RECENTES

CEB TROCA GELADEIRAS DE MORADORES DA VILA DNOCS, EM SOBRADINHO


A CEB Distribuição (CEB-D) deu continuidade, na manhã desta sexta-feira (17/5), ao programa Cidadania com Energia. Foram substituídos 185 refrigeradores e duas mil lâmpadas de moradores de baixa renda da Vila Dnocs, em Sobradinho. O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira dama Ilza Queiroz, participou do ato de entrega dos equipamentos.

“Ao substituir uma geladeira velha por outra nova, a CEB garante mais qualidade de vida para a população, cuidando também da saúde. Porque um refrigerador novo garante alimentos bem conservados”, disse o governador.

Para selecionar os beneficiados com a troca de geladeiras e lâmpadas, a CEB-D realiza visitas técnicas nas residências de moradores enquadrados na tarifa social de energia. Apenas os refrigeradores com mais de 10 anos de uso e avaliados como ineficientes são substituídos.

“A CEB acredita no social e tem convicção que essa atuação é importante para uma empresa pública. Nós sabemos o benefício que uma geladeira nova proporciona ao morador de uma comunidade carente”, declarou Rubem Fonseca, presidente da CEB.

O programa Cidadania de Energia é uma das ações de eficiência energética da CEB-D e tem dois objetivos principais. O primeiro é garantir uma tarifa menor para a população de baixa renda. Também ajuda a aliviar as redes de distribuição de energia para que não fiquem sobrecarregadas.

Um refrigerador novo consome, em média, 40% da energia demandada por um equipamento velho e ineficiente. A lâmpada fluorescente economiza até 80% da energia demandada por uma incandescente.

A expectativa é de que a economia de energia entre os consumidores contemplados nesta segunda etapa do projeto seja de 20.541 MWh  durante um ano, equivalente ao que a cidade do Gama consome em um mês.

Esta é a segunda etapa do Cidadania com Energia, cuja meta é substituir 24.000 refrigeradores e 150.000 lâmpadas em diversas cidades do DF. Neste ano, a CEB já trocou 2.635 refrigeradores e 22.300 lâmpadas nas cidades de Sobradinho (Dnocs) Sobradinho II (Fercal), Riacho Fundo 2 e em Planaltina (Arapoanga).

“Essa geladeira será muito importante para todas as mães carentes, para que elas possam cuidar melhor dos seus filhos”, agradeceu Ana de Jesus Assis, uma das beneficiadas pelo programa na Vila Dnocs.

Fonte CEB

Nenhum comentário