RECENTES

SAÚDE: PARCERIA DO CAPS ÁLCOOL E DROGAS DE SOBRADINHO II E O TJDFT AJUDA JOVENS VICIADOS


Referência em Sobradinho I e II, Planaltina e Fercal, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras drogas (CAPS ad)  teve início em 2006 e é o segundo de Brasília, o primeiro foi inaugurado em 2004, no Guará. A unidade pública de saúde, especializada em tratamento para pessoas que fazem uso abusivo e/ou são dependentes de álcool e outras drogas, busca sempre projetos em benefício de seu público. Um exemplo é a parceria com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, com o intuito de ajudar a sensibilizar o infrator, que acontece desde 2011.

“Após ser pego com drogas ilícitas, o usuário não é preso, mas sabe que isso é ilegal. Então, ele recebe uma advertência (termo circunstanciado) e deve participar de programas, cursos e/ou de serviço social, como medida sócio-educativa. E é aí que entramos com o objetivo de fomentar um apoio ao usuário, e realizar uma prevenção secundária, e terciária, por exemplo”, conta a psicóloga Cláudia Feres. A equipe do programa também conta com uma assistente social e um pedagogo.

O participante tem de quatro a cinco encontros por mês e as reuniões acontecem em grupos de 10 a 20 pessoas.  De acordo com o gerente do CAPS, Luiz Felipe Castelo Branco, todos os programas educativos são válidos. “Ainda que a ação promova um efeito pequeno, já que é algo “obrigado”, motivamos a pessoa a ter um reflexo sobre sua relação com a substância, e quando ela realmente faz parte da vida da pessoa, oferecemos tratamento. Já tivemos muitos resultados positivos. A população precisa saber que o CAPS existe e está de porta abertas”.

Diante disso, o centro de saúde também tem um papel importante na prevenção, por exemplo. Somente neste ano, 1800 prontuários já foram atendidos, desde o acolhimento, avaliação, até um plano terapêutico singular, de acordo com o padrão de uso da pessoa: dependente, abusivo ou circunstancial. Qualquer pessoa pode procurar o centro, que fica aberto todos os dias, das 7h às 18h, no Brasília Centro Médico em Área 17, Chácara, 14, Sobradinho II.

Por Amandda Souza



Nenhum comentário