RECENTES

EMPREENDEDORISMO: SOBRADINHO, UMA CIDADE EM BUSCA DE NOVOS ESPAÇOS PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA.




Raad quer Setor de Automóveis em Sobradinho. Não acredito em dificuldades, acredito em vitória. Estamos conversando com o governo e, com certeza absoluta, vamos conseguir fazer isso mais rápido possível”.



A cidade de Sobradinho pede a criação urgente de um novo setor que venha atender as agências de automóveis e aos micros e pequenos empreendedores que precisam atender bem sua clientela. Por isso, o deputado Raad Massouh (PPL) quer a criação de um Setor de Automóveis para a cidade. Hoje as dificuldades são inúmeras, como a falta de espaço público para expor o produto de alto volume, estacionamentos inexistentes e uma carga de multas excessivas provenientes de órgãos fiscalizadores.

Na audiência pública de realizada dia 14 de junho, no Teatro de Sobradinho, o deputado Raad Massouh (PPL) disse aos empreendedores de que haverá empenho pessoal na regularização de uma grande área para a consolidação do setor automotivo de Sobradinho e micro empresas. Hoje, as quase 35 agências de carros espalhadas pela cidade serrana, muitas alijadas pela falta de espaço físico, disputam com outros ramos de comércio. Essa é uma antiga reivindicação da população e comerciantes. O setor, segundo Raad, vai movimentar a economia da cidade, com mais comodidade para quem deseja comprar e vender veículos automotores. “Os consumidores, empresários e funcionários devem ter um espaço mais amplo, com conforto e segurança para realizar seus negócios. Sobradinho merece essa área e vamos lutar para isso aconteça”, disse Raad.


“Lembro que quando eu era lojista, durante 24 anos, vendia carros na Asa Norte e era a mesma confusão que nós temos hoje em Sobradinho. Não tínhamos onde colocar os carros e a comunidade reclamava da ocupação da área pública. Então, tenho certeza absoluta que com um pouco de boa vontade e muita luta de todos conseguiremos a vitória. O governo tem boa vontade de aceitar o pedido porque esse projeto está protocolado na CLDF há dois anos e a área existe.

Quem trabalha com loja carros lembra perfeitamente de quando fizemos em conjunto com a Associação Comercial e Industrial de Sobradinho uma reunião para discutir o problema de as lojas estarem sendo multadas. Na época trouxemos para conversar o Secretário da Transparência, Agefis, a Secretaria da Ordem Pública e o Secretário Geraldo Magela. Ficou acertado então que faríamos um acordo de ajuste no setor. Isso está sendo feito, com um pequeno probleminha aqui outro ali, mas de um modo geral está sendo cumprido o acordo para que esses órgãos não dificultem a vida do empresário, com multas - até a criação definitiva do Setor de Automóvel em Sobradinho. Tenho muita fé e a certeza de que o Governador Agnelo tem boa vontade. “É só fazermos tudo corretamente e o Setor de Automóveis vai sair sim”, disse Raad Massouh.

Onde fica a área deputado?

“Fica exatamente na última rua do Setor de Expansão Econômica. Temos uma área que é do governo uma grande área totalmente desocupada e ela seria o ideal para que se acomodasse não só as lojas de automóveis, mas também fizesse o setor de expansão e ali levasse vários empresários que hoje ainda trabalham no fundo de quintal, como se diz, trabalho em casa”. Disse Raad.

Sydney Rodrigues Martins, um dos presidentes de associação e líder comunitário do Denocs - Acredito que Sobradinho não pode parar, não pode continuar da forma que está. São pessoas trabalhando em fundo de quintal, com a Agefis cobrando, multando e notificando. É visível perceber as condições precárias. O que pedimos é transparência, pois a situação é crítica, Sobradinho é a cidade dos aluguéis mais caros e difíceis de encontrar. Quero agradecer ao deputado Raad e dizer que nesse loteamento, adequando às necessidades de todos, vai caber todo mundo.
  


Nilson da Silva Farias- Presidente da ASBEC - Agradeço muito o trabalho do deputado Raad Massouh em favor dos micro e pequenos empresários e peço a ampliação do setor para atende a todos os empreendedores.


O Secretário Adjunto, Vítor de Abreu Corrêa destacou o quantitativo de empresas ao novo setor de aproximadamente 35 agências de automóveis e mais de uma centena de micro e pequenos empreendedores que hoje se desenvolvem em fundo de quintal - oficinas, serralherias, vidraçarias e etc. Ele lembrou medidas adotadas por Raad Massouh quando à frente da Secretaria, da Micro e Pequena Empresa como a desvinculação do habite-se para obtenção de licença de funcionamento. “Esse foi um trabalho que demorou mais de um ano, mas que o Governador Agnelo Queiroz assinou semana passada e mandou o projeto de lei em regime de urgência para a Câmara Legislativa do Distrito Federal. O fato é que em áreas passíveis de regularização, isso significa dizer que Sobradinho II, Paranoá, Itapoã, parte de Planaltina, Brasília e condomínios, poderão ter tranquilidade em ter o licenciamento para geração de novos empregos”, disse Vítor.

Carlos Augusto de Barros, presidente da Associauto – “Enfrentamos uma crise profunda. Éramos 36 lojas e hoje não chegam a 20. Muitos não aguentaram pagar tantas despesas e aluguéis caros, optando assim por fechar e trabalhar em outras lojas para dividir custos. Não bastasse isso, ainda temos que enfrentar outros problemas, como a repressão da Agefis. Temos também a reclamação justa da população por perder estacionamentos e, às vezes, passagem de pedestre. Queremos um espaço para trabalhar, gerar empregos e divisas para o governo do DF. Pedimos espaço no Setor de Expansão Econômica de Sobradinho. Já fizemos pesquisa e ele preenche todos os requisitos legais para a implantação não somente das revendas de veículos, mas também das pequenas e micro empresas. Assim, atrairíamos movimento, comunidade, agências bancárias, posto do Detran, etc. Parabenizo o deputado Raad pela iniciativa da audiência pública, e clamar para que o trabalho continue junto ao GDF em beneficio deste ramo empresarial que muito vem sofrendo, mas com muita esperança aguarda por dias melhores.

           
 O administrador regional de Sobradinho, Márcio Guedes (Testinha), falou da importância dos setores estarem organizados. “Sou favorável que autoridades e lideranças empresariais e da comunidade discutam ações, como a criação de um Setor de Automóveis, que possa nortear a geração de novos empregos. Quero aproveitar e agradecer ao deputado Raad as iniciativas que tem para ajudar nossa comunidade, como a reforma do Ginásio de Esportes e na emenda para construção da usina de tratamento de lixo.

George Willian Aires da Fonseca Rios, da Geocar Veículos – “Há 10 anos trabalho no segmento automotivo e acho muito bom que o deputado Raad esteja nos ajudando, pois ele está nesse projeto desde o início. Vejo que a maior dificuldade está na burocracia em resolver e dar solução na falta de estacionamentos. Precisamos urgente deste setor, pois será um avanço para Sobradinho, e Região Norte do DF gerando novos empregos e receitas para o governo do Distrito Federal. Agora foi feito um acordo, com o apoio do deputado Raad, e eles pararam de nos dar notificações que consideramos injustas.”





Clodoaldo – Brili Car – “O setor automotivo em Sobradinho vai atrair novos investidores para a região. Precisamos que a Câmara Legislativa do DF aprove o projeto encaminhado pelo Governador Agnelo. Agradeço ao deputado Raad pelo apoio ao Setor, afinal precisamos mesmo de subsídios para o desenvolvimento econômico local. É importante ele vestir essa camisa, ainda mais por que ele já foi do ramo de automóveis e ele sabe da nossa necessidade.


       

Raad Massouh foi um dos empresários que trabalhou incansavelmente pela instalação da Cidade do Automóvel, implantada em 2002 na Via Estrutural e que hoje está consolidada, gerando centenas de empregos diretos e indiretos e o aumento de renda da população do Distrito Federal. “São empresas que antes estavam no Plano Piloto, principalmente na Asa Norte, sem qualquer estrutura e que hoje estão em um espaço que é o maior endereço para a compra e venda de carros e motos do País. Ali, o consumidor pode fazer sua pesquisa, escolher entre as diversas opções de carros e preços, tudo com segurança e tranquilidade. E é isso que queremos para Sobradinho”, garante Raad.

“Quero que os empresários tenham esperança de que realmente vamos vencer. Graças a Deus, tenho a experiência da Asa Norte e participei ativamente na criação da Cidade do Automóvel e hoje tenho a certeza absoluta que vai ser mais uma vitória. Estaremos juntos nessa luta”, disse Raad.




 Por Junior Nobre/Aurea Varjão - Fotos: Adriana Lima

Um comentário

Anônimo disse...

Ótima reportagem excelentes fotos!