RECENTES

BALANÇO: SAÚDE IMUNIZA 34.667 CÃES E GATOS NA SEGUNDA ETAPA DA VACINAÇÃO CONTRA RAIVA



*Tânia Regina

Última fase da campanha na área urbana será no próximo sábado (28)


Um total de 34.667 cães e gatos foram imunizados contra a raiva nesse sábado (21), na segunda etapa da campanha realizada pela Secretaria de Saúde em sete regiões administrativas do Distrito Federal.

Segundo balanço divulgado pelo Núcleo de Vigilância de Animais Domésticos, foram vacinados 30.880 cães e 3.787 gatos em Ceilândia, na Estrutural, Gama, Parkway, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho fundo II.

A campanha contra a raiva na área urbana do DF será encerrada no próximo sábado (28) com a vacinação de animais em mais sete regiões administrativas. Os postos de imunização funcionarão das 9h às 17h, no Guará I e II, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga, Sobradinho I, Sobradinho II e Fercal.

Na primeira etapa da campanha na área urbana do DF, realizada dia 14, foram imunizados 40.420 animais em 17 localidades.

A meta da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde é vacinar 270 mil cães e gatos em todo DF. A campanha antirrábica é realizada anualmente sempre nos meses de agosto e setembro.

O objetivo da campanha é o controle da doença de forma intensiva e a ampliação da cobertura vacinal para complementar o trabalho da rotina. Os animais devem ser vacinados a partir dos três meses de idade e aqueles vacinados pela primeira vez devem repetir a vacina após 30 dias.

Prevenção

A raiva é uma doença infecciosa aguda, quase sempre fatal, que afeta mamíferos (homem, cão, gato, morcegos e outros animais). Causada por um vírus do gênero Lyssavirus que se multiplica e se propaga - via nervos periféricos - até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplicam.

A raiva é transmitida por meio da saliva de animal infectado, seja por mordedura, lambeduras e arranhaduras de mucosa ou pele que apresentam ferimentos. Em áreas urbanas os principais transmissores são o cão, o gato e o morcego.

Em áreas rurais, além de cães, gatos e morcegos, temos o macaco e mamíferos domésticos como: bovinos, eqüinos, suínos, caprinos e ovinos. A forma mais eficaz de impedir a ocorrência de raiva humana transmitida por cães e gatos é manter os animais vacinados, de modo a formar uma barreira imunológica que impeça a disseminação do vírus.


Por Tânia Costa/Secretaria de Saúde do DF

Nenhum comentário