RECENTES

NOTÍCIAS: UNIVERSITÁRIOS ASSISTEM A PALESTRAS EM SOBRADINHO (DF)



Estudantes da Faculdade Projeção de Sobradinho (DF) assistiram, na manhã da última sexta-feira (17), à palestra ministrada pelo defensor federal Gustavo Zortéa. O evento é parte do projeto DPU nas Universidades e foi realizado em comemoração ao Dia Nacional da Defensoria Pública, 19 de maio.

Cerca de cem estudantes estiveram presentes. Na abertura do evento, o coordenador do curso de Direito, professor Artur Alexandre Oliveira, afirmou que “esse projeto oportuniza um conhecimento para além das matérias propedêuticas, filosóficas, a fim de apresentar as diferentes carreiras existentes na área jurídica”.

Ao iniciar sua palestra, Gustavo Zortéa enfatizou que a Defensoria Pública da União (DPU) trabalha na promoção da inclusão daqueles que estão à margem da sociedade. “O Direito começou a fazer sentido para mim quando iniciei a assistência jurídica gratuita no núcleo da universidade, trabalhando para transformar a realidade das pessoas. Foi aí que descobri a vocação de defensor público”, comentou.

Os universitários realizaram várias perguntas no decorrer da palestra, pediram esclarecimentos sobre a diferença entre os três tipos de necessitados atendidos pela DPU (econômico, processual e jurídico); as formas de acordo com o Programa Minha Casa Minha Vida; entre outros.

“Momentos como esse, sobre a atividade jurídica, certamente contribuirão para que a Defensoria cresça como instituição”, afirmou o professor Artur Alexandre Oliveira.

Também estiveram presentes Lia de Souza Siqueira, promotora pública, representante do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), que atua na Circunscrição Judiciária de Sobradinho; e o advogado atuante no Distrito Federal, Alexandre Veloso.

Atuação e carreira



Os alunos de Direito que estudam à noite na Faculdade Projeção de Sobradinho também tiveram a oportunidade de assistir à palestra sobre a Defensoria Pública da União. Dessa vez, estiveram presentes o defensor público-chefe da Categoria Especial, Heverton Gisclan Neves da Silva e a promotora pública Lia Siqueira. O evento contou com a presença de aproximadamente 60 alunos do primeiro semestre do curso.

Heverton Gisclan, além de contar a história da Defensoria Pública da União, explicou sobre as etapas da carreira. “Eu sempre quis me tornar um defensor público para poder ajudar àqueles que não tinham condições de arcar com os custos de um advogado”, disse. Ele também falou sobre algumas de suas experiências profissionais, citou suas primeiras causas na carreira e casos relevantes em que a DPU já atuou. O defensor citou ainda os projetos desenvolvidos pela instituição, como por exemplo, o de erradicação do escalpelamento.

Fonte: Assessoria de Imprensa Defensoria Pública da União - DPU /Fotos: Ricardo Joffily

Nenhum comentário