RECENTES

SEGURANÇA: Criminalidade no DF cai no primeiro trimestre de 2013


Roubo com restrição de liberdade da vítima cai 23%

Dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal mostram o resultado do Programa Ação Pela Vida, realizado pela pasta em conjunto com as quatro forças de segurança – polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros e Detran . Diversas naturezas criminais tiveram queda no primeiro trimestre deste ano, chegando a uma diferença de mais de 50% em alguns casos, como o de latrocínio, que teve uma queda de 53,3%% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Os casos de homicídio e tentativa de homicídio também registraram uma redução de 5,1% e 8,8%, respectivamente.

Os casos de roubo com restrição de liberdade da vítima, além de terem sofrido uma queda de 23%, também foi identificado o local onde as vítimas forma abandonadas e a distância do ponto onde o veículo foi localizado. Em 50% dos casos os carros foram recuperados a 5,5 Km de distância do local onde ocorreu a abordagem e em 58% dos casos, a distância entre o local de abandono da vítima e a localização do veículo é inferior a 2,5 Km.

Para o chefe da pasta, Sandro Avelar, os dados apenas reafirmam o esforço realizado pela segurança pública do DF. “A Polícia Militar e a Polícia Civil estão constantemente realizando operações para diminuir a criminalidade. O cumprimento de mandados de prisão, a apreensão de armas e drogas e o policiamento ostensivo no dia, hora e local onde ocorre maior incidência criminal levam a um resultado positivo” explica o secretário.

Os casos de roubo a comércio, roubo a transeunte e roubo de veículos também sofreram redução quando comparado ao trimestre do ano anterior, registrando 5,4%, 2,6% e 5,2%, respectivamente.

Produção Policial

Neste primeiro trimestre a produção policial alcançou números expressivos. A prisão de pessoas por tráfico de drogas aumentou em 20,2% e de porte/uso de drogas em 32,1%. Já os casos de prisão por porte ilegal de armas cresceu 47,6%.

Em 2012 mais de 2.500 armas foram apreendidas em todo o DF, com destaque para as pistolas (1770), revólveres (501) e espingardas (134). A Polícia Militar é a corporação com o maior número de apreensões com aproximadamente 70,57%, seguido pela Polícia Civil, com 26,60% .As outras forças acumulam juntas 2,83%. Cerca de sete armas são apreendidas por dia.

Fonte:Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal

Nenhum comentário