RECENTES

FERCAL: ASSOCIAÇÃO THOURÃO DE TAEKWONDO PARTICIPA DE PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES LOCAIS


ONG de Sobradinho (DF) será capacitada quanto à captação de recursos e gestão financeira

  
Dando continuidade ao Programa de Qualificação de Organizações Locais, promovido pela Votorantim Cimentos, será realizado neste fim de semana o terceiro encontro com os representantes da Associação Thourão de Taekwondo e demais ONGs. A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto Votorantim e está sendo conduzida pelo Instituto Hartmann Regueira.

Em todo o Brasil, entidades foram indicadas para participar do Programa de Qualificação de Organizações Locais, com duração de 12 meses. Nessa etapa, realizada no Centro de Educação Presencial (CEP) em Lagoa Santa (MG), os participantes serão qualificados quanto à captação de recursos e gestão financeira. Afinal, um dos grandes desafios do Terceiro Setor ainda consiste, justamente, na prestação de contas e na gestão dos gastos.

“A Votorantim tem um compromisso de longo prazo com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades nas quais atua. Com a iniciativa, será possível oferecer apoio especializado às organizações sociais, ampliando a rede de parceiros relevantes e aprimorando a gestão de bons projetos com temas que sejam prioridade nos municípios. A qualificação visa capacitar as ONGs quanto às metas bem definidas e planejamento claro com processos, orçamento e cronograma”, explica Danilo Valadares, gerente da fábrica da Votorantim Cimentos em Sobradinho (DF).

O Programa de Qualificação de Organizações visa o aprimoramento da gestão no setor social com base no conceito de sustentabilidade sob a orientação das seguintes etapas: diagnóstico, módulos de ensino presencial e virtual, coaching social e uma rede de aprendizagem contínua para compartilhamento de experiências. Além de quatro encontros presenciais também são feitas visitas de consultores às Organizações Não Governamentais e feito acompanhamento online sob demanda.

A iniciativa já atendeu a 84 entidades, oriundas de mais de 50 cidades distribuídas em 14 Estados. Além da Associação Thourão de Taekwondo, em Sobradinho (DF), o Instituto Votorantim e a Votorantim Cimentos também apoiam as seguintes Organizações Não Governamentais: Associação de Bairro de Euclidelândia, de Cantagalo (RJ), São Domingos Sávios, em Itaú de Minas (MG), Orquestra de Banda de Música de Sobral e Organização da Vida nas Teias de Cultura – Cáritas Diocesana, em Sobral (CE), Associação de Jovens Esportistas (AJEX), em Xambioá (TO), Escola de Música Santa Bárbara, em Laranjeiras (SE), Cia. de Teatro Desmontagem Cênica, em Imbituba (SC), e Associação Harmonia, em Vidal Ramos (SC).


Sobre o Instituto Votorantim

Ao completar 10 anos, o Instituto Votorantim se fortalece como agente propulsor das práticas de responsabilidade social da Votorantim. A instituição foi criada em 2002 para qualificar o investimento social da empresa, a partir da identificação de oportunidades que gerem valor para a sociedade.

Com presença em mais de 300 municípios no Brasil e outros países, o Instituto orienta as unidades de negócio em ações voltadas ao desenvolvimento local sustentável, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida  das comunidades dessas regiões. O Instituto promove ações no campo da educação, geração de trabalho e renda, cultura, preservação e fortalecimento de direitos infanto-juvenis, entre outros. Ao longo de uma década de atuação, foram apoiados 1200 projetos, que beneficiaram mais de 4,6 milhões de pessoas.


Saiba mais em: www.institutovotorantim.org.br e http://twitter.com/instvotorantim.

Nenhum comentário