name='content'> ]]>

RECENTES

SAÚDE: DENTISTAS PASSAM A ATENDER NA UTI DO HOSPITAL DE SOBRADINHO


Novidade no DF, serviço atenderá pacientes em tratamento intensivo, que têm mais risco de desenvolver doenças bucais

Pacientes internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) passarão a contar, a partir de outubro, com atendimento odontológico prestado por quatro dentistas.

Segundo a dentista e chefe do Núcleo de Controle e Infecção Hospitalar, Rafaela Galerani, esses pacientes que ficam internados têm mais risco de adquirir alguma bactéria e desenvolver doenças bucais.

"A situação é propícia, pois a flora bucal deles muda e fica vulnerável, a alimentação é mais pastosa e deixa restos de comida na boca, entre outros fatores e, por isso, requer uma atenção maior", explicou hoje.

Os especialistas, que passam atualmente por capacitação, cuidarão da saúde bucal e da higiene oral e farão trabalho de prevenção de pneumonia, endocardite e extração dentária de todos aqueles que estão em tratamento intensivo e, portanto, incapacitados para esses cuidados.

A ideia surgiu da própria dentista Rafaela Galerani, que apresentou um projeto de mestrado sobre o tema e decidiu aplicá-lo, com aval da secretaria, dentro do HRS. "Sei das necessidades e do bem que isso fará as pessoas. Com certeza teremos ótimos resultados", concluiu.


Fonte: Agência Brasília, com informações da Secretaria de Saúde /Foto: André Sousa

Nenhum comentário