em Lenda conta a história do índio Paranoá e da sua trupe de amigos, o senhor Pequizeiro - árvore típica da vegetação do cerrado -  os pássaros companheiros, além de figuras lendários como o Deus Tupã, o Saci Pererê, Curupira, a Lua Jaci e a bela índia Inaê.  

O espetáculo traz em sua essência a necessidade de divulgar a cultura de Brasília, cidade que.,aos seus 52 anos, caminha para o encontro de sua identidade cultural.  O lúdico enredo promete emocionar crianças e adultos, tornando-se um espetáculo para todas as idades.  






Apresentações em comunidades e escolas carentes comovem o público

Patrocinado pelo FAC – Fundo de Apoio à Cultura – o projeto tem movimentando escolas carentes das cidades- satélites do Distrito Federal desde o mês de agosto. 
Após passar por Itapoã, São Sebastião, Estrutural e Ceilândia, agora é a vez de Sobradinho conhecer o Brasília Contada em Lenda.
O espetáculo será apresentado nos dias 12 e 13 de outubro, às 17h, no Teatro de Sobradinho I. (em frente à rodoviária da cidade). A entrada custará 1 kg de alimento.  

A apresentação será em homenagem ao dia das crianças.
Além do espetáculo, os atores vêm ministrando oficinas de Brinquedos Cantados e Roteiro de Cena em todas as apresentações.
“É uma forma de colocarmos essas crianças em contato com arte, com cultura e ainda levar um pouquinho de alegria para estes pequenos que serão os responsáveis pelo futuro do nosso teatro, do nosso país” , coloca a diretora Raquel Lima. 


                            Grupo de Teatro Carlitos (GTC)

O Grupo de Teatro Carlitos foi fundado em 1984, na cidade de Sobradinho (DF). É formado por artistas locais e dirigido pela professora e diretora de teatro Raquel Lima. 
Aos 29 anos de existência, é hoje considerado um centro de cultura e referência em Brasília. Dedicado ao público infanto-juvenil, o GTC já apresentou renomados espetáculos para infância e juventude, tais como “Pluft, o fantasminha” e “A menina e o vento”, de Maria Clara Machado, “A princesinha dengosa”, de Paulo Rónai, “Senhor Rei, Dona Rainha”, de Benjamim Santos, dentre outros.  Apenas o espetáculo Pluft, o fantasminha foi apresentado mais de 300 vezes e reuniu um público com cerca de 100 mil pessoas.

Além dos espetáculos teatrais, o grupo já trabalhou com animações em hospitais e praças, produção de eventos em shoppings e escolas, além de apresentações em outros estados. Realiza também oficinas em sua sede, sendo reconhecido como um centro de formação de atores.

Contato: (61) 86363657 (Ana Clara Vale)
Diretora: Raquel Lima (61) 3485-3765
Fotos: Gustavo Lopes


Nenhum comentário