RECENTES

MEIO AMBIENTE: RIOS DO DF APRESENTAM BOA QUALIDADE DE ÁGUA, APONTA ADASA

Estudo da agência reguladora mostra alto consumo pela irrigação: são necessários 72 milhões de m³ de água por ano

Um estudo da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) revelou que a maioria dos rios do DF apresenta hoje boa qualidade, e, por outro lado, o alto consumo de água pela irrigação é preocupante para o futuro do abastecimento.

"Este banco de dados robusto permite a tomada de decisões voltadas para garantir água em abundância e qualidade para esta e as futuras gerações, papel fundamental de uma agência gestora de recursos hídricos", destaca trechos do estudo.

De acordo com a pesquisa, as melhorias no sistema de tratamento de esgoto e a ausência de grandes indústrias no Distrito Federal são fatores determinantes para o cenário que se observa hoje, com a maior parte dos rios com boa qualidade de água.

A bacia do Descoberto, especificamente no Rio Melchior, principal afluente do Rio Descoberto, apresentou a água com maior concentração de poluentes.

QUANTIDADE – O volume de água usado para irrigação no DF cresceu quase 100% em dez anos e é considerado elevado, já que o setor é a principal fonte consumidora com demanda de 72 milhões de m³ por ano.

De acordo com o estudo, a quantidade de água demandada para irrigação equivale ao volume utilizado para abastecimento humano do Gama e de Sobradinho.

A pesquisa é resultado de três anos de acompanhamento dos dados fornecidos pela rede de monitoramento hidro meteorológico da Adasa, composto por 44 estações distribuídas em todas as regiões do DF.


Fonte: Agência Brasília, com informações da Adasa/Foto: Divulgação Caesb

Nenhum comentário