RECENTES

UTILIDADE PÚBLICA: CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA RAIVA COMEÇA ESTE SÁBADO


Meta é vacinar 270 mil cães e gatos em um menor espaço de tempo

Começa amanhã (31) a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos contra a Raiva, realizada pela Vigilância Ambiental nas áreas rurais e urbanas do Distrito Federal.
"O objetivo da campanha é o controle da doença de forma intensiva e a ampliação da cobertura vacinal para complementar o trabalho da rotina", explicou a médica veterinária Cleide Santana, chefe do Núcleo de Vigilância de Animais Domésticos.

Na área rural a campanha inicia amanhã, e na urbana nos dias 14, 21 e 28 de setembro - a meta é vacinar 270 mil cães e gatos em um menor espaço de tempo.

Serão vacinados na área rural animais em Brazlândia, Ceilândia, Gama, Jardim, PAD-DF, Paranoá, Pipiripau, Rio Preto, São Sebastião, Sobradinho, Tabatinga, Taquara, Vargem Bonita, Planaltina, Fercal, Alexandre Gusmão e Brasília.

Segundo a chefe do Núcleo de Vigilância de Animais Domésticos, os cães e gatos devem ser vacinados a partir dos três meses de idade, e os animais vacinados pela primeira vez devem repetir a vacina após 30 dias.

De acordo com a secretaria da Saúde do DF, esta é a 36º edição da campanha, e desde 2001, o Distrito Federal não registra casos de raiva canina e felina.

"Em 2013, tivemos dois casos confirmados, um de bovino e outro de morcego. A única e última vez em que tivemos um caso humano foi em 1979", relatou Cleide Santana.

A campanha anti-rábica é realizada anualmente sempre nos meses de agosto e setembro. Em 2012, foram vacinados 222.266 animais, sendo 198.097 cães e 24.169 gatos.

CRONOGRAMA
Área Rural

31/8/2013 – Brasília, Brazlândia, Ceilândia, Gama, Jardim, PAD-DF, Paranoá, Pipiripau, Rio Preto, São Sebastião, Sobradinho, Tabatinga, Taquara, Vargem Bonita, Planaltina, Fercal e Alexandre Gusmão
Área Urbana

14/9/2013 – Águas Claras, Asa Norte, Asa Sul, Brazlândia, Candangolândia, Cruzeiro, Itapoã, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina, São Sebastião, Sudoeste, Varjão, e Vicente Pires.

21/09/2013 – Ceilândia, Estrutural, Gama, Parkway, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho fundo II

28/09/2013 – Guará, Samambaia, Santa Maria, Sobradinho I, Sobradinho II, Taguatinga e Fercal

Fonte : Agência Brasília 

Nenhum comentário